Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Linhas gerais do projeto PVP4Grid

O Instalador06/09/2019
Projeto de investigação avalia conceitos de autoconsumo de energia solar na União Europeia.
Imagen

O projeto de investigação PVP4GRID, financiado pela União Europeia, analisou, em oito países europeus, as condições em que a energia solar fotovoltaica pode ser gerada, armazenada e consumida localmente. Foram produzidas Linhas Gerais de Orientação (Guidelines), contendo informação sobre o enquadramento legal, técnico e económico, assim como exemplos práticos, que se encontram agora disponíveis para download.

O pacote legislativo CE4AE (Clean Energy For All European [«Energias Limpas para Todos os Europeus»]), aprovado no final do ano passado, concede a todos os cidadãos da UE o direito de, pela primeira vez, produzir e consumir a sua própria eletricidade.

De referir que, neste contexto, o Governo português aprovou recentemente (julho de 2019) na generalidade, a redacção de base ao futuro decreto-lei que visa promover o autoconsumo de energia renovável, consagrando, em harmonia com as políticas europeias, o autoconsumo coletivo, as comunidades de energia renovável, bem como os respetivos direitos, deveres e condições de acesso à atividade. Aguarda-se a publicação para breve do novo decreto-lei.

Segundo Carsten Körnig, Diretor-Geral da BSW-Solar, Associação Alemã de Energia Solar, que coordena o projeto PVP4GRID, «o autoconsumo fotovoltaico pode reduzir o custo da energia elétrica para os participantes, melhorar a rede elétrica de distribuição e reduzir as emissões de gases de efeito estufa».

Em condições favoráveis, os Produtores/Consumidores (Prosumers) poderiam cobrir quase metade de todas as necessidades de energia elétrica da UE no ano de 2050. Contudo, para alcançar este objetivo, os Estados-membros têm de ser rápidos na transcrição do pacote legislativo CE4AE para a sua legislação nacional.

As Linhas Gerais de Orientação publicadas nas oito línguas dos países participantes no projeto PVP4Grid, assim como uma síntese em Inglês da situação de todos os oito países, estão já disponíveis aqui.

O projeto

O PV-Prosumers4Grid (PVP4Grid) é um projeto financiado pela UE que envolve 12 parceiros de oito países europeus. O objetivo principal do PVP4Grid é aumentar a quota de mercado e o valor de mercado do fotovoltaico, permitindo que os consumidores de energia elétrica se tornem, de uma forma simples, em Produtores/Consumidores (Prosumers).

O PVP4Grid pretende uma melhor integração do Fotovoltaico no mercado. Serão identificados, melhorados, implementados e avaliados novos modelos de gestão para combinar a produção fotovoltaica, o respetivo armazenamento, a flexibilização da procura e outras tecnologias, num produto comercialmente viável.

Para que tal se consiga, serão desenvolvidas Linhas Gerais de Orientação para Prosumers, Operadores de Rede de Distribuição (DSO´s), assim como Recomendações sobre política energética para os legisladores nacionais, sobre como alcançar o enquadramento legal adequado. Adicionalmente, será desenvolvida uma ferramenta online para ajudar os Prosumers a avaliar economicamente os respetivos projetos.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial