Trane
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Grupo Gia: «Apostamos num catálogo completo de climatização»

Revista O Instalador22/07/2019
Francisco Sanz, fundador e CEO do GIA Group, fala, nesta entrevista exclusiva a’O Instalador, dos objetivos da marca no mercado ibérico, em particular em Portugal. «Nesta temporada de 2019 centramo-nos no desenvolvimento de novas gamas de produtos com gases R32 e R290 em climatização, comprometidos com o meio ambiente e cumprindo as novas diretivas europeias, tanto na climatização, como nos equipamentos de baixo NOx em sistemas de aquecimento», salienta o responsável.
Imagen

Entrevista: Ana Clara | Fotos: Grupo Gia

O Instalador: Fale-me um pouco da presença do Grupo GIA em Portugal e dos objetivos da marca no mercado nacional.

Francisco Sanz: OGrupo GIA fixa o seu objetivo na consolidação das suas marcas GIATSU e HTW na distribuição profissional e no canal do retalho. O Grupo teve um volume de vendas em 2018 de 6,6 milhões de euros e tem o objetivo de alcançar os 8 milhões de euros, em 2019. Para o conseguir apostamos num catálogo completo de climatização, cobrindo tanto sistemas de aquecimento como de climatização.

Que produtos, neste ano de 2019, têm sido o vosso foco e como tem sido a aceitação do mercado? Fale-me um pouco de cada um em particular.

Nesta temporada de 2019 centramo-nos no desenvolvimento de novas gamas de produtos com gases R32 e R290 em climatização, comprometidos com o meio ambiente e cumprindo as novas diretivas europeias, tanto na climatização, como nos equipamentos de baixo NOx em sistemas de aquecimento. GIA Group renovou o seu portfólio em 90% dos seus produtos, em comparação com 2018.

Na Feira de Madrid - Climatización e Refrigeración 2019 - apostaram na divulgação dos novos produtos. Como correu e que mais valias vos trouxe o certame?

A Feira C&R 2019 foi um grande êxito. O GIA Group desvendou as suas novidades para este ano, expondo todos os equipamentos em lançamento. Pudemos ver in loco areação dos nossos clientes, que nos pareceu que foi francamente positiva.

Foi também lançada recentemente a nova tabela de preços HTW e da GIATSU - marcas que representam. Que novidades traz esta tabela?

As novidades das tabelas HTW e GIATSU foram precisamente as que apresentamos na Feira. Gosto de destacar as novas unidade de volume variável VRF, os acumuladores aerotérmicos de 500 litros com permutador solar e alta eficiência, os termoelétricos com resistência embainhada, classificação A em 30 e 50 litros, e classificação B em 80 e 100 litros, bomba de calor de piscinas de nova geração R32 com wifi incluído e altamente eficiente com sistema Full DC Inverter, os novos modelos split murais IX80SR32, IX90SR32 e a cassete circular com iluminação led 360º.

Contextualize-nos um pouco as vossas marcas - HTW e GIATSU - e o que as distingue da concorrência no mercado.

Oferecemos garantia sobre os nossos equipamentos de três e cinco anos, contamos com uma rede de serviço técnico que cobre todo o território de Portugal. O GIA Group tenta acrescentar valor a todos os seus parceiros com um catálogo completo para dar resposta a qualquer necessidade do mercado. Contamos com dois armazéns em Portugal, e a nossa central está a 48 horas, onde contamos com um stock permanente de 10 milhões de euros. Temos uma equipa de engenharia profissional, departamento comercial e assistência técnica própria que dá resposta a todo o mercado no menor tempo possível.

Consolidação do mercado português

Fale-me um pouco do mercado português e como tem corrido a distribuição de produto em Portugal. O mercado está consolidado?

Nos últimos anos o Grupo encontrou parceiros fortes, que estão a garantir a distribuição em Portugal Continental, incluindo ilhas. Neste momento apostamos na consolidação desta rede, dando condições aos nossos atuais distribuidores para que possam crescer. O caminho está a passar pelo apoio às engenharias de projeto. Acreditamos que por esta via divulgamos melhor as mais valias dos produtos HTW e GIATSU, permitindo o crescimento de todos os nossos parceiros.

A assistência técnica centralizada a partir da equipa de Portugal é outra aposta da marca. Como se caracteriza essa assistência técnica e o que a distingue em termos de fazer a diferença?

Sempre foi nosso entendimento que a assistência é um dos alicerces da nossa estrutura comercial. Acreditamos que cada reclamação é uma oportunidade. É por isto que, tal como fazemos em Espanha, decidimos apostar de forma muito forte em Portugal, numa estrutura profissional, que garante respostas rápidas aos pedidos de assistência técnica. Essa estrutura está fisicamente em Portugal, e é gerida por portugueses. O stock de peças está em Barcelona, mas a nossa logística envia as mesmas em menos de 24 horas para a equipa técnica designada para a intervenção.

Em termos de formação, quais são os vossos objetivos nesta matéria, não só atualmente como também para futuro?

Estamos a preparar três ciclos de formação: o primeiro para os nossos técnicos de pós venda. Há que melhorar sempre o serviço que prestamos. O segundo para os nossos clientes. Queremos que conheçam muito bem toda a nossa gama, porque muitas oportunidades se perdem por se desconhecer as melhores soluções. O terceiro é com gabinetes de projeto, e insere-se na aposta que estamos a fazer junto destes profissionais. Iremos realizar formações em Lisboa, no Porto e em Faro.

Estamos a meio do ano de 2019. Para o Grupo GIA, que objetivos já foram alcançados até ao momento e que novidades e estratégias estão em marcha até ao final do ano?

A concretização dos objetivos está a ser a esperada para todo o mercado português. Isto é graças ao trabalho de estudo e planificação que combinaram as equipas entre Portugal e Espanha. Todas as operações da empresa se fixam na sede em Espanha, mas evidentemente que sem os esforços e frutos da equipa portuguesa isto seria impossível. Estimamos um crescimento em Portugal de dois dígitos, e por agora estamos dentro da previsão.

A inovação e as preocupações com o ambiente são algo que têm presente em termos de novos produtos. Fale-me um pouco destas duas vertentes.

O GIA Group tem um objetivo claro de reduzir ao máximo as emissões de CO2 dos seus equipamentos, pelo que a cada dia trabalha para não só cumprir, como superar os requisitos de fabricação em termos ambientais.

Como olha atualmente para o setor da climatização não só em Portugal com também na Península Ibérica e na Europa? Que desafios imperam e que entraves, na sua opinião, existem ainda para o mercado?

Na Península Ibérica estamos já de forma madura, uma vez que desde o início a nossa sede é em Espanha e contamos já com uma presença significativa. Quanto ao resto da Europa, este ano de 2019, iniciamos colaborações com a Hungria e com a Suécia. Também instalamos uma nova delegação em Itália, com o que já contamos com dois escritórios no país. Mesmo sendo o futuro imprevisível, sabemos que o setor da climatização será cada vez mais um pilar da qualidade de vida das populações, especialmente com as inevitáveis alterações climáticas. Nesse sentido, iremos continuar a investir numa ótica de crescimento para acompanhar as necessidades do mercado.

Por fim, que mensagem final gostaria de deixar ao mercado português?

O GIA Group é a melhor solução para cobrir todas as necessidades de climatização e águas quentes. Convidamos todos a visitar as nossas páginas na internet www.groupgia.com , www.htwspain.com, www.giatsu.com , e a conhecer mais sobre os nossos produtos. Não hesitem em contactar-nos para indicarmos os pontos de venda mais próximos, uma vez que estamos presentes em todo o território. Aos projetistas que tenham interesse, pedimos que nos contactem por info.pt@groupgia.com.

Nota: Entrevista publicada na edição impressa n.º 279, de Julho de 2019.

Caso pretenda assinar a nossa revista, contacte-nos através dos seguintes meios.

Telefone: 21 761 57 24

E-mail: geral@interempresas.net

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    05/05/2025

  • Newsletter O Instalador

    28/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial