Trane
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Auchan lança alternativa ecológica aos sacos de plástico para frutas e legumes

Revista O Instalador03/07/2019
Projeto piloto lançado na altura do Dia Internacional sem Sacos de Plástico pretende oferecer opções mais sustentáveis para os clientes e contribuir para a economia circular.
Imagen

No sentido de reduzir o desperdício e acabar com os plásticos de uso único, a Auchan acaba de lançar uma alternativa sustentável aos sacos de plástico tradicionais para frutas e legumes: novos sacos de poliéster reutilizáveis, laváveis, mais resistentes, duráveis e funcionais.

O projeto piloto encontra-se a decorrer no Jumbo de Cascais.

Com um formato semelhante a uma rede, para deixar os alimentos respirar, estes sacos podem facilmente ser usados para guardar os alimentos dentro do frigorífico ou para os transportar dentro de uma bolsa maior. Em cada saco, poderão ser colocadas até quatro referências de produtos, entre legumes e frutas, de forma a permitir uma ainda maior maximização destes recipientes. Estão à venda na secção das frutas e legumes, num pack de três, com um custo de 2,45 euros.

Para além desta nova solução, na loja de Cascais, os tradicionais sacos de plástico continuarão a ser disponibilizados, mas passa a ser possível colocar até quatro tipo de produtos em cada saco.

Para isso, os clientes apenas terão que pesar separadamente cada referência de produto e colocar as várias etiquetas no mesmo saco. Por outro lado, também aqueles que quiserem levar o seu próprio saco de casa o poderão fazer. Desta forma, pretende-se reduzir o uso de plásticos de uso único.

Rita Cruz, Gestora de Sustentabilidade e Ambiente da Auchan Retail Portugal, sublinha que «a sustentabilidade e a promoção da economia circular são temas estratégicos para a Auchan. Neste âmbito, fomos a primeira insígnia a incentivar o cliente a usar embalagens reutilizáveis nas suas compras e temos já vários produtos de venda avulso. No caso desta medida concreta, estimamos que possa ter um potencial de redução de 67 toneladas de plástico, por ano, caso tenha plena aceitação por parte dos nossos clientes. Neste âmbito, queremos continuar a inovar e a trazer alternativas mais sustentáveis para todos».

Para além destas duas soluções especificamente para fruta e verduras, a Auchan aproveitou a data para lançar também, em todas as lojas, um novo tipo de saco ecológico para as compras, num material mais resistente, durável e maleável, o chamado “tecido não tecido”.

Desde 2008, a Auchan tem inúmeras alternativas aos tradicionais sacos de plástico, como por exemplo sacos de papel, sacos alcofa reutilizáveis, sacos com 80% de plástico reciclado, bolsa dobrável, trolleys, sacos reutilizáveis para garrafas de vinho, entre 36 opções disponíveis.

Por outro lado, a empresa aposta também em integrar materal reciclado nos sacos existentes. Assim, os sacos de plástico atuais são feitos com 80% de material reciclado e 100% recicláveis. Os sacos de papel são feitos de material 30% reciclado e a percentagem de fibra virgem é de origem sustentável. Para além disso, tem em vigor um programa de gestão de resíduos interno, que lhe permite ter uma taxa de reciclagem de 92%.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    12/05/2025

  • Newsletter O Instalador

    05/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial