Recuperar o excesso de energia das redes hidráulicas e transformá-la em energia elétrica pronta a ser utilizada é agora possível graças às micro-turbinas da PAM – Soluções Completas de Canalizações, uma solução inovadora que ajuda a aproveitar, ao máximo, o potencial energético existente nos sistemas de transporte de água.
A instalação é efetuada paralelamente à tubagem já instalada através de uma válvula de regulação que permite o seu funcionamento sem comprometer o da rede, uma vez que através da ação controlada da própria válvula é possível manter as condições desejadas.
A microturbina é constituída por um ou mais impulsores que giram à medida que a água pressurizada passa através da tubagem, transformando a energia potencial em energia mecânica e transformando o gerador que a converte em energia elétrica. Toda esta energia gerada por este sistema pode ser utilizada diretamente para consumo próprio com uma instalação adaptada, armazenada em acumuladores ou virada diretamente para a rede elétrica.
O desempenho da microturbina depende do fluxo dos tubos e existem diferentes formas de colocar as microturbinas de acordo com as necessidades.
Os avanços tecnológicos dos últimos anos trouxeram muitas soluções energéticas domésticas que podem significar grandes economias para muitos consumidores e empresas. As microturbinas da PAM destacam-se por fazer uso limpo e seguro de recursos hidráulicos que, de outra forma, não seriam tão bem utilizados.
Produção de electricidade 100% ecológica: produzida sem emissões graças ao excesso de energia das redes hidráulicas.
Tecnologia e design avançados: a microturbina tem um design muito compacto que se integra no tubo e se adapta perfeitamente a todos os tipos de redes.
Operação de contrapressão: permite trabalhar com pressões a jusante superiores à pressão atmosférica.
Gerador submersível: pode ser instalado em locais com risco de inundação e possui um sistema de auto-arrefecimento que não requer lubrificação. Este tipo de instalação minimiza os custos de manutenção.
Certificado de segurança alimentar: as microturbinas são adequadas para redes de água potável, pois possuem conformidade sanitária em contacto com a água para consumo humano, tornando-o um sistema totalmente seguro.
Rendimento total elevado: embora dependa do caudal da água, a eficiência varia entre 65% e 72%.
Reduzido impacto ambiental: mínima ou nenhuma obra civil para a sua instalação, que uma vez em funcionamento quase não produz ruído ou vibrações.
Instalação simples: o processo de instalação é muito simples, pois pode ser realizado em redes existentes. A microturbina carece de multiplicadores, reguladores de frequência e grupos hidráulicos.
Elevada rentabilidade: tirando partido de um excedente de energia que de outra forma não seria utilizada e tendo um baixo custo de instalação e manutenção, esta microturbina tem uma vida útil de 25 anos e sendo energia limpa existe a possibilidade de se qualificar para subsídios, pelo que o custo global poderia ser inferior.
A tendência no desenvolvimento sustentável passa por tirar o máximo partido de todos os excedentes energéticos que, pela sua própria natureza, produzem instalações como as redes de água existentes. A instalação deste tipo de microturbinas permite gerar energia limpa, quase sem impacto ambiental e com uma eficiência muito elevada.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal