Trane - Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Renováveis: conheça o pelotão da frente

Revista O Instalador01/08/2018
Segundo o EcoWatch, a Islândia é o país com a maior produção de energia limpa por pessoa.
Imagen

Quase 100% da energia da Islândia provém de fontes renováveis. Grande parte da energia eléctrica vem das centrais geotérmicas e hidreléctricas.

A Suécia é outro país que segue na linha da frente. Em 2015 o país comprometeu-se a eliminar o uso de combustíveis fósseis, em 25 anos. Mais de metade da energia do país deriva de fontes renováveis, como a energia hidreléctrica e a eólica.

A Noruega é outro exemplo, sendo que quase toda a energia da nação é criada através de fontes renováveis. A Noruega tem também o maior número de carros eléctricos per capita.

A Dinamarca quer, até 2050, ficar livre dos combustíveis fósseis, ao investir principalmente em energia eólica. Em 2014, o total de energia que era criado através de fontes renováveis era de quase 30%.

Sendo o país mais poluidor do mundo, a China teve de melhorar muito no que diz respeito às energias renováveis, sendo que é hoje o maior investidor em renováveis.

A geografia da Costa Rica, por exemplo, permite que este atenda às necessidades energéticas, ao recorrer às energias hidreléctrica, geotérmica e solar. Em dois anos o país conseguiu funcionar a 100% com energias alternativas, durante dois meses.

À semelhança da Costa Rica, a Nicarágua tem igualmente acesso à energia geotérmica devido ao grande número de vulcões que existem no país. O governo fez um investimento em fontes de energia solar e eólica e até 2020 o país deseja tornar-se 90% dependente de energias renováveis.

Mas é no Chile que está concentrada a maior central de energia solar da América do Sul, mais precisamente no Deserto de Atacama, sendo que a Associação de Energias Renováveis do Chile deseja que, em 2040, a energia eléctrica do país derive totalmente das energias renováveis.

Em termos de energia eólica, o Reino Unido tem um grande potencial devido às condições climatéricas. Parques eólicos conectados em rede e turbinas autónomas geram, neste momento, mais energia do que as centrais de carvão. Este ano, a Escócia bateu o resto do Reino Unido ao conseguir suprimir cerca de 70% da necessidade energética, sem o uso de combustíveis fósseis.

Já a Alemanha, que tem investido em energia solar, atingiu um novo marco histórico já este ano, ao conseguir cobrir cerca de 100% da utilização de energia eléctrica com fontes renováveis. A éolica é outra aposta da Alemanha nesta senda renovável.

Portugal tem sido um país-modelo também nesta matéria. No início de 2018, Portugal gerou a quantidade suficiente de energia renovável para fornecer o país durante um mês. De acordo com as previsões, por volta de 2040 as energias renováveis serão suficientes para satisfazer as necessidades eléctricas.

REVISTAS

Siga-nosSoliusDaikin - Ar CondicionadoBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)VulcanoPanasonic: a tua casa poupa. O planeta também.Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    13/05/2024

  • Newsletter O Instalador

    06/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial