Grupo Midea SGT
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ligar o ar condicionado num automóvel elétrico reduz em 20% a sua autonomia

Revista O Instalador22/02/2019
Agora que parece que a temperatura vai começar a subir, é bom que os proprietários de veículos elétricos saibam que ligar o ar condicionado pode reduzir em cerca de 20% a autonomia do seu automóvel
Imagen

Texto: José Alex Gandum

As diferenças de consumo entre ter ou não o ar condicionado ligado oscilam entre 5 e 20%. Tudo depende da velocidade média e da temperatura no interior do veículo (quanto maior a temperatura menor a autonomia), segundo o 'II Estudo de Eficiência de Veículos Elétricos' da LeasePlan. Ainda assim, a redução da autonomia pode ser atenuada em modelos que permitam selecionar diferentes níveis de recuperação de energia.

Na cidade é onde mais impacto causa o uso de climatização no consumo final do veículo elétrico. O consumo é menor quanto mais depressa se circula, explica o estudo da LeasePlan.

O estudo foi feito em cinco veículos: Renault ZOE, BMWi3, Hyundai Ionic, Volkswagen e-Golf e Nissan Leaf, num total de 2250 quilómetros percorridos. O estudo conclui que o carro elétrico tem maior autonomia em circuitos fora da cidade, alcançando 250 quilómetros, enquanto em vias urbanas não vai além de 232 - 213 quilómetros. O motivo é porque a resistência aerodinâmica afinal não parece ter grande influência no consumo, produzindo-se ao mesmo tempo uma maior regeneração de energia.

REVISTAS

Ordem dos EngenheirosVálvulas Arco, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    28/07/2025

  • Newsletter O Instalador

    21/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial