Texto: José Alex Gandum
As diferenças de consumo entre ter ou não o ar condicionado ligado oscilam entre 5 e 20%. Tudo depende da velocidade média e da temperatura no interior do veículo (quanto maior a temperatura menor a autonomia), segundo o 'II Estudo de Eficiência de Veículos Elétricos' da LeasePlan. Ainda assim, a redução da autonomia pode ser atenuada em modelos que permitam selecionar diferentes níveis de recuperação de energia.
Na cidade é onde mais impacto causa o uso de climatização no consumo final do veículo elétrico. O consumo é menor quanto mais depressa se circula, explica o estudo da LeasePlan.
O estudo foi feito em cinco veículos: Renault ZOE, BMWi3, Hyundai Ionic, Volkswagen e-Golf e Nissan Leaf, num total de 2250 quilómetros percorridos. O estudo conclui que o carro elétrico tem maior autonomia em circuitos fora da cidade, alcançando 250 quilómetros, enquanto em vias urbanas não vai além de 232 - 213 quilómetros. O motivo é porque a resistência aerodinâmica afinal não parece ter grande influência no consumo, produzindo-se ao mesmo tempo uma maior regeneração de energia.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal