Trane
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A influência do aquecimento global no transvase Tejo-Segura

Revista O Instalador26/04/2019
Desde 1979 que o rio Segura, em Espanha, recebe águas procedentes do rio Tejo, o maior rio da Península Ibérica. Quarenta anos depois, o caudal transvasado é cada vez menor devido a um fator que não foi tido em conta na altura: o aquecimento global.
Imagen

As projeções climáticas na Península Ibérica são muito pessimistas, segundo os especialistas. Precipitações mais escassas e aumento das temperaturas provocaram grandes alterações fluviais, sobretudo em rios que dependem de descargas de águas subterrâneas e do degelo.

Um exemplo foi o caso da cota alta do rio Tejo em terras espanholas, cujos excedentes de recursos hídricos são transferidos para o rio Segura, segundo regras acordadas entre Portugal e Espanha. Mas nos últimos anos os transvases para o rio Segura provenientes do rio Tejo estão a ser muito inferiores aos projetados. Em lugar dos teóricos 540 hm3/ano que deveriam chegar, estão a registar-se caudais de entrada na cota do rio Segura de apenas 365 hm3/ano em média, segundo um alerta do investigador Sinc Francisco Pellicer, da Universidade Católica de Murcia, Espanha.

Os cenários para 2040 não são famosos e para 2070 então está previsto que o rio Tejo não terá água para transvasar. As previsões indicam reduções de entre 68 a 90% do degelo, que se refletirá numa redução entre 70 e 79% nos fluxos que poderiam transferir-se para o Segura. Já em 2040, o caudal de transvase pode não ultrapassar os 11 hm3/ano.

As alterações climáticas, além das repercussões sobre o caudal dos rios, vão também ter um impacto muito grande na envolvente dos rios, atingindo de sobremaneira as florestas e os solos agrícolas.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    28/04/2025

  • Newsletter O Instalador

    14/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial