Os valores agora alcançados são resultado da estratégia de reciclagem da marca em Portugal, que representa um investimento de aproximadamente meio milhão de euros por ano, e que está assentes em três eixos de actuação «facilitar a reciclagem, dar uma segunda vida às cápsulas usadas e consciencializar para a reciclagem do alumínio.
A estratégia de reciclagem insere-se no âmbito do projecto de sustentabilidade mundial da marca, The Positive Cup, e prevê que a taxa de reciclagem em Portugal atinja os 25%, até 2020.
A este objectivo juntam-se os compromissos assumidos, mundialmente, e que passam por alcançar 100% de capacidade de recolha de cápsulas usadas e garantir que 100% do alumínio usado nas cápsulas Nespresso seja gerido de forma sustentável.
A ambição da Nespresso vai mais além da reciclagem e pretende retribuir e acrescentar valor à sociedade, ao dar uma segunda vida à capsula de café usada.
No processo de reciclagem das cápsulas de café há dois resíduos envolvidos: a borra de café e o alumínio da cápsula, que são reutilizados ganhando cada um deles uma »segunda vida».
Em 2010, a Nespresso lançou o programa “Reciclar é Alimentar”, um programa que reutiliza a borra do café contido nas cápsulas usadas, para enriquecer um composto agrícola utilizado para fertilizar arrozais, na região entre Grândola e Alcácer do Sal.
O arroz que sai destas plantações é posteriormente doado na íntegra ao Banco Alimentar contra a Fome. “Reciclar é Alimentar” é um projecto 100% português que, desde o seu lançamento, já permitiu entregar mais de 430 toneladas de arroz a esta Instituição, o equivalente a mais de 8 milhões de porções de arroz, a quem mais precisa.
Depois da ‘segunda vida’ da borra do café, a Nespresso dá uma ‘segunda vida’ à capsula de alumínio e lança um projecto disruptivo, 100% português. Da segunda vida do alumínio nasce a ECOCAMERA, uma câmara fotográfica “ pinhole ”, 100% analógica, feita com alumínio 100% reciclado.
De acordo Anna Lenz, directora de mercado da Nespresso em Portugal, «para a Nespresso reciclar não chega, queremos ir mais longe. Queremos transformar um fim, num começo, e por isto se torna tão importante dar uma segunda vida a uma cápsula de alumínio de café. A reutilização das borras de café geram arroz no projecto ‘Reciclar é Alimentar’, e o alumínio reciclado é utilizado para criar objectos e utensílios sustentáveis, como a ECOCAMERA. A segunda vida faz-nos acreditar que quando reciclamos, ajudamos a manter o planeta como ele é».
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal