A informação agora disponibilizada integra uma série multitemporal produzida para os anos de referência 1995, 2007 e 2010. Uma análise das dinâmicas territoriais nos períodos 2007-2010 e 2010-2015 revela que o crescimento do território artificializado, ainda que significativo, se atenuou, sendo que em 2010-2015 o crescimento médio anual foi um terço do verificado em 2007-2010.
O aumento de área de eucalipto e a diminuição de área de pinheiro bravo intensificou-se em 2010-2015.
Por outro lado, a diminuição anual das áreas de mato, em 2010-2015, é cerca de seis vezes à verificada em 2007-2010.
Uma parte da sessão será dedicada a apresentação de casos práticos de utilizações da COS na Administração Pública Central e Local e na Academia, pretendendo-se demonstrar o valor desta informação para o planeamento e a gestão territorial, para a monitorização e a avaliação ambiental, para o mapeamento de serviços de ecossistemas e de identificação de vulnerabilidade aos incêndios rurais.
A produção desta edição da COS enquadra-se na nova estratégia da DGT para disponibilizar informação sobre o uso e ocupação do solo com maior frequência e através de processos de produção mais eficientes e tecnologicamente mais evoluídos, diminuindo o tempo entre o ano da aquisição dos dados base (i.e. fotografia aérea) e o ano da disponibilização da informação produzida ao público.
A COS 2015 foi produzida em 13 meses.
A COS estará acessível a todas as entidades da Administração Pública, empresas e cidadãos no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) através de serviços de visualização e de descarga via internet.




www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal