Introdução
A energia solar é um recurso gratuito, que pode proporcionar uma importante poupança para os seus utilizadores, contribuindo ao mesmo tempo, para uma redução das emissões de CO2.
Por cada metro quadrado de atmosfera, o Sol contribui com um quantidade de energia, equivalente a 1367 W, que devido às perdas por absorção e reflexão na atmosfera, esse valor é reduzido para um máximo aproximado de 1000 W/m² na superfície da terra.
Este recurso gratuito, proveniente do Sol, pode ser captado através de coletores solares térmicos, sendo posteriormente transferido para fluídos como a água ou o ar, proporcionando calor para várias aplicações, nomeadamente as que se seguem:
No setor doméstico, os sistemas solares térmicos para a produção de A.Q.S, são geralmente dimensionados para cobrir a totalidade das necessidades durante os meses de Verão, sendo que nas restantes estações, a cobertura das necessidades energéticas, deverá ser assegurada por um sistema de apoio convencional, como por exemplo, um esquentador a gás ou uma caldeira de dois serviços.
Na globalidade, um sistema Solar térmico, poderá satisfazer de 50% a 80% das necessidades energéticas anuais para a produção de A.Q.S.
(continua)
Nota: Artigo publicado na edição de Maio de 2018 da nossa revista. Caso queira aceder ao artigo e à edição na íntegra, contacte-nos através dos seguintes meios:
Telefone: 21 761 57 20
E-mail: oinstalador@gmail.com
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal