Trane
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A importância da conduta de ventilação das cozinhas profissionais

Revista O Instalador29/04/2019
Com frequência, tomamos conhecimento da ocorrência de incêndios originados em cozinhas profissionais. As cozinhas profissionais são locais com risco de incendio elevado dada a potência instalada e as caraterísticas do próprio ambiente (produção e acumulação de gorduras nas diversas superfícies).
Imagen

Texto e imagens: Sodeca


A captação dos cheiros, vapores e gorduras é fundamental para que a cozinha seja um local onde se possa permanecer em condições de salubridade aceitável.


A eficiência da extração é normalmente assegurada pela boa seleção da hote ou do teto filtrante, e do respetivo ventilador.


A Sodeca Portugal propõe o sistema de deteção e extinção de incêndio para as suas hotes. Propõe também condutas de evacuação com resistência ao fogo.


Sempre que na obra são aplicados estes dois sistemas de prevenção de incêndios, o risco de incêndio é mínimo. No entanto,grande parte das cozinhas profissionais não são equipadas com hotes com deteção e extinção de incêndio e a conduta de evacuação não tem quaisquer caraterísticas de resistência ao fogo, pior ainda as condutas nunca foram limpas.


Nestes casos, com o decorrer da utilização das cozinhas, as gorduras vão-se acumulando nas hotes, nos filtros e nas condutas, bastando um pequeno incêndio na zona de queima para que ele se propague rapidamente a toda a conduta e a compartimentos contíguos.


A Sodeca Portugal comercializa uma variada gama de chaminés modulares metálicas, que cumprem os mais exigentes requisitos regulamentares de resistência ao fogo - EI 30, 60 ou 120.


A proteção das condutas evita que estas sejam um elemento transmissor do fogo. As condutas de ventilação devem ter a mesma resistência ao fogo dos elementos construtivos atravessados (paredes, tetos). O grau de proteção é regulado em função do risco de incêndio das diferentes utilizações-tipo e da facilidade de evacuação, refletindo-se na compartimentação necessária.



Em função da resistência exigida, as chaminés podem ser aplicadasem hotes de cozinhas profissionais, ventilação de garagens subterrâneas, compartimentação de incêndio, sistemas de controlo de fumo, exaustão de caldeiras, grupos geradores, climatização, extração de produtos químicos.


A gama de chaminés disponível é:



  • SV-EI30: 30 minutos de resistência ao fogo (E - estanquidade a chamas e gases quentes; I - isolamento térmico); a gama está direcionada para instalações de extração em hotes de cozinhas profissionais (inclui tramos com registos de limpeza);

  • SV-EI60: 60 minutos de resistência ao fogo; gama projetada para a ventilação de garagens subterrâneas;

  • SV-EI120: 120 minutos de resistência ao fogo; aplicações em instalações de alto risco de incêndio, de tal modo que a chaminé tem a mesma exigência de resistência ao fogo das paredes e tetos que atravessa.


É por tudo isto fundamental, o bom aconselhamento, na hora de selecionar o equipamento de ventilação e exaustão da cozinha. Connosco, pode contar.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    28/04/2025

  • Newsletter O Instalador

    14/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial