Texto e imagens: Sodeca
A captação dos cheiros, vapores e gorduras é fundamental para que a cozinha seja um local onde se possa permanecer em condições de salubridade aceitável.
A eficiência da extração é normalmente assegurada pela boa seleção da hote ou do teto filtrante, e do respetivo ventilador.
A Sodeca Portugal propõe o sistema de deteção e extinção de incêndio para as suas hotes. Propõe também condutas de evacuação com resistência ao fogo.
Sempre que na obra são aplicados estes dois sistemas de prevenção de incêndios, o risco de incêndio é mínimo. No entanto,grande parte das cozinhas profissionais não são equipadas com hotes com deteção e extinção de incêndio e a conduta de evacuação não tem quaisquer caraterísticas de resistência ao fogo, pior ainda as condutas nunca foram limpas.
Nestes casos, com o decorrer da utilização das cozinhas, as gorduras vão-se acumulando nas hotes, nos filtros e nas condutas, bastando um pequeno incêndio na zona de queima para que ele se propague rapidamente a toda a conduta e a compartimentos contíguos.
A Sodeca Portugal comercializa uma variada gama de chaminés modulares metálicas, que cumprem os mais exigentes requisitos regulamentares de resistência ao fogo - EI 30, 60 ou 120.
A proteção das condutas evita que estas sejam um elemento transmissor do fogo. As condutas de ventilação devem ter a mesma resistência ao fogo dos elementos construtivos atravessados (paredes, tetos). O grau de proteção é regulado em função do risco de incêndio das diferentes utilizações-tipo e da facilidade de evacuação, refletindo-se na compartimentação necessária.
Em função da resistência exigida, as chaminés podem ser aplicadasem hotes de cozinhas profissionais, ventilação de garagens subterrâneas, compartimentação de incêndio, sistemas de controlo de fumo, exaustão de caldeiras, grupos geradores, climatização, extração de produtos químicos.
A gama de chaminés disponível é:
É por tudo isto fundamental, o bom aconselhamento, na hora de selecionar o equipamento de ventilação e exaustão da cozinha. Connosco, pode contar.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal