Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ONGs de Espanha e Portugal defendem redução da pesca da sardinha

Revista O Instalador07/11/2017
Um grupo de organizações ambientais de Portugal e Espanha exigem respeito pelas recomendações científicas sobre a sardinha ibérica.
Imagen

Texto: Jos é Alex Gandum

O último relatório do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM, ICES em inglês) aconselha para 2018 zero capturas de sardinha, expressando preocupação com a situação das reservas deste peixe ao redor da Península Ibérica.

ONGs dos dois países exigem a ambos os governos que sigam os pareceres científicos para recuperação da espécie, isto no seguimento da reunião havida entre Portugal e Espanha para decidir a negociação da quota de sardinha para 2018 com a Comissão Europeia e acordar medidas conjuntas de gestão e recuperação.

Numa declaração conjunta, os dois países ibéricos mencionaram que a quota conjunta deveria ser estabelecida entre 13.500 e 15 mil toneladas, emboras as ONGs advirtam que qualquer valor aprovado entrará em conflito directo com os conselhos do CIEM.

Em declaração conjunta, as ONGs reconhecem que a captura zero terá impactos negativos para os pescadores, mas avançam que tendo em conta o estado de reservas de sardinha, alertam que é «urgente» elaborar um plano de recuperação que muitas vezes «inclui medidas extremas».

O plano evitaria perpetuar a sobrepesca e estaria de acordo com os princípios da sustentabilidade, dizem os responsáveis. Refira-se que a sardinha é um dos alimentos do mar mais apreciados em Portugal e Espanha, e também por turistas, em especial nos meses de Verão.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)SoliusProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    29/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial