Denominada de 'Dark Sky Reserve' (DSR) e representando um investimento de 150 mil euros, esta zona deverá estar operacional até ao final do ano.
«Será a primeiro sítio do país a obter a certificação internacional para dispor de uma zona de observação de astronomia. O pedido de certificação será enviado até final do primeiro semestre para a Internacional Dark Sky Association, nos Estados Unidos. Até final do ano o observatório estará a funcionar», disse à Lusa o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez.
João Manuel Esteves explicou que o investimento de 150 mil euros resulta da aprovação da candidatura 'Local Dark Sky', financiada pelo programa Norte 2020.
«Encontramos aqui outro produto ligado ao turismo astronómico e científico que queremos potenciar», sublinhou João Manuel Esteves, adiantando que o montante previsto na candidatura será aplicado na certificação, na identificação da DSR, na aquisição de material para a observação astronómica e em ações de promoção da nova aposta.
Situada a 13 quilómetros da vila de Arcos de Valdevez e a seis da vila do Soajo, a Porta do Mezio é uma das cinco entradas existentes no PNPG.
As portas são estruturas de receção ao visitante, localizadas nas principais entradas daquela área protegida.
A criação desta DSR «visa promover o ecoturismo e a proteção de 'habitats' noturnos, ideais para a astronomia profissional ou amadora, bem como alertar para a preservação e reconhecimento dos céus escuros como um recurso valioso».
As DSR «são territórios de tamanho considerável, que possuem uma qualidade excecional de noites estreladas e um ambiente noturno que é protegido pelo seu interesse científico, natural, educacional ou cultural».
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal