A Iberdrola iniciou o processo de montagem da primeira turbina do Aproveitamento Hidroeléctrico de Gouvães, um marco importante da construção do Sistema Eletroprodutor do Tâmega - um dos maiores projectos hidroeléctricos levados a cabo na Europa, nos últimos 25 anos.
Os trabalhos iniciaram em Julho, com a colocação do tubo de aspiração da turbina do Grupo 4 da Central Hidroeléctrica de Gouvães.
A montagem de todos os grupos prolonga-se até 31 de Dezembro de 2021, ano em que está prevista a entrada da exploração comercial do aproveitamento hidroeléctrico.
Esta central é do tipo subterrânea, equipada com quatro grupos geradores reversíveis com uma potência total de 880 MW, que serão alimentados por um circuito hidráulico com capacidade para um caudal de 160 m³/s.
A caverna que alojará os quatro grupos geradores está situada a uma profundidade média de 325m e tem uma dimensão de 120 m de comprimento, 50 m de altura e 20 m de largura, o equivalente a um edifício de 15 andares para 350 famílias.
Recorde-se que o projecto do Sistema Electroprodutor do Tâmega contempla a construção de três barragens - Alto Tâmega, Daivões e Gouvães - e contará com uma potência instalada de 1.158 MW, para uma produção anual estimada de 1.766 GWh.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal