Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Panasonic reforça os compromissos de sustentabilidade

28/01/2026

A Panasonic Heating and Cooling Solutions reafirma o seu compromisso para com um futuro neutro em termos de carbono e ambientes interiores mais saudáveis.

Imagen

A Panasonic publicou o seu Livro de Dados de Sustentabilidade anual que destaca o seu compromisso contínuo e as ações tomadas para alcançar uma vida melhor e um ambiente mais sustentável.

Como parte da visão ambiental a longo prazo do Grupo Panasonic, “Panasonic GREEN IMPACT”, o negócio de Aquecimento e Arrefecimento na Europa desempenha um papel fundamental na aceleração dos esforços para reduzir as emissões de carbono, fornecendo soluções de AVAC energeticamente eficientes e com baixo teor de carbono para habitações, empresas e comunidades em toda a Europa. A empresa também promove a circularidade e melhora a qualidade do ar interior através de tecnologias avançadas como a nanoe™ X.

O relatório destaca que, a partir de 2025, 45 fábricas da Panasonic em todo o mundo alcançaram emissões líquidas zero de CO2 principalmente através de medidas de redução de energia, alimentadas por energia renovável e sistemas avançados de gestão de energia. Este é um grande passo em frente, ultrapassando o objetivo anterior da empresa de ter 37 fábricas até 2025.

A Panasonic tem como objetivo emissões líquidas nulas de CO2 em todas as suas fábricas até 2030. A fábrica de bombas de calor Aquarea, recentemente inaugurada em Pilsen (República Checa), está em vias de o conseguir num futuro muito próximo.

Além de reduzir as emissões na sua própria cadeia de valor, a Panasonic pretende ter um impacto significativo na prevenção das emissões de CO2. No seu relatório sobre os esforços de descarbonização no aquecimento e arrefecimento, as bombas de calor ar-água e os sistemas de água quente sanitária (AQS) da Panasonic, reconhecidos pela sua contribuição para a descarbonização do aquecimento e arrefecimento, permitem uma redução de até 65% das emissões de CO2 em comparação com as caldeiras a gás convencionais, impulsionando assim a transição para edifícios residenciais e comerciais sem combustíveis fósseis.

Em 2025, o Grupo Panasonic deu um contributo significativo para a redução das emissões, com um total de 53,25 milhões de toneladas de CO2 evitadas através destas soluções em todo o seu portefólio de produtos, excedendo o seu objetivo para 2025 de 38,3 milhões de toneladas.

Imagen

Outros destaques incluem

  • Edifícios saudáveis e eficientes: Os sistemas avançados de ventilação e purificação do ar da Panasonic, incluindo os ventiladores de recuperação de energia (ERV), foram concebidos para reduzir o consumo de energia, mantendo uma ótima qualidade do ar interior. Estas soluções promovem edifícios mais saudáveis e resistentes, em conformidade com as mais recentes certificações de sustentabilidade.
  • Reconhecimento e garantia: Os dados e progressos ambientais da Panasonic são assegurados de forma independente pela LRQA e a empresa é reconhecida nos principais índices ESG, como o FTSE4Good, MSCI ESG e EcoVadis.
Enrique Vilamitjana, diretor-geral da Panasonic Heating and Cooling Solutions Europe, comenta: “Na Panasonic, acreditamos que o futuro do aquecimento e da refrigeração reside na redução das nossas próprias emissões de CO₂ e das emissões da sociedade como um todo. As nossas inovações em bombas de calor, ventilação e refrigeração, citando o exemplo da nova gama iCORE com refrigerante CO₂ ou R290, estão a ajudar os clientes a reduzir a sua pegada de carbono, a diminuir os custos de energia e a melhorar os ambientes interiores. Tudo isto é o que nos ajuda a liderar a transição da indústria de AVAC para um futuro de emissões líquidas nulas, circular e resiliente”.
Enrique Vilamitjana, diretor-geral da Panasonic HVAC Europe
Enrique Vilamitjana, diretor-geral da Panasonic HVAC Europe.

Empresas ou entidades relacionadas

Panasonic Portugal

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial