Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric anuncia Resource Advisor+

23/01/2026

Os SE Advisory Services, a divisão global de consultoria da Schneider Electric, líder global em tecnologia energética, acabam de anunciar o lançamento do Resource Advisor+, uma plataforma de inteligência de energia e sustentabilidade de nova geração.

Imagen
A plataforma Resource Advisor+ e o seu conjunto de produtos são alimentados por fluxos de trabalho baseados em IA e transformam a forma como as organizações convertem dados de energia e sustentabilidade em ação. A plataforma única e o conjunto de produtos desenvolvidos especificamente substituem ferramentas fragmentadas e dados em silos por uma experiência unificada e multiproduto, dentro de um ecossistema inteligente único que integra de forma fluida soluções para gestão de emissões e energia, sustentabilidade da cadeia de abastecimento, risco climático e relatórios de sustentabilidade. O ecossistema Resource Advisor+ funciona como um centro de comando inteligente, permitindo às empresas unificar dados, acelerar a tomada de decisões e impulsionar iniciativas de energia e sustentabilidade ao nível da organização, com rapidez.

Sera: a vantagem do Resource Advisor+

A Sera é o agente de IA principal do Resource Advisor+, atuando como um parceiro digital proativo que interpreta as necessidades dos utilizadores e coordena uma equipa de agentes especializados que operam nos bastidores. Esta orquestração diferencia o Resource Advisor+, pois recorre à SE Advisory Intelligence, uma camada proprietária de conhecimento que consolida duas décadas de experiência em consultoria da Schneider Electric em metodologias comprovadas e constrangimentos operacionais do mundo real. A Sera e a sua equipa tiram partido desta experiência integrada para transformar dados complexos em recomendações claras e acionáveis, capacitando os utilizadores para navegarem o atual panorama da energia e da sustentabilidade com uma rapidez e confiança sem precedentes.

O Resource Advisor+ e a Sera oferecem três vantagens distintas às empresas:

  • Contexto & Precisão: As recomendações da Sera baseiam-se em décadas de conhecimento institucional, garantindo que cada insight é tecnicamente sólido e operacionalmente viável.
  • IA Frugal por Design: O Resource Advisor+ utiliza modelos energeticamente eficientes e computação “carbon-aware” para garantir que as infraestruturas de IA promovem a sustentabilidade, em linha com o compromisso da Schneider Electric enquanto empresa mais sustentável do mundo.
  • Inteligência Colaborativa: A plataforma integra a experiência humana e o conhecimento proprietário diretamente nos fluxos de trabalho, criando um motor de valor onde a experiência humana torna a IA mais inteligente, e uma IA mais inteligente permite que consultores e clientes se foquem na ação estratégica.
“Hoje assinalamos um marco entusiasmante, ao darmos vida à nossa visão ‘AI-first’, ” afirmou Steve Wilhite, Executive Vice President da divisão global de Energy & Sustainability dos SE Advisory Services. “O Resource Advisor+ introduz uma forma completamente nova de as empresas gerirem o seu desempenho energético e de sustentabilidade, impulsionada pela SE Advisory Intelligence e por uma rede de capacidades de IA agêntica. Ao automatizar a complexidade e transformar dados em ação, o Resource Advisor+ permite acelerar tanto a otimização energética como a descarbonização. Representa, pois, uma mudança fundamental na forma como ajudamos os nossos clientes a alcançar resultados significativos à escala de toda a organização”.

O ecossistema Resource Advisor+ estreia-se com dois novos produtos, o Carbon Performance e o Supply Chain, seguindo-se ainda este ano mais dois produtos nas áreas de risco climático e relatórios e conformidade de sustentabilidade, bem como soluções de Energia e Eficiência Energética para a gestão da energia. O EcoStruxture Resource Advisor, uma plataforma Cloud que ajuda as empresas a monitorizar e otimizar o seu desempenho energético e de sustentabilidade, continuará disponível para utilização e aquisição por parte dos clientes.

O novo produto Carbon Performance transforma a monitorização de emissões numa abordagem de descarbonização orientada para a ação ao nível de toda a empresa. A solução disponibiliza cálculos auditáveis e alinhados com o GHG Protocol para emissões de Âmbito 1, 2 e 3, permitindo simultaneamente às empresas definir metas, modelar cenários de redução de emissões e gerir iniciativas com inteligência de carbono orientada para a decisão, fornecida pela Sera.

O produto Supply Chain (anteriormente Zeigo Hub) impulsiona a redução das emissões de Âmbito 3 ao longo das cadeias de valor globais, envolvendo os fornecedores em processos de descarbonização à escala. A solução oferece recolha de dados flexível, experiências personalizadas para fornecedores e orientação estruturada para promover a adoção e um progresso mensurável na redução de emissões, tanto para empresas patrocinadoras como para fornecedores.

“À medida que as organizações enfrentam uma pressão crescente para transformarem ambições de sustentabilidade em ações mensuráveis, as plataformas que unificam dados, inteligência e execução tornam-se essenciais, ” afirmou Amy Cravens, Research Director, Sustainability & ESG Software da IDC. “O Resource Advisor+ da Schneider Electric reflete uma evolução relevante na gestão da sustentabilidade, combinando um profundo conhecimento da área com fluxos de trabalho baseados em IA. Ao integrar inteligência de consultoria diretamente na plataforma, a Schneider Electric está a ajudar as empresas a irem além dos relatórios, e rumo a decisões mais rápidas e confiantes que interligam energia, emissões e sustentabilidade da cadeia de abastecimento com resultados reais de negócio.”

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial