Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Geberit poupa recursos com o seu packaging mais eficiente

30/12/2025

Menos material e menos resíduos, mais plástico reciclado, menos emissões de CO2: com as suas novas embalagens otimizadas, a Geberit contribui para a preservação de recursos. Para 2030, as embalagens de plástico deverão conter pelo menos 35% de material reciclado e ser recicláveis em 70%, a Geberit estará alinhada com isso graças à estratégia de packaging que a empresa segue.

Imagen
Quer seja em armazéns, veículos de distribuição ou junto às portas de lojas e habitações, as embalagens acumulam-se em grandes quantidades e, em geral, rapidamente acabam no lixo. Assim, a Geberit centrou-se numa otimização integral das suas embalagens: desde caixas de cartão e película de plástico até paletes de madeira e tampas protetoras, passando por manuais de utilizador impressos, etiquetas e fita adesiva, na Geberit verifica-se o consumo de material e o impacto ambiental de diversos componentes do seu packaging.

“A função de proteger os produtos é, obviamente, a máxima prioridade. Mas muitas embalagens e invólucros podem ser desenhados utilizando menos materiais ou materiais reciclados sem comprometer a segurança”, afirma Konstanze Smith, engenheira de packaging na Geberit. Exemplos concretos de produto demonstram como se está a implementar este processo. 

Objetivos claramente definidos

A estratégia de embalagem da Geberit baseia-se nos requisitos do novo Regulamento Europeu sobre as embalagens e resíduos de embalagens e segue uma abordagem gradual. As embalagens estão a ser reavaliadas por famílias de produtos e, sempre que possível, são redesenhadas para serem mais eficientes quanto ao uso de materiais. Os objetivos para 2030 são os seguintes:

  • Redução do material de embalagem em 10% comparativamente com 2023;
  • Pelo menos 35% de conteúdo reciclado nas embalagens de plástico;
  • 70% das embalagens serão recicláveis.
A nova embalagem para diversos modelos de placas de descarga não necessita de sacos de plástico separados.Fotografia: Geberit...
A nova embalagem para diversos modelos de placas de descarga não necessita de sacos de plástico separados.

Fotografia: Geberit.

Estes ajustes também beneficiam os clientes: menos resíduos que devem ser eliminados e um esforço consideravelmente menor ao desembalar os produtos. Receber menos embalagens para um só produto também implica ter menos trabalho de classificação, especialmente em encomendas grandes.

O efeito vê-se claramente nas sanitas bidé Geberit AquaClean Mera e Sela Round: reduziram-se me mais de um terço as caixas de cartão e os elementos protetores, sem diminuir o nível de proteção. Isto não só poupa material, como também reduz a pegada de CO₂ em cerca de 90 toneladas por ano. Os modelos AquaClean Sela Square e Alba também se entregam numa embalagem otimizada.

O potencial também é evidente em produtos mais pequenos: as placas de descarga Sigma01, Sigma20 e Sigma30 agora são fornecidas sem embalagens de plástico. Isto representa uma poupança de quase 4 toneladas de plástico por ano. Além disso, otimizaram-se os manuais impressos, poupando cerca de 27 toneladas de papel. Em total, as emissões de CO₂ da embalagem destes modelos foram reduzidas em aproximadamente 25% em comparação com o sistema anterior.

A digitalização de documentos técnicos, como manuais de instalação e catálogos de produtos, além disso oferece um maior potencial. Com a transição gradual para formatos digitais, a Geberit poderá chegar a poupar mais de 1.000 toneladas de papel e 800 toneladas de CO₂ por ano.

Mais informação sobre a estratégia de sustentabilidade no packaging da Geberit

https://www.geberit.pt/know-how/sustentabilidade/

Empresas ou entidades relacionadas

Geberit - Tecnologia Sanitária, S.A.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial