A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, contribuiu com donativos para a restauração da Catedral de Notre Dame em Paris. As soluções doadas tornaram possível proteger e monitorizar as instalações elétricas do local: o Building Management System (BMS) é capaz de gerir e otimizar o consumo de energia do monumento, incorporando inovações do século XXI numa catedral que representa um ponto alto da arte medieval, classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1991.
O incêndio que danificou gravemente a catedral, no dia 15 de abril de 2019, desencadeou uma onda de solidariedade da qual a empresa quis fazer parte. “É um passo óbvio para a Schneider Electric apoiar ações deste tipo para locais simbólicos e prestigiados, tal como fizemos no passado para o teatro estatal Comédie Française e para a estação Antártica”, revelou em comunicado Gilles Vermot Desroches, director of citizenship & institutional affairs da Schneider Electric.
O Grupo ofereceu todos os equipamentos necessários para o fornecimento de energia do local e para a sua segurança (células AT 20 kV, transformador 20 kV/410V 1250 kVA, quadros elétricos gerais e por divisão, inversores, iluminação de segurança, outros dispositivos, etc.), bem como as ferramentas para a gestão técnica do edifício, tornando possível acompanhar o funcionamento da rede e controlar o seu consumo de energia (sistemas de controlo automático, sensores, controladores, bus de comunicação, etc.).
Além de fornecer equipamento, a Schneider Electric está a levar a cabo a manutenção dos equipamentos de distribuição elétrica, e oferece parte da engenharia, estudos, comissionamento e programação dos sistemas instalados, bem como a formação de futuros utilizadores.
A antiga instalação elétrica não estava operacional devido ao incêndio e, sem eletricidade, a reabertura não era possível. A nova rede assegura a distribuição e a segurança do fornecimento de energia, incorporando soluções inovadoras e tecnologias de última geração, que otimizam a gestão do consumo elétrico e contribuem para garantir a segurança da catedral.
A equipa de projeto optou por soluções de segurança contra incêndios de última geração:
• Dispositivos adicionais para maior proteção e prevenção contra incêndios (Acti9 Active AFDD) para os circuitos de tomadas.
• Sensores de sobreaquecimento de cabos (HeatTags) em todos os armários elétricos.
Estas inovações garantem o bom funcionamento da instalação através da monitorização contínua e do envio de alertas em caso de quaisquer alterações, mesmo antes que um problema ocorra.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal