Estas propriedades fazem do Pavimento Cerâmico Climatizado um sistema de aquecimento por piso radiante simples e confortável, com uma elevada capacidade de reagir rapidamente às mudanças de temperatura. Esta eficiência constitui a base para que o sistema possa trabalhar a uma temperatura de alimentação de apenas 30°C, criando um clima agradável e saudável com baixo consumo de energia.
Além disso, este baixo consumo de energia apoia a utilização do sistema em combinação com fontes de energia renováveis, como a energia solar ou a energia geotérmica com a ajuda de bombas de calor.
Outra vantagem do Pavimento Cerâmico Climatizado é que mesmo durante a sua fase de instalação pode poupar tempo e material. Devido ao baixo revestimento dos nódulos, é necessária uma quantidade menor de material de betonilha em comparação com os sistemas convencionais. Além disso, a lâmina de desacoplamento Schlüter-DITRA® pode ser instalada assim que a argamassa estiver transitável, o que evita longos tempos de espera durante a secagem da argamassa, economizando tempo de até quatro semanas.
Especialmente para a renovação e reabilitação de casas, que muitas vezes têm uma altura baixa, a Schlüter-Systems desenvolveu duas soluções que atendem a esses requisitos. A placa de nódulo BEKOTEC-EN 18 FTS está equipada com um isolamento acústico adicional de 5 mm de espessura e permite alturas de construção de apenas 31 mm mais o revestimento. Por outro lado, com a placa de nódulo BEKOTEC-EN 12 FK, é possível atingir alturas de construção a partir de 20 mm mais o revestimento, embora neste caso a placa deva ser colada ao suporte.
Por outro lado, Schlüter-DITRA-HEAT-E® é um sistema para o aquecimento elétrico de pavimentos e paredes em cerâmica e pedra natural. Em contraste com as mantas elétricas convencionais, os cabos elétricos do sistema são instalados diretamente na película Schlüter-DITRA-HEAT® em todas as áreas onde deseja aquecer o revestimento cerâmico de forma rápida, precisa e individual. Graças à sua função de desacoplamento, o Schlüter-DITRA-HEAT-E® pode até ser instalado em substratos críticos, como madeira ou betonilhas frescas, sem que surjam fissuras na cerâmica ou danifiquem os cabos elétricos. Mas com o Schlüter-DITRA-HEAT-E® pode não só aquecer e desacoplar superfícies, mas também realizar trabalhos de impermeabilização, o que torna este sistema perfeitamente adequado para impermeabilização e aquecimento de bases de duche ao nível do pavimento.
Além disso, a lâmina Schlüter-DITRA-HEAT-DUO® está equipada com um tecido não tecido especial de 2 mm de espessura na parte de trás. Este tecido funciona como um isolamento acústico de impacto e como uma barreira térmica, permitindo um aquecimento mais rápido do revestimento cerâmico em pavimentos e paredes. Além disso, com a aprovação Schlüter-DITRA-HEAT-E® para instalação em paredes, os próprios revestimentos cerâmicos atuam como áreas específicas para secar toalhas ou evitar o aparecimento de mofo e fungos nas paredes internas das fachadas.
Desta forma, o Schlüter-DITRA-HEAT-E® torna-se um sistema de aquecimento de revestimento, que contribui para a criação de um clima interior saudável e confortável. Graças à sua baixa altura de construção de apenas 5,5 mm, o Schlüter-DITRA-HEAT-E® não é apenas ideal para uso em construções novas, mas também adequado para qualquer projeto de renovação.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal