As bombas de calor aerotérmicas aproveitam a energia do ar para aquecer a água da piscina de forma sustentável, reduzindo significativamente o consumo de energia, e requerem menos produtos químicos e menos água de reposição (nova) para manutenção.
Duas das tendências mais atuais nas piscinas são a substituição da água clorada por água salgada e a instalação de bombas de calor aerotérmicas para estas piscinas com água salgada. Estas alternativas procuram aumentar a eficiência no consumo de recursos - tanto de água como de energia - para que as piscinas mantenham elevados níveis de higiene e conforto.
Um bom exemplo são soluções baseadas na energia aerotérmica. Este tipo de sistema aproveita a energia do ar para aquecer a água da piscina de forma sustentável, reduzindo significativamente o consumo de energia - em comparação com outros métodos de climatização. Além disso, em termos de desinfeção da água, as piscinas de sal requerem menos produtos químicos e menos água de reposição (nova) para manutenção, o que as torna uma opção mais ecológica e económica a longo prazo.
Ao reduzir o consumo de energia e de água, as bombas de calor para piscinas de água salgada sal contribuem para atenuar os efeitos das alterações climáticas e preservar os recursos naturais. Além disso, ter uma bomba de calor permite aos proprietários desfrutar de um maior conforto e prazer com uma temperatura otimizada da água em qualquer altura do ano.
Como a maior parte dos equipamentos aerotérmicos, a instalação destes sistemas costuma ser simplificada, já que podem ligar-se ao próprio sistema de depuração da piscina, na linha de retorno do circuito de filtração, aproveitando assim a instalação existente. Esta localização estratégica permite que o equipamento receba a água previamente filtrada e tratada pelo sistema de depuração, garantindo uma circulação com elevados níveis de limpeza e livre de impurezas.
Uma vez instalada, a bomba de calor é ligada ao sistema de filtração da piscina através de tubagem, fazendo parte do circuito hidráulico. A água da piscina passa pelo permutador de calor integrado na bomba aerotérmica, onde absorve ou cede calor, consoante a temperatura regulada. Após a passagem pelo permutador de calor, a água tratada regressa ao circuito de filtração e é reintroduzida na piscina, proporcionando uma confortável sensação de bem-estar aos utilizadores. Um bom exemplo de aplicação desta solução está na gama Daitsu Coral.
Este tipo de sistema garante um funcionamento eficiente e contínuo da bomba de calor, assim como uma distribuição uniforme da temperatura ao longo do volume de água, o que, juntamente com a possibilidade de ter água tratada durante mais tempo, permite ao utilizador ter uma piscina com o máximo conforto e ainda poupar no consumo.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal