Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Grupo Contimetra/Sistimetra: 60 anos de paixão, tecnologia e futuro

Grupo Contimetra/Sistimetra26/03/2024

Grupo reuniu os mais de 90 colaboradores para comemorar a efeméride, referindo que, ao longo do tempo, os valores subjacentes à sua fundação têm permitido dar um contributo importante para o desenvolvimento harmonioso do país nas áreas técnicas em que estamos inseridos.

Imagen

Neste ano de 2024, mais exatamente no passado dia 2 de fevereiro, os colaboradores do Grupo Contimetra/Sistimetra celebraram o 60º aniversário da fundação da empresa Mãe: Contimetra Instrumentos Industriais Lda, bem como o 40º aniversário da Sistimetra O reforço dos valores subjacentes à sua fundação, em 1964, foi o mote principal deste encontro dos mais de 90 colaboradores que atualmente integram o grupo Contimetra/Sistimetra, na medida em que, esses mesmos valores, têm permitido dar um contributo importante para o desenvolvimento harmonioso do país nas áreas técnicas em que estamos inseridos. As sinergias do grupo foram francamente renovadas e aprofundadas, o que nos irá permitir encarar o futuro com otimismo, com o foco centrado nos clientes, fornecedores e amigos que connosco têm partilhado esta já muito longa jornada.

1964 - 2024: Uma História Familiar que contribuiu para a evolução

O Grupo Contimetra/Sistimetra não é apenas um grupo empresarial. É a materialização do sonho de um homem visionário, o Eng.º Gama Caldas, que em 1964, com audácia e paixão pela tecnologia, deu início a uma história que se confunde com a própria evolução da instrumentação industrial, controlo e automação em Portugal.

Imagen

Capítulo 1: A semente da inovação

Tudo começou num escritório na Rua Braamcamp nº88,4º Dto em Lisboa. Ali, o Eng.º Gama Caldas, munido de engenho e criatividade, semeou a Contimetra, que se tornou numa referência no mercado nacional. A empresa conquistou desde logo a confiança de grandes players internacionais na indústria, controlo e AVAC, tais como Trox, Johnson Controls, Loctite, Lucifer, Fischer&Porter, com quem estabeleceu parcerias duradouras logo em 1965/66, a que se foram juntando outras importantes referências internacionais, e que muito contribuíram para que se tornasse uma nome de referência em Portugal.
Imagen

Capítulo 2: Crescimento e expansão

Em 1976, a Contimetra aceitou o desafio de dar um passo gigante ao instalar o primeiro sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) em Portugal - a sede do Banco Espírito Santo em Lisboa. Este marco histórico representou um salto qualitativo na gestão técnica de edifícios, abrindo caminho para os Sistemas de Gestão Técnica Centralizada (SGTC) hoje conhecidos genericamente por Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios (SACE).

A década de 80 foi marcada pela expansão do grupo, com a abertura da Sistimetra no Porto, consolidando a sua presença nacional e também com a entrada da segunda geração da família nas empresas. A visão do Eng.º Gama Caldas impulsionou a diversificação da Contimetra, numa procura constante de novos mercados, produtos e serviços, contribuindo para um desenvolvimento coerente e consistente do” Grupo Contimetra/Sistimetra”.

Imagen

Capítulo 3: Adaptação e reinvenção

As últimas três décadas foram palco de uma constante adaptação da Contimetra às novas realidades do mercado. A empresa ao abraçar as constantes “novas” tecnologias e a digitalização de processos, tem-se mantido na vanguarda da inovação.

Mais recentemente, as certificações ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Ambiente) e ISO 45001 (Segurança e Saúde do Trabalho), transformaram-se em ferramentas inestimáveis no caminho da melhoria contínua na tentativa constante da excelência no atendimento dos clientes.

Atualmente, a Grupo Contimetra/Sistimetra é um grupo empresarial sólido, com cerca de 90 colaboradores e uma presença consolidada em Portugal e uma referência para clientes finais, instaladores e revendedores. A empresa atua em diversos setores, como a indústria, o ar condicionado, a química e a gestão técnica centralizada, oferecendo uma gama completa de soluções tecnológicas de última geração.

Imagen

Capítulo 4: Marcos e legados

Ao longo de 60 anos, o Grupo Contimetra/Sistimetra acumulou um legado de projetos emblemáticos que marcaram a SGTC/SACE em Portugal. Desde a instalação do primeiro sistema na década de 70 na sede do Banco Espírito Santo até aos mais recentes como o Hospital Internacional dos Açores, Bluepharma, Hovione, Hotel JAM, EDOL (sistema validado), passando pelo Centro Cultural de Belém, Edifício “Marconi”, Hotel Ritz, Casinos do Estoril e de Lisboa, a empresa contribuiu e continua a contribuir para a modernização e otimização energética de edifícios nos mais diversos setores da economia portuguesa. Sem esquecer os inúmeros edifícios e indústrias equipados com equipamentos fornecidos pelo Grupo, que se torna impossível enumerar.
Imagen

Capítulo 5: Agradecimento e reconhecimento

O sucesso do Grupo Contimetra/Sistimetra não seria possível sem o contributo de todos os que fazem parte desta história. A empresa reconhece e agradece a paixão e dedicação dos seus colaboradores, a confiança dos seus clientes, o apoio dos seus parceiros e a amizade dos seus fornecedores.
Imagen

Capítulo 6: Futuro em construção

O Grupo Contimetra/Sistimetra olha para o futuro com o mesmo entusiasmo e ambição que marcaram os seus 60 anos de história. A adesão da terceira geração ao Grupo é uma garantia de continuidade e promessa de mais inovação. O evento da celebração do seu sexagésimo aniversário foi sem dúvida um ponto alto na coesão da equipa atual de modo a reforçar o seu comprometimento com os nossos valores, na persecução da Visão e Missão do Grupo.

Grupo CONTIMETRA/SISTIMETRA: 60 anos a transformar equipamentos em Soluções Inovadoras e Customizadas.

Empresas ou entidades relacionadas

Contimetra - Instrumentos Industriais, Lda.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial