Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Climatização por difusores têxteis

Sodeca13/03/2024
2ª parte
Imagen

Principais aplicações e respetivos benefícios

Armazéns

Em grandes armazéns as condutas têxteis proporcionam uma distribuição uniforme do ar, garantindo uma temperatura estável. Este é, geralmente, um dos requisitos para armazéns de produtos para consumo alimentar. Nos casos em que há pessoas a trabalhar em ambiente com baixas temperaturas, estas tornam-se mais sensíveis a correntes de ar. Nestas situações, a incorreta distribuição de ar pode causar maior ocorrência de doenças. Com as condutas têxteis é possível uma distribuição do ar sem causar correntes de ar, criando uma atmosfera confortável.

 

Indústria

Os sistemas têxteis de distribuição de ar são a solução perfeita para qualquer ramo de indústria. Eles providenciam uma distribuição uniforme do ar, a um preço imbatível e permitem direcionar o ar de acordo com os requisitos do utilizador. As diversas possibilidades de suspensão, permitem optar pela solução mais conveniente em qualquer situação, tendo em consideração a construção do teto e outras características arquitetónicas.

 

Pavilhões desportivos

Os recintos desportivos são locais adequados para a aplicação de condutas têxteis, devido à diversidade de sistemas de distribuição de ar capazes de se adequar a qualquer projeto. As condutas permitem difundir o ar frio a uma velocidade baixa, tornando a difusão de ar impercetível para quem se encontra no recinto. As condutas têxteis são a melhor solução em termos de preço e funcionalidade. Nas piscinas, as condutas têxteis são igualmente uma excelente solução, uma vez que o material têxtil apresenta elevada resistência ao ambiente severo e um menor custo relativamente aos sistemas de conduta rígida isolada e resistente à corrosão. A possibilidade de escolher diferentes cores para as condutas permite acrescentar um aspeto estético diferenciador ao recinto.

 

Instalações provisórias

A utilização de sistemas têxteis de distribuição de ar para aquecimento ou arrefecimento em instalações provisórias apresenta diversas vantagens. Uma vez que as condutas têxteis têm baixo peso (entre 100 a 400 g/m2), os tetos ligeiros que se apresentam neste tipo de estruturas provisórias podem suportar estas cargas sem colocar em causa a segurança. A montagem das condutas é rápida, geralmente através de cabos de aço e ganchos costurados no difusor. O facto de as condutas serem fabricadas com material de alta qualidade e resistência permite que as condutas sejam reutilizáveis em outras instalações. O arrefecimento ou aquecimento por meio de uma única unidade de climatização interligada a um sistema de conduta têxtil resulta numa distribuição de ar mais eficiente, comparativamente com sistemas de climatização que dispersam o ar diretamente para o espaço, apresentando assim também uma melhor relação custo-benefício. Por exemplo, no caso de aquecimento sem um sistema de distribuição de ar, o fluxo de ar acabará por subir, sobreaquecendo a zona abaixo do teto, resultando em perdas de calor. Similarmente, no caso de arrefecimento, um intenso fluxo de ar causará arrefecimento localizado e correntes de ar, assim como zonas com arrefecimento insuficiente. Os desafios dos exemplos apresentados, podem ser solucionados, eficientemente, através da utilização de sistemas têxteis de distribuição de ar definidos em função da instalação em causa.

 

Supermercados

Os sistemas de distribuição de ar com condutas têxteis em supermercados conseguem obter distribuição do ar substancialmente mais uniforme que os sistemas de distribuição tradicionais. O facto de serem mais económicas, ser possível escolher de entre uma variedade de cores e a possibilidade de diferentes configurações de distribuição de ar para distintas áreas do espaço, permitem-lhes ter uma aplicabilidade mais diversificada. Por exemplo, fazer a distinção das zonas quentes ou frias de um supermercado evita a interferência com o funcionamento das arcas frigorificas. Principalmente para espaços com pé direito elevado é possível um sistema de distribuição têxtil com uma ou mais fiadas de furos de maior diâmetro, ou a utilização de nozzles têxteis para permitir maior alcance da difusão. Para além disso, a resistência ao fogo do tecido está em conformidade com os requisitos das várias normas.

Instalação de difusor/conduta têxtil em Supermercado

Conforme referido anteriormente, os supermercados, devido à sua tipologia, são espaços onde a conduta têxtil é a solução ideal para distribuição de ar e climatização. De seguida apresenta-se de forma resumida as características de uma instalação num supermercado de retalho grossista.

No que diz respeito ao espaço visado, a arquitetura pressuponha a existência de áreas com características distintas, nomeadamente zonas com teto falso e zonas sem teto falso, tendo estas um pé-direito mais elevado. Paralelamente, foram desenhadas zonas com necessidades de climatização distintas, como por exemplo, a zona dos frescos, que pressupunha apenas insuflação em arrefecimento (ver figura 1). Desta forma, as condutas desta zona foram dimensionadas com microperfuração, complementada com furos de pequeno diâmetro dimensionados em função do alcance necessário em cada zona. Assim, foi possível eliminar potenciais correntes de ar indesejáveis no espaço.

Figura 1

Figura 1.

No que respeita à integração arquitetónica das condutas no espaço, além da cor selecionada pelo cliente, nas zonas de teto falso, projetou-se uma solução com condutas semicirculares instaladas junto ao teto. Deste modo, e considerando o tipo de montagem das condutas, a solução ideal passou pela utilização de condutas com duplo perfil de alumínio. O uso de perfil de alumínio fixo diretamente ao teto em ambas as laterais da conduta, bem como a utilização de banda de união contínua entre a conduta e o perfil, denota continuidade estrutural entre a conduta e o respetivo teto (ver figura 2). Por outro lado, a existência de teto falso permite ocultar a respetiva ligação entre a conduta têxtil e a unidade climatizadora. Assim, a entrada de ar na conduta têxtil não ficou localizada num dos seus extremos, mas sim na zona superior, diretamente junto ao teto, ficando desta forma invisível para o observador.
Figura 2

Figura 2.

No que concerne às zonas sem teto falso, optou-se pela instalação de conduta circular com dupla suspensão lateral através de perfil de alumínio. A fixação dos perfis de alumínio ao teto é efetuada mediante pendurais de cabo de aço espaçados de 2m (ver figura 3). Nestas zonas, as necessidades de climatização são distintas. Logo, de forma a conseguir uma boa distribuição de ar na zona ocupada, a solução de difusão selecionada passou por perfuração com furos de maior diâmetro, permitindo, assim, maior alcance.
Figura 3

Figura 3.

Empresas ou entidades relacionadas

Sodeca Portugal Lda

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial