Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Daikin apresenta a VRV 5 Bomba de Calor

Alexandra Costa01/03/2024
Com a apresentação dos modelos RXYA e RXYSA a gama fica completa.
Imagen
A Daikin começou o ano a apresentar o equipamento que “faltava à família”. Foi esta forma que foi apresentada a VRV5 Bomba de Calor. Isto porque os outros elementos foram apresentados em 2023.

Na prática a Daikin apresentou dois modelos que têm como objetivo o apoiar a descarbonização dos edifícios comerciais: o modelo RXYA com descarga vertical e o modelo RXYSA em formato mini com descarga horizontal. Segundo a marca são equipamentos que reduzem, significativamente, o impacto ambiental direto e indireto, ao mesmo tempo que oferecem simplicidade e flexibilidade, tanto em termos de segurança como de facilidade de conceção e instalação.

Como é que estes equipamentos podem ajudar a descarbonização dos edifícios? Por um lado, porque têm um impacto direto reduzido graças à elevada eficiência sazonal – segundo a Daikin permitem uma maximização da eficiência de funcionamento em condições reais com ηs, c até 298,3 % e reduzem os custos de funcionamento em comparação com os custos tradicionais – e, por outro, porque têm um impacto reduzido, graças ao fluído frigorigéneo R-32 de GWP mais baixo. Isto na prática permite a redução do Potencial de Aquecimento até 71%, quando comparado com o R-410A. Além disso o fluído frigorigéneos com um único componente é passível de ser recuperado e reutilizado. Sem esquecer o requisito de verificação d fugas reduzido, de acordo com os gases fluorados (apenas uma inspeção/ano até 74kgs de carga total).

Um outro ponto que diferencia os novos equipamentos prende-se com a utilização da tecnologia Shîrudo. Através da mesma é possível instalar o VRV R-32 em qualquer divisão da casa. A esta característica junta-se a flexibilidade de instalação, graças às medidas de controlo do fluído frigorigéneo fornecido de série. Na prática isto significa que não são necessários estudos complexos nem equipamento fornecido localmente. Por outro lado, a bomba de calor é certificada por um organismo independente, de acordo com a norma de produtos IEC60335 2-40.

foto

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial