Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Daikin: as Smart Cities e a urgência de inverter o consumo energético dentro de casa

Daikin18/12/2023

Com o objetivo de inverter o consumo energético e alcançar objetivos futuros, as novas diretivas europeias estão a impulsionar a eficiência ao nível dos edifícios modernos, através de uma combinação de soluções que proporcionam conforto térmico para os habitantes e contribuem para a redução do consumo de energia e a busca de boas práticas sustentáveis.

As habitações não têm sido uma prioridade nas iniciativas das chamadas smart cities ou cidades inteligentes, quando em contraste com outros desafios como a rede de transportes, ou questões de consumos de energia em iluminação. No entanto, esta ordem tende a alterar-se à medida que as cidades inteligentes mudam o seu foco de infraestruturas e inovações tecnológicas para uma conceção mais ampla no que respeita a qualidade de vida.

Por outro lado, é notório o crescente número de pessoas que vive em áreas urbanas. Um crescimento que leva a uma maior procura de espaço habitacional e que faz com que o setor da construção multifamiliar cresça nas cidades do futuro. Fatores que levam a que o setor da construção desempenhe um papel significativo no consumo de energia e represente 40% da energia utilizada na UE.
Com o objetivo de inverter o consumo energético e alcançar objetivos futuros, as novas diretivas europeias estão a impulsionar a eficiência ao nível dos edifícios modernos, por exemplo através de:
  • Sistemas inteligentes de controle de temperatura: Utilização de sensores e algoritmos para otimizar o uso de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) de acordo com a capacidade necessária, as condições climáticas e a qualidade do ar interior.
  • Infraestrutura verde: Integração de elementos naturais, como áreas verdes, para reduzir a temperatura urbana e melhorar a qualidade do ar.
  • Monitorização da qualidade do ar: Sensores para monitorizar a qualidade do ar e ajustar os sistemas de climatização e de ventilação em tempo real, contribuindo para ambientes mais saudáveis e maior conforto.
  • Ventilação: Um sistema de ventilação, garante a circulação e a melhoria da qualidade do ar interior, diluindo e removendo partículas e poluentes, contribuindo para um ambiente saudável dos ocupantes de edifícios. Um sistema de ventilação eficiente pode contribuir para a redução do consumo de energia, com a redução das necessidades de aquecimento ou arrefecimento dos equipamentos de climatização.
  • Eficiência energética: Adoção de tecnologias que reduzem o consumo de energia nos sistemas de climatização, como equipamentos mais eficientes e fontes de energia renovável.
  • Redes de arrefecimento urbano: Implementação de soluções que arrefecem áreas urbanas.
  • Planeamento urbano sustentável: Integração da climatização nos planos urbanos, considerando a orientação de edifícios, a seleção de materiais de construção e o design urbano para otimizar o conforto térmico.
A combinação dessas soluções proporciona conforto térmico para os habitantes e contribui para a redução do consumo de energia e a busca de boas práticas sustentáveis.
E, é aqui que a Daikin, líder em inovação há mais de 90 anos, assume o desafio dos edifícios de apartamentos multifamiliares ao aplicar soluções baseadas na tecnologia. Dos edifícios de habitação baixos aos mais elevados, dos sistemas de aquecimento individuais aos centralizados, da modernização à construção nova, a Daikin tem as unidades, a experiência e a solução para responder a cada realidade.

O caso de Milão

Milão, solução de refrigeração para bairro
Milão, solução de refrigeração para bairro

A Daikin participou recentemente num projeto cujo objetivo passava por, a partir da reconstrução, oferecer uma solução de refrigeração a um bairro de Milão, Itália. Para tal, a Daikin forneceu dois chillers centrífugos arrefecidos a água da gama DWSC, com capacidade total de 5MW. Uma vez instaladas, estas unidades passaram a fornecer arrefecimento a um bairro composta por edifícios residenciais (500 casas), 10.000 m2 dedicados a lojas, 30.000 m2 de escritórios e um parque com 160.000 m2.

Localizado a apenas 16 minutos de Milão Duomo, este bairro tornou-se contemporâneo e projetado para ser moderno, verde e ambientalmente sustentável. Por outras palavras, após o projeto de remodelação, a eficiência energética e a minimização do impacto ambiental de toda a área tornaram-se pedra de toque. O segredo? Entre eles destacamos um sistema de refrigeração eficiente e capaz de satisfazer as necessidades térmicas, ao mesmo tempo que permite um baixo consumo de energia e contribuiu para reduzir as emissões de dióxido de carbono.
Imagen
Solução de monitorização e controlo Daikin on Site
Solução de monitorização e controlo Daikin on Site

A possibilidade de controlar e monitorizar a instalação também deve ser destacada. Os aspetos de monitorização e controlo remoto foram abordados através da solução de controlo integrado nas unidades e simultaneamente via DaikinOnSite (DoS), um serviço único de monitorização remota e manutenção inteligente. A combinação dos dois permitiu a integração do controlo das unidades remotamente, analisar o desempenho dos chillers e programar a manutenção preventiva para evitar quebras e garantir a continuidade da operação de forma normal.

foto

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial