Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Fórum Sanitop reuniu 1.500 profissionais

09/10/2023
Evento, realizado na ^Batalha, deu a conhecer as últimas novidades e debater a sustentabilidade, transição energética e a digitalização.
Imagen
No final de setembro, mais precisamente no dia 29, cerca de 1.500 profissionais estiveram reunidos no Fórum Sanitop que, este ano, teve um motivo acrescido de interesse, com a comemoração das três décadas de atividade do grupo, e que levou a que o tema de destaque foi “30 anos, juntos, por um futuro melhor”.

O evento anual, que nesta edição deste ano contou com a presença de mais de 70 expositores, nacionais e estrangeiros, que apresentaram as mais recentes soluções e novidades neste setor – tanto nos segmentos da Climatização e Ar Condicionado, Material Elétrico e Sistemas Sanitários - contou também com a realização de várias palestras e sessões temáticas em que o grande enfoque foi a sustentabilidade, transição energética e a digitalização.

Johan Stevens, diretor-geral da Sanitop
Johan Stevens, diretor-geral da Sanitop
Johan Stevens, diretor-geral da Sanitop afirmou que “em 30 anos são muitos os momentos que nos marcaram. Obviamente, para mim e para a minha mulher Elisa, que juntos criamos a Sanitop, contratar o primeiro colaborador e talvez a abertura da primeira loja são dois marcos que nunca esqueceremos. Depois, alargar a empresa a Lisboa (e mais tarde a todo o país) foi outro marco que se seguiu de um caminho muito enriquecedor. Mais tarde, diria que a formação a clientes, que permitiu a criação da Academia Sanitop, é outro dos marcos que nos orgulha. Não menos importante foi a criação do Fórum Sanitop, que se realiza desde 2006, e ao longo dos anos tem sido uma oportunidade para partilhar ideias inovadoras, junto também dos profissionais de instalação e de projeto”.

O executivo afirmou ainda que “este ano tivemos muitas novidades dos nossos parceiros, a serem apresentadas durante o evento, quer nos seus stands, quer em sessões de apresentação, que tiveram uma grande preocupação e enfoque na eficiência energética e hídrica, cada vez mais importantes para os nossos clientes”.

Imagen
Um dos pontos altos do evento foi a intervenção de Miguel Muñoz Duarte, professor de empreendedorismo na Universidade Nova SBE, que se debruçou sobre a Inteligência Artificial, deixando o alerta aos profissionais presentes de que a “a tecnologia está a mudar o mundo e já está cá em Portugal. Está nas nossas mãos fazer esta mudança”.

Numa apresentação interativa e com um discurso emotivo, Miguel Muñoz Duarte avisa que a transformação digital não é fácil para as PMS. “Não é fácil, não é rápida e não é barata. As empresas continuam a utilizar muito papel, muito Excel, com pouca eficiência”. Contudo, “o futuro das PMEs passa pelas nossas mãos, pela tecnologia”.

Na opinião de Miguel Muñoz, a solução é utilizar o sistema No Code, um dos modelos simplificados da Inteligência Artificial. É um sistema intuitivo, que coloca nas mãos de quem o utiliza as soluções. É mais rápido de aprender e permite conjugar várias plataformas, para gerir obras e clientes e páginas de vendas automáticas”.

Empresas ou entidades relacionadas

Sanitop - Material Sanitario, Lda

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial