Informação profissional do setor das instalações em Portugal

EcoStruxure™ Transformer Expert ou como otimizar a vida dos transformadores

17/03/2023
O EcoStruxure™ Transformer Expert é uma solução que permite a monitorização em tempo real do estado de um transformador ou parque de transformadores. É um sistema IoT combinado com análise preditiva que permite tomar decisões relacionadas com a manutenção dos transformadores, reduzindo paragens e custos e prolongando a sua vida útil.
Imagen

Com este sistema é possível antecipar 40% mais avarias do que com a manutenção regular. Graças a isso, as paragens não planeadas são reduzidas em 30%, um ponto de importância vital em sistemas onde o transformador desempenha um papel crítico.

Os testes em ambiente real também comprovam a deteção de 40% mais falhas em comparação com os sistemas de inspeção tradicionais. Isto aumenta a disponibilidade do equipamento em 30% e reduz os custos de manutenção em 25%.

Com tudo isto, é possível prolongar a vida útil dos transformadores entre três e cinco anos.

Sensor inteligente Schneider Electric

O EcoStruxure™ Transformer Expert incorpora um sensor inteligente que monitoriza a atividade de descarga parcial (PD) no transformador. Especificamente, as medições são feitas em dois parâmetros de ruído principais:

  • Nível de ruído de fundo em dBuV/m
  • Quantidade e potência dos picos de impulso sobre o ruído de fundo.

Qualquer variação de dados que implique uma alteração da atividade de descarga parcial é detetada pelo sensor, o que reduz incidentes e avarias.

O sensor incorpora também um acelerómetro MEMS para monitorizar as vibrações no transformador. Quaisquer disrupções neste parâmetro podem levar a alterações na frequência de ressonância da vibração do tanque, um ponto que estaria sob controlo graças ao EcoStruxure Transformer Expert.

Sistema de avaliação de riscos e modelagem de cenários

Esta solução inclui um índice de estado baseado em IEEE, Cigre e outras normas internacionais. Com base neles, são enviados alertas automáticos sobre parâmetros que podem exigir determinadas ações de manutenção em quatro categorias principais:

  • Dielétrico
  • Riscos para o isolamento sólido
  • Operações
  • Envelhecimento.

A estas funcionalidades devemos adicionar a modelagem de cenários, através da qual é possível prever a resposta do transformador a mudanças na configuração da refrigeração ou das cargas.

Através de gráficos 'Antes e Depois' obtemos o impacto dessas mudanças na Descarga Parcial, na temperatura, na tensão de rutura do óleo, no WCP ou na atividade da água.

Torna-se possível, portanto, saber as consequências de certas decisões na vida útil do transformador, antecipando problemas técnicos e aplicando as correções adequadas e atempadas para que nada de mal venha a acontecer.

Para além de tudo isso, o EcoStruxure Transformer Expert pode ser instalado em apenas 45 minutos, utilizando o sistema Plug & Play. A ligação à Cloud é praticamente imediata e os primeiros dados reportados são recebidos num máximo de 24 horas após a instalação.

Esta é, assim, a solução líder de mercado para conhecer a situação real dos transformadores, avaliando, monitorizando e prevendo o estado da isolação e a vida útil restante. Uma nova forma de melhorar a tomada de decisões com base em dados e análises em tempo real.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric Portugal Lda.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial