Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Casa Ladera. Um projeto de Artio Studio, com Geberit nas casas de banho

23/02/2023
Marta de Lozoya e Marcos Jurado, diretora de decoração de interiores e arquiteto diretor da Artio Studio falam sobre as soluções arquitetónicas e de design que criaram para o projeto.
Imagen
A Casa Ladera é uma impressionante vivenda unifamiliar situada nas montanhas que rodeiam a localidade de Alella, na província de Barcelona (Espanha). Na Casa Ladera destacam-se particularmente, os dois volumes geométricos sobrepostos que emergem do terreno em grande pendente e deixam uma das suas arestas aparentemente a flutuar no ar. O corpo superior é o piso das zonas comuns e o inferior alberga os quartos. Todas as divisões da casa estão orientadas para o ambiente natural que forma um tapete verde diante do mar que se vê ao longe.

O projeto e o seu desenvolvimento é obra da Artio Studio. Nesta entrevista a Marta de Lozoya e Marcos Jurado, diretora de decoração de interiores e arquiteto diretor da Artio Studio, respetivamente, descobrimos as soluções que permitiram o enorme sucesso deste desafiante projeto.

Marcos, qual é a vossa prioridade quando criam um projeto de habitação? Design inovador? Bom aproveitamento do espaço? Durabilidade e fiabilidade das instalações?

A verdade é que na hora de desenhar fico obcecado em cumprir todas estas características, pois um bom projeto não pode ser apenas estético ou funcional. Deve ser atrativo à vista, ao mesmo tempo que cómodo para quem vai lá viver, duradouro e de qualidade, sem esquecer outros três pormenores, muito importantes: a um preço correto, de execução o mais breve possível e que respeite o meio ambiente.

É muito importante conhecer bem os hábitos dos nossos clientes antes de começar a trabalhar, de forma a criar uma casa adaptada às suas necessidades. Acredito que saber ouvir é um dos ingredientes essenciais do nosso cocktail de sucesso. E é importante estarmos atualizados com as constantes inovações oferecidas pelos fornecedores, pois permite-nos apresentar melhores soluções aos milhares de detalhes construtivos existentes numa obra desta magnitude e com o nível de exigência que uma residência requer.

Marta, como é que se consegue criar um espaço funcional e ao mesmo tempo agradável e acolhedor e que se adapte às necessidades do cliente?

Em primeiro lugar, é fundamental conhecer as necessidades do cliente, pois cada um tem as suas. A partir daí, o espaço será configurado de maneira que funcione, organizando as divisões na devida ordem e orientação e com as devidas ligações ou separações. Se configurarmos muito bem o que referimos antes, escolhendo os materiais certos e em equilíbrio e utilizando a iluminação adequada, teremos um espaço muito apetecível.

Ultimamente, tentamos incluir várias opções de iluminação nas divisões. Assim, dependendo da situação, o cliente pode criar diferentes cenários, com iluminação mais direta para maior visão ou iluminação indireta e menos intensa para criar espaços de descanso.

Marcos, quais são os principais desafios que enfrenta no seu dia-a-dia como arquiteto?

Oferecer um tratamento tão personalizado e um serviço em que o cliente se sinta protagonista implica um trabalho instrutivo adicional. Os técnicos que estão no setor há muitos anos encontram rapidamente soluções para os problemas colocados por uma obra, enquanto que ao cliente é preciso explicar, fazendo-lhe entender as vantagens e desvantagens entre as diferentes opções possíveis para que cheguem às mesmas conclusões. Mas o maior desafio é garantir que todos os desejos, dos técnicos e dos clientes, se consigam ajustar ao orçamento do projeto.

Qual dos seus trabalhos representou um desafio maior para si e se se orgulha de como conseguiu resolvê-lo?

A Casa Ladera é, provavelmente, o projeto mais complexo que já realizámos, dadas as características do terreno. Era um local terrivelmente inclinado no qual teve de ser feita uma terraplenagem realmente vertiginosa. Este tipo de terrenos representam uma desvantagem para cada industrial envolvido na obra, mas aquilo que é um desafio extra, depois de superado, vem também acompanhado por uma dose extra de orgulho.
O sifão de parede Geberit Wall Drain permite aplicar o pavimento contínuo até dentro do duche. Lavatórios semiencastrados Geberit VariForm...
O sifão de parede Geberit Wall Drain permite aplicar o pavimento contínuo até dentro do duche. Lavatórios semiencastrados Geberit VariForm.

No caso específico da Casa Ladera, trata-se de um projeto de construção industrializada, certo?

Na Casa Ladera foram utilizados diferentes sistemas de construção para garantir um resultado fiável e otimizar ao máximo os tempos, tendo em conta a complexidade do terreno: o piso superior e a cobertura foram executados com estes sistemas industrializados.

No nosso gabinete simpatizamos muito com os modelos de construção industrializada do tipo CLT, por exemplo, porque realmente significaram uma evolução no mundo da construção. Este setor tem dificuldade em adotar medidas de melhoramento. A vida evolui e, com ela, tudo deve evoluir ao mesmo ritmo.

A construção industrializada demorou a chegar à nossa cultura, mas tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Este sistema permitiu reduzir os prazos de execução, facto muito importante para uma sociedade onde reina a pressa. Além disso, garante níveis de qualidade muito superiores, com menos riscos de má execução, pois a maior parte do processo é realizada na fábrica. As obras com este tipo de estrutura são espaços limpos. E provavelmente o mais importante é que oferece grandes vantagens ambientais durante o processo de fabrico e grandes qualidades ecológicas e de conforto na moradia acabada, devido ao seu baixo nível de condutividade.

Isto, evidentemente, pode ser extrapolado para outros elementos integrantes de uma obra. Entre eles, a obra veria reduzido o prazo de entrega e minimizados os erros de execução no local. A sociedade precisa desta evolução e tenho a certeza de que o mercado tende a aperfeiçoar-se para oferecer soluções que levem a construção nesse caminho.

Marta, centrando-nos agora nas casas de banho, observamos uma crescente preferência pelos sistemas de encastrar, uma vez que melhoram a divisão em termos de espaço, estética e facilidade de limpeza. Com base na sua vasta experiência, acha que os sistemas encastrados com sanitários e móveis suspensos já são uma tendência?

Acho que, nos meus 10 anos de experiência no setor, nunca instalei uma sanita que não tivesse autoclismo de interior e nos duches, talvez não sejam 10 anos, mas já há muitos anos que não instalo uma torneira de superfície. Com isto quero dizer que este tipo de solução já está muito consolidado. Como bem diz, proporcionam um resultado muito superior em termos de estética, funcionalidade e sem ter de fazer um investimento muito superior ao de uma instalação tradicional com autoclismo ou torneiras à vista na frente da parede.

O que acha das soluções geberit? Acha que contribuem para um projeto de maior qualidade e total confiança e fiabilidade?

Geberit es mi firma de confianza, en cuanto a soluciones para el baño. Sus productos son los que más empleo en mi labor como interiorista. Y es así porque nunca me han dado problemas.

A Geberit é a minha empresa de confiança quando se trata de soluções para a casa de banho. Os seus produtos são os que mais utilizo no meu trabalho como designer de interiores. E é assim porque nunca me deram problemas.

Considera que o apoio oferecido pela geberit tanto na fase de desenvolvimento de um projeto como na execução das obras faz a diferença no mercado?

Na pergunta anterior, falávamos sobre a crescente preferência por sistemas encastrados e acho que a vossa equipa teve um papel muito importante nisso. Vocês fizeram uma potente divulgação e formação das vantagens dos produtos embutidos no sector profissional. Pela nossa parte, os profissionais transmitiram esta informação ao cliente final. Também acho muito importante o apoio que vocês dão, antes e durante a instalação. Como tudo o que é novo, é preciso dar formação aos profissionais para que saibam como instalar. É uma situação vantajosa para todos: o profissional aprende a montar e a Geberit evita potenciais contratempos para os clientes finais.

Empresas ou entidades relacionadas

Geberit - Tecnologia Sanitária, S.A.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial