Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Daikin com Soluções Integradas para habitação coletiva

Daikin17/03/2023
Setor está a adotar tecnologias mais sustentáveis, o que está a levar a uma mudança nos sistemas de aquecimento do tipo combustão para bombas de calor.
Imagen
Do ponto de vista da conservação de energia e prevenção do aquecimento global, o mercado europeu de aquecimento tem mudado para tecnologias mais sustentáveis. Estamos a assistir a uma mudança nos sistemas de aquecimento do tipo combustão para bombas de calor.
Por isso, as bombas de calor tornam-se cada vez mais relevantes no mercado. Como as bombas de calor não queimam combustível fóssil e geram muito menos emissões de gases de efeito estufa do que as opções convencionais de aquecimento, estas são uma ótima opção para tornar os edifícios eficientes e compatíveis com os regulamentos europeus.
Temos visto essa mudança para diferentes tipos de construção. No entanto, o aquecimento no mercado de habitação coletiva, não mudou quase nada. Provavelmente devido à falta de espaço para instalação de unidades no exterior de cada habitação.

Habitação Coletiva – algum contexto

O conceito “habitação coletiva” agrupa, por um lado, um ou mais edifícios formados por várias casas, cada uma delas habitada por uma família. Por outro lado, define um sistema de vida particular, muito popular no norte da Europa e influenciado pelas tradições habitacionais nórdicas. Essas iniciativas buscam criar projetos habitacionais que enfatizem a comunidade, a interação e o apoio à vizinhança.
Assim, a habitação coletiva pode ser uma forma de construir um sistema comunitário, mas também é uma forma de oferecer habitações mais acessíveis às pessoas, principalmente nas grandes cidades. É uma forma de maximizar o uso do terreno para construção, especialmente em áreas de alta densidade populacional, onde os terrenos têm um preço elevado.

Requisito para sistemas AVAC numa aplicação de habitação coletiva

Assegurar o aquecimento e o conforto otimizando os consumos energéticos é um grande desafio para os construtores de habitação coletiva.

As habitações multifamiliares na Europa constituem uma boa parte do parque imobiliário europeu. Especialmente se considerarmos que, em 2017, 42% das pessoas na UE-28 viviam em apartamentos. (*) Portanto, os prédios de apartamentos estão entre os contribuintes mais relevantes para o consumo de energia e emissões de CO2 do setor da construção na UE.

Por esta razão, as engenharias estão permanentemente à procura de soluções inovadoras e de baixo consumo de energia, que possam garantir a eficiência energética do edifício e a conformidade com os regulamentos europeus.

Soluções integradas da Daikin para habitação coletiva

Para fornecer equipamentos de aquecimento sustentável e de elevado desempenho energético a edifícios de apartamentos e habitações coletivas, a Daikin pode integrar produtos “Applied” como a bomba de calor R-32 EWYT-B- com produtos de aquecimento residencial como o Daikin Altherma 3 GEO R-32, oferecendo assim um sistema que facilmente supera o problema de espaço limitado em edifícios altos.
Usando-o como uma unidade de bomba de calor central conectada a várias unidades internas, o Daikin Altherma 3 GEO pode garantir conforto de aquecimento/arrefecimento, água quente sanitária e controlo de temperatura individual para as habitações individuais que acomodam as unidades internas.
A sinergia entre a Daikin EWYT-B- e o Daikin Altherma 3 GEO permite reduzir consideravelmente as perdas de calor e os riscos de sobreaquecimento graças à distribuição térmica altamente eficiente perto da temperatura ambiente. A distribuição de energia em todo o edifício usando temperaturas de água próximas do ambiente reduz o tamanho do diâmetro dos tubos e requer menor isolamento na tubagem em comparação com um sistema convencional.
Além disso, aquecimento, água quente e arrefecimento podem ser fornecidos usando uma rede de 2 tubos, oferecendo economia de capital em relação às soluções tradicionais de 4 tubos.
Este sistema pode ainda ser complementado com uma vasta e flexível gama de unidades terminais Daikin (piso radiante e/ou fancoils) que permitem ao cliente escolher o que pretende para o seu apartamento.
É possível realizar uma operação altamente eficiente simultaneamente para aquecimento, arrefecimento e água quente sanitária, graças ao efeito de recuperação de calor entre os apartamentos.
Desta forma, as emissões anuais de CO2 podem ser significativamente reduzidas em comparação com as caldeiras de combustão convencionais.
Imagen

As vantagens de utilizar a bomba de calor Daikin R-32 EWYT-B-

A utilização das bombas de calor Daikin R-32 permite que todo o sistema seja ainda mais eficiente e amigo do ambiente graças à utilização do refrigerante R-32.
Na verdade, o R-32 é considerado o refrigerante mais equilibrado em termos de impacto ambiental, eficiência energética, segurança e economia para equipamentos de ar condicionado e bombas de calor, e pode fornecer os níveis combinados mais baixos de emissões diretas e indiretas de CO2.
Isto é possível graças ao refrigerante de baixo GWP R-32, mas também graças aos melhores níveis de eficiência da classe oferecidos nos modos de arrefecimento e aquecimento.
Isto é possível graças ao refrigerante de baixo GWP R-32, mas também graças aos melhores níveis de eficiência da classe oferecidos nos modos de arrefecimento e aquecimento.

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial