Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Requisitos normativos na iluminação desportiva

Lumosa25/01/2023
A iluminação desportiva apresenta particularidades interessantes e desafiantes. Está tipicamente ligada a grandes áreas e, em alguns casos, com níveis de Iluminação bastante elevados. Estes dependem do tipo de desporto, tendo em conta a dimensão da bola e a velocidade da mesma, mas também o nível de competição e os requisitos das respetivas ligas ou associações desportivas.
Imagen

Neste artigo abordamos essencialmente as situações que não requerem transmissão televisiva, que serão a grande maioria das infraestruturas desportivas utilizadas por clubes e coletividades para treinos e formação ou cujos jogos são realizados durante o dia.

Concretizando para o futebol, o desporto com maior número de praticantes e seguidores em Portugal, tendo como referência a Norma Europeia 'EN12193 - Sports Lighting', são definidas 3 classes que definem parâmetros mínimos consoante a competição:

Imagen
A Iluminância Horizontal média medida no terreno de jogo ao nível do solo resulta da média das iluminâncias medidas numa grelha pré-definida centrada no campo (por exemplo para um campo com dimensões típicas de 100 x 64 m a grelha a considerar será de 19 x 13 pontos).

A Iluminância é medida em ‘Lux’ sendo uma medida quantitativa do nível de iluminação incidente. Valores de iluminância horizontal superiores favorecem a perceção das formas e o contraste permitindo antecipar reações e estimular a visão e a atividade física.

A Uniformidade é definida como o valor mínimo de iluminância medida num determinado ponto da grelha sobre o valor médio da iluminância medida na grelha e dá-nos informação sobre a homogeneidade da distribuição da luz no terreno. Valores demasiado baixos ou inferiores a 0,5 indiciam zonas mais escuras que podem provocar cansaço visual ou mesmo diminuir a perceção das formas aumentando o tempo de reação dos jogadores.
O Índice de encadeamento é uma medida do desconforto causado pela intensidade de luz numa determinada direção e pode provocar o desconforto ocular ou mesmo ser inibidor da visão em casos extremos. (Situação idêntica ao impacto de um automóvel com os máximos ligados…).

Este valor deve ser calculado para uma grelha de observadores posicionados no campo a uma altura de 1.5 m em diferentes direções sendo influenciado também pelas reflexões existentes. O valor máximo admissível é de 55 sendo tanto pior quanto maior o seu valor. (O encadeamento será percetível para valores superiores a 30 sendo já pronunciado para valores superiores a 50, pelo que o valor de 55 estará no limite do aceitável).

O Índice de Restituição cromática mede a capacidade com que uma fonte de luz consegue reproduzir as cores dos objetos iluminados. O valor máximo de 100 é obtido pela luz solar (luz do dia). Valores mais elevados tornam o ambiente mais agradável e favorecem a experiência de jogadores e espectadores.

Os Sistemas de iluminação artificial em recintos desportivos devem providenciar segurança, conforto e bem-estar para os jogadores e espectadores, devem ser eficientes e precisos na colocação da luz evitando desperdícios.

Neste sentido uma visão holística do produto, da envolvente, da infraestrutura, das necessidades de cada cliente e dos normativos regulamentares aplicáveis deve ser tida em conta por uma equipa profissional de 'Light Design' por forma a tirar o máximo benefício de cada situação.

As soluções Lumosa são desenvolvidas na Holanda por uma equipa de engenharia multidisciplinar com uma elevada experiência acumulada. Há mais de 15 anos no mercado a desenvolver soluções de Iluminação LED profissionais contamos com mais de 3.000 obras mundialmente. A Lumosa especializou-se na Iluminação Desportiva para todo o tipo de recintos, desde o desporto recreativo até às competições profissionais.

Imagen

Para mais informações sobre as soluções Lumosa Lighting, aceda a www.lumosa.pt ou contacte-nos através do e-mail: geral@lumosa.pt

Empresas ou entidades relacionadas

Lumosa Iberia, Lda

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial