Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric revela portefólio crescente para stakeholders da indústria de rede e energia

02/12/2022

A Schneider Electric anunciou várias novas tecnologias que resolvem desafios prementes da geração de energia renovável, operação e equipamentos de rede e combustíveis legados na Enlit 2022 em Frankfurt, Alemanha.

Imagen

As novas tecnologias de energia e os projetos mais recentes da empresa apresentados no evento oferecem soluções práticas e sustentáveis para a incerteza energética a curto e longo prazo da Europa.

As últimas adições às ofertas líderes de mercado da Schneider Electric destinam-se a pequenas, médias e grandes empresas de serviços públicos, bem como a players no setor da energia, tanto no lado da geração como da procura da rede.

“De forma resumida, estamos a enfrentar dois desafios energéticos simultâneos e significativos”, comentou Frederic Godemel, EVP Power Systems & Services da Schneider Electric.

“O primeiro é a crise energética, para o qual a solução é a segurança energética, especialmente na Europa. O segundo são as alterações climáticas, que podem ser resolvidas através da descarbonização da energia. As escolhas e os investimentos em energia devem abordar cada um destes desafios, e reconhecemos que a digitalização dá resposta a ambos e deve ser, hoje, o foco de todos os stakeholders do setor”, acrescentou.

A digitalização é um fator indispensável, permitindo a transição energética e a continuidade de negócio a todos os players do setor energético. Isto inclui os operadores da rede de distribuição, que ocupam um papel central no cenário da energia descarbonizada, permitindo a transição energética nos lados da oferta e da procura da equação energética.

No lado da oferta, o foco permanece na integração de muitas mais fontes de geração de eletricidade de baixo carbono. No lado da procura, o objetivo é facilitar as revoluções do prosumer e da eletrificação que estão em curso nas indústrias, nos edifícios e na mobilidade, como as novas infraestruturas de veículos elétricos (VE) e a transição dos processos industriais dos combustíveis fósseis para a eletricidade.

Nunca foi tão importante executar isto com a agilidade necessária para minimizar as consequências da crise energética e das mudanças climáticas.

As novas ofertas e anúncios de projetos da Schneider Electric têm em conta o duplo desafio da segurança energética e da descarbonização veiculando os valores fundamentais das Redes do Futuro (Grids of the Future), que permitem a transição energética e um futuro net-zero através da sustentabilidade, flexibilidade, fiabilidade, resiliência e eficiência.
  • Sustentabilidade

O EcoStruxure for Renewables expande suavemente os gémeos digitais desde a fase de projeto e engenharia até às operações e manutenção das instalações de energia renovável. A nova solução foi pensada para empresas que desenvolvem projetos de energia renovável, incluindo projetos híbridos que combinam energia solar, eólica e armazenamento. É também ideal para empresas industriais que pretendem descarbonizar-se, integrando fontes híbridas de energia nas suas operações, como energia solar no local e grupos de geradores tradicionais.

Descarbonização da rede: Dois pilotos importantes da tecnologia de celas de média tensão de ar puro AirSeT estão ativos em campo no sul da Alemanha. A operadora de rede de distribuição Netze BW instalou a unidade principal AirSet da Schneider Electric na sua rede; e outro marco importante foi a instalação em grande escala, em novembro, de 17 compartimentos primários de celas AirSet pela operadora de rede ED Netze.

Energia verde: A Schneider Electric está a criar uma estratégia para ajudar os proprietários da rede a construir a sala de controlo do futuro, capaz de gerir o fornecimento de várias energias, incluindo hidrogénio verde, com base num modelo de trabalho desenvolvido com a Gasunie nos Países Baixos.

  • Flexibilidade

Gestão Ativa de Rede: A Schneider Electric e a ENWL estão a colaborar para aumentar a flexibilidade da rede para conectar mais fontes renováveis, veículos elétricos, armazenamento de energia e a crescente eletrificação das cargas. O EcoStruxure ADMS com o módulo DERMS permite contratos flexíveis de ligação do cliente e novos tipos de serviços de rede para evitar restrições de rede, adiar investimentos em infraestrutura e alcançar metas de energia livre de carbono.

Orquestração do carregamento de VE: Trabalhando com fabricantes de VE e empresas de serviços públicos alemãs, como a EWE Netz e a Bayernwerk Netz, como parte do projeto unIT-e2, a Schneider Electric está a permitir a eletrificação dos transportes através de redes mais transparentes e flexíveis. O projeto oferece soluções e experiência em gestão de energia, incluindo o EcoStruxure DERMS para a otimização da rede, infraestrutura de carregamento inteligente e edifícios inteligentes com foco na gestão de rede de baixa tensão.

  • Fiabilidade e Resiliência

O EcoStruxure Grid Operation é uma solução de software escalável e preparada para o futuro que oferece gestão de interrupções e módulos SCADA especificamente pensados para empresas de serviços públicos de pequena e média dimensão. Esta tecnologia moderna, que ajuda a maximizar a fiabilidade, a resiliência e a eficiência operacional, tem implementação e manutenção fáceis, e ao mesmo tempo serve como alicerce de uma jornada gradual para a Gestão Avançada da Distribuição.

O EcoStruxure XR Operator Advisor é um conjunto abrangente de serviços que permite que as equipas de campo executem a manutenção de equipamentos utilizando uma sobreposição digital projetada em tempo real com recurso a modelagem digital 1:1 para ativos da vida real.

“Estamos entusiasmados por sermos pioneiros destas tecnologias e serviços para as redes do futuro, permitindo a independência energética e a descarbonização”, afirmou Alexis Grenon, Senior Vice President of Digital Grid da Schneider Electric. “Estamos no momento certo, pois muitos governos estão a eliminar barreiras e a incentivar a mudança para tecnologias de energia verde e digital, como a Diretiva de Energia Renovável da União Europeia e a Lei de Emprego e Investimento em Infraestrutura dos EUA”, conclui.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial