Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Terra Cloud e Schneider Electric unem forças para acelerar a sustentabilidade dos Data Centers

30/11/2022

A Schneider Electric anunciou que está a expandir a sua parceria estratégica com a Terra Cloud (Wortmann AG), uma das principais operadoras de Data Centers de colocation da Alemanha, para acelerar os seus compromissos de sustentabilidade.

Imagen

Até à data, a Terra Cloud tem utilizado uma solução 'chave na mão' do portefólio EcoStruxure™ for Data Centers da Schneider Electric, que permite impulsionar a eficiência energética em todo o seu campus.

Como parte da sua estratégia de neutralidade carbónica (net zero), planeia fazer a transição para 100% de energia renovável, fornecida por energia eólica e solar fotovoltaica onshore, e testará os benefícios da tecnologia de refrigeração líquida por imersão ao nível do chassis numa nova prova de conceito.

Um líder local

A Terra Cloud, parte da Wortmann AG, opera um Data Center de 5MW altamente resiliente e tolerante a falhas em Hüllhorst, no noroeste da Alemanha. As suas instalações oferecem uma ampla gama de serviços de missão crítica para Cloud e pequenas e médias empresas (PME), incluindo colocation e hosting, Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Software como Serviço (SaaS), armazenamento, recuperação de desastres e backup.
Ao desenvolver uma parceria estratégica com a Schneider Electric, implementou um dos Data Centers de colocation com maior eficiência energética da região e registou uma procura acelerada, por parte de parceiros e clientes, pelos seus serviços de Cloud e hosting durante os últimos 10 anos. Agora, com o aumento dos custos de energia, a empresa identificou uma oportunidade importante para impulsionar a eficiência operacional e energética no seu Data Center, que tradicionalmente permite aos clientes beneficiarem de poupanças de custos de 20 a 30% ao mudarem para as suas instalações de hosting.

Acelerar a eficiência e a sustentabilidade

Para garantir os mais altos níveis de resiliência e eficiência, a Terra Cloud foi o primeiro fornecedor de colocation na Europa a implementar a fonte de alimentação ininterrupta (UPS) Galaxy VL da Schneider Electric com baterias de íons de lítio – utilizando o seu modo patenteado eConversion para proporcionar 99% de eficiência sem comprometer a disponibilidade. A empresa também renova e recicla a tecnologia nos seus Data Centers, para garantir que servidores e componentes da infraestrutura possam ser utilizados em aplicações de segunda vida.

Atualmente utiliza a arquitetura EcoStruxure™ for Data Centers da Schneider Electric para permitir uma maior eficiência. Isto inclui racks e PDUs APC™ NetShelter SX, aparelhagem de distribuição de baixa e média tensão, equipamentos de refrigeração InRow e chillers Uniflair™, juntamente com o EcoStruxure IT Data Center Expert e o DCIM Data Center Operations, com um Sistema de Gestão de Edifícios (BMS) integrado, para insights e monitorização em tempo real.

Como parte da sua nova estratégia de sustentabilidade, a Terra Cloud planeia tirar partido do poder da energia eólica e solar onshore, passando de um mix de 80% de recursos renováveis e 20% de recursos finitos para uma alimentação 100% proveniente de energia renovável. Para além disso, ao trabalhar com a Schneider Electric, criará uma prova de conceito para testar a eficiência energética e os benefícios de sustentabilidade da tecnologia de refrigeração líquida por imersão ao nível do chassis.

“Na Terra Cloud, os nossos valores fundamentais sempre se basearam em resiliência, eficiência e o serviço líder da indústria, e cabe-nos continuar a elevar a fasquia em termos de energia e sustentabilidade”, afirmou Martin Klein, CEO da Terra Cloud (Wortmann AG). “Ao trabalhar com a Schneider Electric, vamos implementar o piloto da utilização de refrigeração líquida para conseguir maior eficiência e trabalhar com o nosso ecossistema local para garantir que o nosso fornecimento de energia é o mais fiável, renovável e sustentável possível”, salienta.

“A resiliência, a eficiência e a sustentabilidade tornaram-se pontos focais para a nossa indústria, e é vital que exploremos todas as possibilidades para alcançar a neutralidade carbónica, ” comentou Vincent Barro, VP, Secure Power Division da Schneider Electric DACH. “Desde o primeiro momento, a nossa parceria com a Terra Cloud visava apoiar os requisitos de design técnico e eficiência do seu campus, e estamos muito satisfeitos por progredir ainda mais nela, à medida que a empresa dá este importante passo em frente na sua jornada de sustentabilidade”, conclui.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial