Informação profissional do setor das instalações em Portugal

VRV 5HR com recuperação de calor: o compromisso da Daikin com a descarbonização

Ana Clara30/11/2022
A Daikin está empenhada em proteger o ambiente, contribuir para espaços seguros, saudáveis e confortáveis ao longo do ciclo de vida do edifício. É tudo isto que incorpora nos seus produtos e soluções, com tecnologia de ponta, tendo em vista a meta da descarbonização. Neste caminho, rumo à sustentabilidade, a Daikin apresentou o seu novo sistema VRV5HR com recuperação de calor, em dois eventos distintos, dirigidos a instaladores e projetistas: a 8 de novembro, no WOW Porto, em Vila Nova de Gaia, e a 10 de novembro, no Hotel Miragem, em Cascais. Ambos contaram com a presença de um elemento da equipa de gestão de produto da Daikin Europe, João Teixeira.
Apresentação da série VRV 5HR decorreu a 8 de novembro, em Vila Nova de Gaia

Apresentação da série VRV 5HR decorreu a 8 de novembro, em Vila Nova de Gaia.

O novo VRV 5HR com recuperação de calor incorpora a mais recente evolução da tecnologia de Volume de Refrigerante Variável (VRV), desenvolvida, pela primeira vez, pela Daikin há 40 anos. Foi especificamente concebido para ajudar a reduzir significativamente a pegada de carbono dos edifícios. A solução de climatização centra-se tanto na redução do impacto ambiental direto como indireto, “com uma simplicidade e flexibilidade inigualáveis na conceção e instalação”, segundo a Daikin.

Para impulsionar a descarbonização dos edifícios, os novos sistemas devem reduzir o impacto direto e indireto de CO2 equivalente. Nesta senda, a Daikin tem-se focado em maximizar a eficiência operacional em condições reais, minimizando este impacto. A nova solução apresenta uma eficiência sazonal com um aumento de desempenho de 13% em comparação com a geração anterior.

Além disso, o eficiente sistema de recuperação de calor de 3 tubos da Daikin, que permite arrefecimento e aquecimento simultâneos, oferece o controlo individual, bem como aquecimento praticamente gratuito através da transferência de calor de áreas que requerem arrefecimento para aquelas que necessitam de aquecimento.
Para também reduzir consideravelmente o potencial impacto direto do sistema, o VRV5 com recuperação de calor é concebido para o refrigerante R-32, de menor potencial de aquecimento global. O R-32 não só transporta calor com mais eficácia do que o R-410A, permitindo uma carga de refrigerante mais baixa, como também tem um menor potencial de aquecimento global o que, em conjunto, reduz as potenciais emissões diretas de CO2eq do sistema em até 71%. O R-32 é também um refrigerante de um só componente, que favorece a economia circular, uma vez que é fácil de recuperar e reciclar.
Esta combinação funcional e tecnológica transforma o VRV5 com R32 na solução ideal para projetos onde o impacto ambiental é prioritário, incluindo os que procuram certificação BREEAM, LEED ou Best Partner.
“A eficiência energética dos edifícios é um requisito cada vez mais procurado pelos proprietários de edifícios comerciais. Programas de certificação tais como o BREEAM, LEED e Best Partner são cada vez mais populares. O facto de os sistemas a R32 precisarem de menos quilos de refrigerante do que sistemas equivalentes a R410A e também o menor GWP do R32 versus o R410A, permitem que seja atribuído um crédito extra no processo de certificação BREEAM e LEED”, explica a Daikin

Flexibilidade: adapta-se a qualquer edifício comercial

O VRV5 com recuperação de calor da Daikin também oferece a melhor conceção da sua gama e versatilidade de instalação, o que significa que é adequado para uma grande variedade de edifícios e locais de instalação.
O sistema tem uma vasta gama de temperaturas de funcionamento até +46 °C para arrefecimento e até -20 °C para aquecimento.
Tem cinco níveis para reduzir a pressão sonora, permitindo uma instalação de acordo com os requisitos legais e de planeamento, ao mesmo tempo que melhora os níveis de conforto.
A tecnologia flexível de bomba de calor pode ser facilmente adaptada para se ajustar a qualquer edifício e lugar
A tecnologia flexível de bomba de calor pode ser facilmente adaptada para se ajustar a qualquer edifício e lugar.

O VRV5 com recuperação de calor oferece o mesmo comprimento de tubagens que a gama VRV atual e diâmetros de tubagem ainda mais pequenos, reduzindo assim o espaço de instalação necessário e os custos de instalação. Contempla igualmente a mais ampla gama de unidades exteriores do mercado a R32, com capacidades de aquecimento até 90kW. Além disso, incorpora sensores de fuga e válvulas de corte, tudo isto combinado com a tecnologia Shîrudo, da Daikin, pode ser utilizado em salas e espaços pequenos, eliminando muitas das restrições do limite de concentração em caso de fuga.

A tecnologia flexível de bomba de calor pode ser facilmente adaptada para se ajustar a qualquer edifício e lugar. Caraterísticas em destaque:

  • Capacidade inigualável da unidade exterior até 90 kW em aquecimento (28 CV)
  • Comprimentos e desníveis de tubagens para qualquer aplicação VRV
  • Funcionamento silencioso através de 5 níveis de som baixo, proporcionando uma pressão sonora de 40 dB(A)
  • Caixas BS completamente redesenhadas para instalação mais rápida e manutenção mais fácil.

Segurança e tranquilidade com a tecnologia Shîrudo

A tecnologia Shîrudo proporciona versatilidade para controlar, com precisão, o clima interior de qualquer divisão ou superfície sem considerações adicionais.
Com as medidas de controlo de fugas integradas de fábrica e fácil validação através do software de design VRV Web Xpress, no caso de uma fuga de refrigerante, esta é imediatamente detetada e a parte afetada da instalação é isolada. Isto minimiza a fuga e significa que apenas as unidades na parte afetada do sistema serão desligadas, enquanto as restantes permanecerão em funcionamento.

Graças à tecnologia Shîrudo, o sistema VRV 5 é muito versátil para controlar a climatização interior de qualquer divisão:

  • Tranquilidade - a Daikin assegura a conformidade com a norma de produto IEC60335-2-40
  • As medidas de controlo do fluido frigorigéneo integradas de fábrica tornam o VRV 5 rápido e flexível de selecionar sem a necessidade de cálculos complexos e morosos
  • Certificação por um corpo notificado (SGS CEBEC) garante que, desde que as dimensões estejam de acordo ao selecionado no VRV Xpress, todos os requisitos legais relacionados com inflamabilidade se encontram em cumprimento.

Unidades interiores e controlos inteligentes para uma solução integrada

O VRV 5 com recuperação de calor é compatível com uma gama de unidades interiores otimizadas, especialmente concebidas para funcionar com o R-32, oferecendo a máxima flexibilidade para todas as configurações.
Para que o funcionamento seja tão simples quanto possível, os controladores intuitivos e de fácil utilização asseguram que o sistema funciona da forma mais conveniente e eficiente possível. O mini sistema GTC da Daikin, o Intelligent Touch Manager, integra facilmente o controlo climático e equipamento de terceiros num único sistema. Ao fornecer acesso local e na nuvem, os gestores de edifícios podem controlar os sistemas a partir de qualquer local através de ecrã tátil, Intranet ou Internet.
Dizer ainda que o apoio que a Daikin fornece com o seu novo VRV 5 com recuperação de calor é uma mais-valia para projetistas e instaladores. Uma vasta gama de ferramentas, tais como objetos BIM e ferramentas de software simplificam a conceção e seleção do sistema, com total apoio fornecido pela equipa de especialistas da Daikin.
A Daikin apresentou o seu novo sistema VRV5HR com recuperação de calor, em dois eventos distintos, em Portugal...
A Daikin apresentou o seu novo sistema VRV5HR com recuperação de calor, em dois eventos distintos, em Portugal, dirigidos a instaladores e projetistas, um em Lisboa e outro em Vila Nova de Gaia.

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial