Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric ajuda Landsec a criar edifício net-zero no centro cultural de Londres

28/10/2022
O ‘The Forge’ é o primeiro edifício comercial do Reino Unido construído em conformidade com o enquadramento net-zero do UK Green Building Council (UKGBC), tanto na construção como nas operações. Alimentado por eletricidade 100% renovável e 107 painéis fotovoltaicos, conseguiu reduzir em 25% o carbono incorporado na fase de construção, utilizando um inovador design de plataforma nas técnicas de fabrico e montagem (P-DfMA).
foto

O 'The Forge', o primeiro empreendimento comercial neutro em carbono (net-zero) da Landsec, vai contar com soluções inteligentes de gestão de energia da Schneider Electric.

A Landsec e Schneider Electric colaboraram estreitamente desde a fase inicial de conceção deste desenvolvimento pioneiro, que deverá estar concluído no final de 2022 e está alinhado com o compromisso da Landsec de se tornar uma empresa neutra em carbono e reduzir as emissões absolutas de carbono em 70% até 2030.

Uma abordagem inteligente às emissões líquidas zero

O ‘The Forge’, um empreendimento no hub cultural de Bankside, em Londres, engloba dois novos edifícios de escritórios comerciais com nove andares cada um, o ‘Bronze’ e o ‘Phosphor’, que em conjunto compreendem cerca de 13.000m2 de espaço interno líquido.

O ‘The Forge’ pretende ser o primeiro empreendimento comercial de escritórios construído e operado de acordo com o enquadramento de edifícios net-zero do UKGBC. É também o primeiro esquema de escritórios a ser construído utilizando a abordagem de design de plataforma altamente sustentável nas técnicas de fabrico e montagem (P-DfMA). A Schneider Electric contribuiu para o processo de construção fora do local, o que incluiu a produção de unidades de embalagem para os controlos do Sistema de Gestão de Edifícios (BMS). O projeto vai beneficiar de toda a gama de produtos EcoStruxure™ for Buildings da Schneider Electric, com soluções de edifícios inteligentes e gestão de energia que incluem:

  • EcoStruxure™ Building Operation: Oferece um maior controlo aos gestores de instalações, otimizando as operações de gestão de edifícios.
  • EcoStruxure™ Power Monitoring Expert: Concebido para ajudar a maximizar o tempo de funcionamento e a eficiência operacional, oferece insights sobre a saúde do sistema elétrico e o consumo de energia.
  • EcoStruxure™ Power Advisor e EcoStruxure™ Building Advisor: Fornece dados relevantes e insights acionáveis através da monitorização constante dos sistemas e da identificação de falhas para abordar proativamente as ineficiências de um edifício.
  • Produtos e Componentes Inteligentes de Baixa e Média Tensão: Permitem a monitorização completa da utilização de energia e atualizações em tempo real do estado da infraestrutura.

“O acesso ao conhecimento e inovação da Schneider Electric desde cedo, ainda no processo de design, reforçou indubitavelmente as nossas ambições net-zero para este projeto“, afirmou Neil Pennell, Head of Design Innovation and Property Solutions da Landsec.

”A variedade da sua oferta vai permitir-nos melhorar a experiência dos ocupantes, a eficiência operacional e as credenciais de sustentabilidade dos edifícios, que vão adaptar-se às mudanças climáticas e à utilização ao longo do tempo, minimizando o carbono em todo o ciclo de vida. É essencial que as novas construções continuem a cumprir os objetivos climáticos na fase operacional, razão pela qual as soluções de edifícios inteligentes da Schneider Electric são tão cruciais”, adianta.

“O ‘The Forge’ é a prova de que os edifícios neutros em carbono são possíveis. A Landsec está a criar, hoje, os edifícios do futuro. Crucial para isso é utilizar tecnologias inteligentes e tirar partido do poder da eletricidade inteligente, limpa e digital – algo a que chamamos Eletricidade 4.0 – desde os primeiros momentos, “comentou Kas Mohammed, VP Digital Energyda Schneider Electric UK & Ireland.

”Com muitas empresas a ver o tempo esgotar-se rapidamente para cumprirem os seus objetivos de neutralidade carbónica, espero que o trabalho realizado pela Landsec proporcione inspiração e um caminho a seguir para quem não sabe por onde começar”, acrescenta.

O ‘The Forge’ foi selecionado pela Innovate UK, parte da UK Research and Innovation, como projeto de demonstração da iniciativa ‘Transforming Construction Challenge’, em reconhecimento do seu design pioneiro e técnicas de construção inovadoras – que contribuíram, até à data, para uma redução de cerca de 25% do carbono incorporado desde a fase inicial de design.

A tecnologia de ponta da Schneider Electric também vai ajudar os edifícios a atingir o objetivo de Design para o Desempenho (Design for Performance – DfP) da Landsec. A classificação energética em utilização é deduzida através de uma iniciativa apoiada pela indústria que visa colmatar a lacuna de desempenho, estabelecendo um método para assegurar que os novos complexos de escritórios cumprem o seu nível de desempenho previsto, durante a fase operacional. O conjunto completo de dashboards EcoStruxure™ vai ajudar a Landsec a monitorizar o progresso no seu caminho de neutralidade carbónica e a obter a sua meta da classificação NABERS UK de 5*.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric España, S.A.U.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial