Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Concreta e Elétrica revelaram dinamismo do setor da arquitetura, construção e engenharia

Ana Clara24/10/2022

A 30. edição da Concreta teve lugar de 13 a 16 de outubro, na Exponor. Revista O Instalador - editora Induglobal - foi media partner e marcou presença no certame com stand próprio. Em paralelo, decorreu a Elétrica.

Em simultâneo, a Elétrica e a Concreta reuniram cerca de 27.000 visitantes profissionais
Em simultâneo, a Elétrica e a Concreta reuniram cerca de 27.000 visitantes profissionais.
O coração criativo do País bateu ao ritmo dos cerca de 300 expositores e inúmeras atividades paralelas que, durante quatro dias, se deram a mostrar no certame.
Depois de uma pausa forçada, a Exponor voltou, assim, a promover, em simultâneo, as duas feiras de referência no setor da construção em Portugal, atraindo milhares de visitantes nacionais e internacionais. O regresso ao formato presencial foi muito valorizado por expositores e visitantes que destacam a vitalidade e dinâmica das feiras, em sintonia com o setor.

Com um formato renovado e a celebrar 30 edições, a Concreta – Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia voltou a servir de plataforma de contacto e partilha entre empresas e profissionais do setor, alicerçada nas temáticas da construção sustentável e da economia circular.

Em simultâneo, a Elétrica - Feira de Material Elétrico e Eletrónica trouxe luz sobre as novas tendências em eficiência energética. Ambos os eventos reuniram cerca de 27.000 visitantes profissionais, que revelaram, nas palavras de Amélia Estevão, diretora da feira “um grande entusiasmo por voltar ao contacto presencial, à interação com as marcas e à recolha de informação sobre novas soluções para os seus projetos”.

No rescaldo das feiras que ocuparam os pavilhões da Exponor, de 13 a 16 de outubro, Bruno Baldaia, Vice-Presidente da Ordem dos Arquitetos, entidade parceira da Concreta, ressalva “o programa ambicioso de debates e apresentações, que teve uma excelente adesão do público, ávido de informação e de voltar à partilha de ideias e contactos”.

Já Teresa Barbosa, representante da Ordem dos Engenheiros, também parceira do evento, destaca o feedback dos expositores que “notaram um crescimento qualitativo substancial na feira, tanto a nível da qualidade dos expositores como do perfil de visitantes, com resultados práticos a nível da concretização de negócios e de parcerias”. A responsável refere mesmo que “esta edição foi uma consagração de um ciclo de renovação que a Concreta tem vindo a implementar desde 2017, afirmando-se hoje em dia como a principal feira do setor em Portugal”.

O regresso ao formato presencial foi muito valorizado por expositores e visitantes que destacam a vitalidade e dinâmica das feiras...
O regresso ao formato presencial foi muito valorizado por expositores e visitantes que destacam a vitalidade e dinâmica das feiras, em sintonia com o setor.

As empresas participantes partilham o entusiasmo face ao novo formato que “atrai mais e melhores visitantes e, por consequência, resulta em contactos mais qualitativos”, refere Paulo Grilo, da Tromilux, empresa expositora na Elétrica. Já Carlos Manuel, da Amorim Revestimentos, faz um balanço “extremamente favorável desta edição”, destacando o “agrado dos visitantes e expositores pelo regresso ao contacto presencial”, naquele que foi um “regresso em força da Concreta”.

A 30ª edição da Concreta trouxe várias novidades, entre elas o ciclo de conferências ‘Na Primeira Pessoa’, com o propósito de dar voz aos arquitetos, engenheiros e designers que se distinguiram pela adoção de boas práticas de sustentabilidade e ainda o ‘Dream Lab’, um espaço, dedicado a start-ups, como forma de valorização de novos talentos e potencialização de oportunidades.

A internacionalização das feiras, um dos objetivos da Exponor Exhibitions, organizadora dos eventos, concretizou-se pela presença de comitivas de compradores internacionais de Cabo Verde, Alemanha, Itália, República Checa, Alemanha, Países Baixo, Espanha, França e Polónia.

“Temos vindo a investir sobretudo na qualidade da programação paralela à feira, com conferências, palestras e iniciativas que atraem não apenas os visitantes nacionais como internacionais. De destacar, nesta edição a reunião do Sector Group Europeu para a Construção, integrado na iniciativa da Enterprise Europe Network e ainda as conferências, com especialistas internacionais, em temas como sustentabilidade, digitalização e transição verde”, conclui Amélia Estevão.

Preceram apresentou novidades

O Grupo Preceram marcou igualmente presença na Concreta 2022.

Ávila e Sousa, Diretor Técnico e Marketing do Grupo Preceram, salienta que a afluência de público “superou as expectativas” sendo que “também foi notório o interesse por soluções que contribuem para o conforto associado à poupança de energia, estando o Grupo Preceram em destaque, tanto no stand como nas diversas colaborações e eventos a que se associou durante a feira”.

Stand do Grupo Preceram, sempre com muitos curiosos
Stand do Grupo Preceram, sempre com muitos curiosos.

No certame, o Grupo Preceram apresentou duas novidades. Primeiro, a nova placa da Gyptec, a Gyptec Gold, foi um dos grandes destaques do Grupo Preceram nesta edição.

A placa Gold é uma placa multifunções resistente a tudo. É produto de excelência da gama de soluções Gyptec, combina as múltiplas vantagens dos vários tipos de placas, permitindo resolver todas as necessidades de um projeto usando apenas uma placa.

Foi também apresentada a nova biblioteca de soluções de paredes exteriores adequadas a edifícios NZEB. Esta nova biblioteca de soluções foi desenvolvida em parceria com o ITeCons que aceitou o desafio do Grupo Preceram para levar a cabo a caraterização técnica de um conjunto de soluções construtivas que combinassem materiais das várias empresas do grupo, mas também de outras empresas parceiras.

As várias presenças e ações do Grupo podem ser vistas aqui.

Elevação Segura faz balanço positivo

Filipe Lima, da Elevação Segura, refere à Revista O Instalador que as expectativas “foram superadas quanto ao número de visitantes”. Acima de tudo, vinca, o certame demonstrou “o interesse dos mesmos quanto à funcionalidade das soluções expostas e a mais-valia para as atividades diárias de cada uma das empresas. A simples curiosidade não era o principal objetivo. Também um dos aspetos realçados pelos visitantes, foi a adequabilidade ao uso na vertente de Segurança e o respetivo contributo para minimizar o esforço físico dos colaboradores”.

Grande parte do sucesso, realça o responsável, deveu-se à estratégia montada para que “o cliente obtivesse sempre uma resposta em função das suas prioridades em termos de investimento”. Isto é, a Elevação Segura “desafiou parceiros de negócio, de forma a dar solução quanto à modalidade de aquisição de equipamentos GEDA. A própria Elevação Segura enquanto distribuidor oficial da GEDA, apresentava a vertente de venda, a ESCAND oferecia a opção de aluguer e a EFACONT- gestão e contabilidade a possibilidade de financiamentos ou mesmo projetos de investimentos”.
Elevação Segura na Concreta
Elevação Segura na Concreta.
De referir também a presença no stand do representante do fabricante GEDA, Klaus Lannziner - Area sales manager - que já vem sendo uma presença habitual nos eventos em que a Elavação Segura participa. “É muito importante apresentar a proximidade com quem idealiza e produz os equipamentos em exposição”, adianta Filipe Lima.
Sendo a Concreta a feira de construção de referência nacional, “apostamos fortemente na possibilidade de mostrar grande parte do potencial existente, nomeadamente, o aluguer de um espaço exterior com uma estrutura em andaime e um elevador GEDA 500 ZZP para que os interessados pudessem verificar as funcionalidades do equipamento em exibição”.

Lumosa: referência na iluminação desportiva profissional

Três anos depois da sua primeira participação a Lumosa voltou a estar presente na Elétrica em 2022.

“Foi com enorme entusiasmo que vivenciámos este momento de confraternização e partilha com parceiros de longa data e com os novos contactos que surgiram de norte a sul do País sem esquecer as ilhas”, afirma José Marques, da Direção Técnica da Lumosa.
Responsáveis da Lumosa, no stand da empresa, na Elétrica 2022
Responsáveis da Lumosa, no stand da empresa, na Elétrica 2022.
Acrescenta ainda que: “estamos cientes da importância de estar presentes num dos maiores encontros do setor elétrico e da engenharia por forma a consolidar o nosso posicionamento como marca de referência na iluminação desportiva profissional, pelo que continuaremos a manter uma presença assídua. Obrigado a todos”.

Lestada

Também a Lestada marcou presença no certame. Marques Correia, gerente da empresa, sublinha que para Lestada, o “rescaldo da feira foi muito positivo”.

Com dois stands na Concreta, foram muitos os que visitaram o stand da empresa, resultando, de acordo com o responsável, “em dezenas de milhares de euros faturados na feira, com entregas imediatas, visitas pós-feira, etc.”.
Stand da Lestada
Stand da Lestada.
Recorde-se que a Lestada é uma empresa dedicada à representação de marcas internacionais para o mercado nacional. A sua equipa tem uma larga experiência no fornecimento e distribuição nos mais diversos setores de atividade. Representam as seguintes marcas: Xcellent, Paul Voormann, iQ Power Tools, MAX e Aimsak.

Empresas ou entidades relacionadas

Exponor-Fiporto - Feira Internacional do Porto, S.A. (Concreta)
Grupo Preceram | Volcalis - Isolamentos Minerais, S.A.
Lestada, Lda
Lumosa Iberia, Lda
Preceram - Indústrias de Construção, S.A.
Soluções de Elevação, Unipessoal, Lda. (Soluções Geda)

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial