Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Um quadro eléctrico correctamente concebido poupa espaço e material para a instalação.

A garantia de continuidade de serviço, um dos desafios dos quadros elétricos

Redacção Interempresas18/10/2022

O quadro elétrico é o coração de qualquer instalação elétrica. Ainda assim, estima-se que, na Europa, cerca de 70 milhões de habitações apresentem deficiências em matéria de segurança elétrica. De facto, 50% dos incêndios são consequência de falhas elétricas.

Para prevenir possíveis riscos elétricos, os quadros elétricos tornam-se peças essenciais na equação e devem contar com uma proteção adequada contra sobretensões. Além disso, um quadro elétrico tem a obrigação de ser seguro, cumprir a legislação e assegurar a continuidade do serviço da instalação. Por estas razões é importante que os quadros elétricos cumpram as normas mais recentes em matéria de cablagem e regulamentos elétricos.

O objetivo de um quadro elétrico tem de ser oferecer 100% de segurança ao utilizador

O que implica não contar com um sistema de quadros elétricos adequado? A título de exemplo, só o impacto de um raio nas proximidades de um edifício ou de uma linha elétrica, é capaz de provocar uma sobretensão até 6000 V. Isto pode resultar, no pior dos casos, em danos irreparáveis nos aparelhos e dispositivos eletrónicos que estejam ligados à instalação elétrica.

Na montagem elétrica, caso se inclua um descarregador de sobretensões transitórias, acrescentamos uma proteção ao quadro elétrico contra as sobretensões que são provocadas por causas atmosféricas, raios ou manobras na rede. Com isso, os quadros elétricos podem garantir a continuidade do serviço. Este facto é cada vez mais importante para os utilizadores que valorizam de forma muito positiva que o fornecimento elétrico não sofra interrupções inesperadas.

O mercado dispõe de uma ampla gama de soluções de quadros elétricos que contribuem para impedir um incêndio antes que o mesmo deflagre. A Schneider Electric já disponibiliza aos utilizadores a possibilidade de instalar uma proteção elétrica total. A proteção modular Acti9 proporciona a oportunidade de contar com um quadro elétrico totalmente seguro. Além do mais, esta gama de quadros elétricos é uma gama eficiente e de fácil instalação.

Os quadros elétricos adaptam-se às novas necessidades de digitalização
Os quadros elétricos adaptam-se às novas necessidades de digitalização

Escolher um modelo adequado de quadro elétrico implica uma importante poupança de espaço e de cablagem

O quadro elétrico também pode incluir os interruptores e diferenciais para assegurar uma proteção magnetotérmica. A gama Acti9 permite uma fácil instalação e manutenção de todo o quadro elétrico. Simultaneamente, esta gama proporciona uma poupança de espaço tanto no próprio quadro elétrico como no local onde se vai instalar.

O sistema modular disponibilizado pela gama Acti9 proporciona uma segurança total ao utilizador devido às características VISI-SAFE e VISI-TRIP. Estes quadros elétricos proporcionam uma poupança de cablagem e menos tempo para efetuar a ligação, otimizando o tempo de ligação e reduzindo o consumo de energia. Os quadros elétricos da Schneider podem ser complementados com outras tomadas e mecanismos para permitir dar resposta às necessidades de instalação do utilizador. De facto, atualmente os quadros elétricos da Schneider para habitações já podem, inclusivamente, integrar o sistema de domótica.

Estes quadros elétricos oferecem, os mais elevados padrões de segurança e qualidade, e também dão resposta à elevada necessidade de digitalização e conetividade devido à tecnologia sem fios de gestão da energia.

Os riscos do sistema elétrico não avisam, pelo que é importante contar com um quadro elétrico que contemple uma abordagem preventiva. É primordial manter o sistema elétrico atualizado, juntamente com os aparelhos, e contar com um quadro elétrico 100% seguro na instalação.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial