Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Controlador lógico programável ajuda à digitalização e gestão da tecnologia na indústria

O sistema PLC ajuda a alcançar o máximo rendimento dos equipamentos eletrónicos

Redação Interempresas21/09/2022
A indústria 4.0 e a digitalização trazem consigo um aumento da procura de maquinaria inteligente. De facto, é esperado que o mercado global deste tipo de maquinaria alcance um investimento superior a 250 milhões de dólares até 2024. Para poder explorar todo o potencial deste tipo de maquinaria associada à digitalização, entra em jogo o controlador lógico programável (PLC). Este tecnologia PLC permite realizar um acompanhamento em tempo real dos equipamentos e ainda uma integração padronizada em diferentes arquiteturas (POC UA).

A digitalização dentro da indústria 4.0 tem entre os seus objetivos alcançar uma poupança de custos através da inclusão de programas fáceis de gerir. Entre as vantagens do PLC deve-se destacar que, no caso das máquinas pequenas inteligentes, se trata de um dispositivo fácil e resolutivo para as necessidades que o utilizador final possui e permite programar de forma fácil uma produção contínua.

Por outro lado, o PLC, incorporado em máquinas grandes que são capazes de realizar a gestão remota e a conetividade, supervisiona equipamentos como por exemplo atuadores de movimento e acionamento, E/S remotas e outros componentes descentralizados.

Se o seu caso for um tipo de maquinaria adequada para linhas de produção, o PLC permite controlar esta classe de equipamentos que atuam como uma grande unidade. O pessoal encarregado da linha de produção pode, devido ao PLC, aceder aos dispositivos de forma fácil e obter potentes diagnósticos com dados de monitorização de forma remota, ao mesmo tempo que ganham em flexibilidade, fiabilidade e segurança na produção.

A gama Modicon PLC da Schneider Electric é a que tem melhor desempenho na sua classe
A gama Modicon PLC da Schneider Electric é a que tem melhor desempenho na sua classe.

As máquinas industriais exigem PLC que sejam simples e ao mesmo tempo eficientes

No intuito de alcançar a quarta revolução industrial existem dois pilares muito importantes, que são a comunicação e a digitalização, fatores chave na hora de escolher o controlo lógico programável que melhor se adeque às máquinas. Atualmente, este PLC deve incluir elementos como a interconexão entre dispositivos. A Schneider Electric conta com uma família de PLC capazes de comunicarem tanto de forma local como remota através de HMI, SCADA, Drives, etc.

A gama de PLC oferece ao utilizador diversos benefícios para integrar diferentes protocolos e a encriptação da internet das coisas, fornecendo assim a conetividade na nuvem. Oferece quatro vantagens principais para a indústria, que são:

  • A digitalização: O PLC é capaz de incorporar a máquina na nuvem, assim como as instalações. Conta com diferentes redes estruturadas que possibilitam uma fácil integração na unidade de produção.
  • Flexibilidade: o utilizador pode, devido ao PLC, adaptar a automatização com as caraterísticas que pretende graças aos módulos de comunicação inteligente.
  • Eficiência: o design Smart Engineering do PLC da Schneider Electric reduz a necessidade de cablagens do Fieldbus visto que é possível gerir os dispositivos EtherNet / IP e Sercos com a mesma cablagem.
  • Segurança: A gama de PLC da Schneider cumpre com a norma de segurança integrada. Para além disso, oferece uma cibersegurança a nível de comunicação encriptada, separação de redes, certificação de Aquiles, acesso de utilizadores/gestão de direitos de utilizador...

A poupança de tempo que o sistema PLC oferece ajuda a aumentar a eficiência.

Os sistemas de automatização baseados em PLC (controladores lógicos programáveis) têm por objetivo poupar tempo em logística, manutenção de máquinas e produção. Este tipo de eficiência operacional não abranda e torna-se vital para a competitividade da indústria.

A facilidade e o fácil acessos dos operadores a este tipo de controladores, faz com que se elimine em grande medida a necessidade de recorrer a um técnico em todas as falhas que possam ocorrer.

O PLC da gama Modicon permite a programação através de uma porta USB sem necessitar que o controlado esteja ligado. A memória SD permite atualizações ou lançamentos no campo do PLC. Os módulos de E/S do tipo digital e módulos especiais adequados para o arranque de motores e Machine Safety. Todas estas caraterísticas, em conjunto com o software de configuração EcoStruxure Machine Expert Basic, permite que os especialistas possam utilizar arquiteturas pré-estabelecidas de forma simples e como consequência, alcançar uma poupança de tempo e uma maior produtividade e automatização industrial.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial