Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric avisa: é hora de fazer frente ao lado da procura da transição energética

19/09/2022
Executivos seniores da empresa estão a promover o debate sobre a energia na Climate Week em Nova Iorque.
Imagen

A Schneider Electric lançou aos governos, empresas e indivíduos em todo o mundo um repto: que reconheçam o enorme – e, muitas vezes, ainda subestimado – papel que podem desempenhar na construção de um futuro mais digital, elétrico e resiliente em termos energéticos.

“Eliminar gradualmente os combustíveis fósseis é essencial, mas levará tempo – e o tempo está a esgotar-se no que toca às alterações climáticas“, relembra Gwenaelle Avice-Huet, Chief Strategy and Sustainability Officer da Schneider Electric.

”A boa notícia é que existem soluções das quais podemos tirar partido neste momento. Em particular, podemos fazer muito mais para otimizar a forma como a energia é consumida em primeiro lugar. O lado da procura da equação energética é uma alavanca poderosa e que merece muito mais destaque e atenção do que está a receber atualmente”, adianta.

Avice-Huet interveio na véspera da Climate Week NYC 2022, onde está presente, juntamente com vários outros executivos da Schneider Electric. O evento, que se realiza entre 19 e 25 de setembro, reúne líderes influentes de empresas, do governo e da comunidade climática, com o objetivo de promover a ação e a sensibilização climáticas.

A edição deste ano decorre num momento em que a paisagem energética global está dramaticamente perturbada. A subida dos preços da energia veio reforçar a ideia de que a transição energética não tem apenas a ver com o ambiente, mas também com a sociedade e a necessidade de lidar com o impacto económico desigual e, muitas vezes, doloroso que a crise está a provocar.

“A insegurança energética é uma realidade global e crescente que não podemos ignorar”, continua Avice-Huet. “Como empresa de impacto, estamos perfeitamente conscientes de que não estamos aqui simplesmente para dar o alerta sobre estas questões, mas também para utilizar os nossos conhecimentos e o nosso ‘know-how’, de modo a apresentar soluções reais e contribuir para que todos sigam o caminho da sustentabilidade”, sustenta.

A Schneider Electric fundou o seu próprio Sustainability Research Institute em 2020 para intensificar as suas contribuições para o debate sobre o clima e a energia. Os relatórios do instituto oferecem valiosos insights e recomendações de políticas sobre o potencial inexplorado da eletrificação, digitalização, eficiência e circularidade. A sua equipa de investigação aumentou significativamente desde a criação e colabora regularmente com parceiros de investigação e influenciadores externos, como o World Green Building Council e a BloombergNEF.

A Schneider Electric é globalmente reconhecida por ser uma empresa líder e proativa no que diz respeito à responsabilidade ambiental, social e de governação (ESG). No início deste verão, a empresa confirmou o seu compromisso de alcançar a neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de valor até 2050, tornando-se uma das primeiras organizações do mundo a ver esse compromisso validado pela iniciativa Science Based Targets (SBTi).

Os produtos, serviços e software da Schneider Electric ajudam os clientes e parceiros a acelerar os seus esforços de descarbonização e a alcançar uma maior resiliência. A empresa irá anunciar uma série de inovações que promovem a eficiência e a sustentabilidade durante o seu evento anual de referência, o Innovation Summit World Tour, que terá início a 12 de outubro.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial