Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Lumosa rumo a um futuro sustentável

Lumosa03/10/2022

Na Lumosa acreditamos num futuro alimentado a energia elétrica. Um futuro onde cada kWh é usado com o seu máximo potencial, sem emissões ou resíduos desenvolvendo soluções inteligentes que representam sempre um grande avanço – no consumo, no desempenho e na vida útil. Fazemo-lo com a convicção de que cada Luminária conta. LED a LED, tornamos o mundo um pouco melhor.

Imagen
As Soluções Lumosa são desenvolvidas em Son, na Holanda por uma equipa de engenharia multidisciplinar com uma elevada experiência acumulada. Há mais de 15 anos no mercado a desenvolver Soluções de Iluminação LED profissionais contamos com mais de 3.000 obras mundialmente. A Lumosa especializou-se na Iluminação Desportiva para todo o tipo de recintos, desde o desporto recreativo até às competições profissionais.

Processo

O projeto começa com uma definição clara das necessidades e dos requisitos do cliente. Segue-se a elaboração do Estudo luminotécnico com base em projeto ou no levantamento dimensional efetuado. Aqui é fundamental conhecer as dimensões do campo assim como a posição e altura das colunas.

Iluminação LED Lumosa: performance, qualidade e simplicidade de instalação

LEDS e Ópticas

As Luminárias da Lumosa utilizam LEDS de Potência de última geração associadas a óticas integradas otimizadas que resultam numa eficácia lumínica superior a 135 lm/W. As lentes podem ser assimétricas ou simétricas com ângulos de 6°a 60° e são criteriosamente selecionadas durante o estudo luminotécnico por forma a cumprir com todos os critérios regulamentares.

Design da luminária

As Luminárias são compostas por módulos LED individualmente orientados que distribuem a luz no plano de jogo de forma bastante efetiva garantindo que o output luminoso das luminárias (Lúmen) se converte em Lux no terreno de jogo minimizando também a poluição Luminosa.

Drivers de elevada eficiência: a Lumosa é especialista em tecnologia de conversão de alta potência

As luminárias de potências mais elevadas são alimentadas em tensão bifásica a 400Vac. Desta forma a corrente de entrada é reduzida quando comparada com uma alimentação monofásica a 230V, minimizando desta forma as perdas por efeito de joule no circuito de entrada.

Com uma eficiência de 97% à carga nominal atingimos uma das melhores performances do mercado. Além disso o driver permite monitorizar em tempo real a temperatura de utilização dos LEDS garantindo a sua segurança e longevidade. Para tal sempre que o ponto de temperatura máxima de operação é ultrapassado o driver limita dinamicamente a corrente do LED por forma a manter o valor limite e caso não consiga todo o driver é desligado como medida de proteção.

O driver atinge um Fator de Potência de 0.99 à carga nominal podendo ser visto como uma carga resistiva para a rede. Desta forma praticamente é anulada a energia reativa tipicamente existente na Iluminação convencional com recurso a balastros eletromagnéticos de natureza indutiva.

Instalação

As luminárias LED podem ser instaladas em infraestruturas já existentes com alturas entre 5 e 100m ficando assentes em travessa ou suspensas.

Por sua vez as Luminárias são entregues pré-alinhadas de fábrica de acordo com o estudo efetuado, juntamente com toda a documentação necessária para a sua correta instalação. Desta forma a instalação pode ser realizada de forma fácil e rápida garantindo os resultados alcançados em consonância com o Estudo.

Sistemas de telegestão inteligente e conectado: LumosaTouch

A Lumosa dispõe do sistema de gestão inteligente, LumosaTouch, que permite selecionar o nível de iluminação pretendido e iluminar seletivamente partes do campo ou mesmo automatizar os períodos de funcionamento dos equipamentos num ciclo diário ou semanal auxiliando na redução dos consumos que podem ir até 20 % adicionais.
Para mais informações sobre as Soluções Lumosa Lighting, aceda a www.lumosa.eu ou contacte-nos através do e-mail: geral@lumosa.pt.

Empresas ou entidades relacionadas

Lumosa Iberia, Lda

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial