Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Daikin Europe investe 300 milhões de euros na nova fábrica de bombas de calor na Polónia

O Instalador07/07/2022

A Daikin Europe N.V. anunciou que irá investir 300 milhões de euros na construção de uma nova fábrica em Lódz, na Polónia, que será a primeira base de produção da Daikin no país. A nova fábrica irá produzir unidades do tipo bomba de calor residencial e dará início às operações em julho de 2024, em complemento das bases de produção europeias já existentes na Bélgica, República Checa e Alemanha. Estes investimentos complementam os 840 milhões de euros destinados ao plano de gestão estratégica FUSION 25 da Daikin Europe que foi anunciado no ano passado, e os novos investimentos nas fábricas já existentes. Assim, o investimento total da Daikin Europe será superior a 1,2 mil milhões de euros até 2025.

A Polónia conta com um elevado número de trabalhadores qualificados, e a nova fábrica irá empregar 1.000 pessoas até 2025...

A Polónia conta com um elevado número de trabalhadores qualificados, e a nova fábrica irá empregar 1.000 pessoas até 2025.

No plano FUSION 25, a Daikin considera que a Europa é a região prioritária para a expansão do seu negócio de aquecimento principalmente ao nível do desenvolvimento e produção das soluções bomba de calor. O Presidente da Daikin Europe, Toshitaka Tsubouchi, declarou que “na qualidade de empresa líder do mercado europeu do aquecimento com tecnologia bomba de calor, a Daikin aceitou o desafio de contribuir para a mudança de paradigma social das soluções de caldeiras que utilizam combustíveis fósseis para as mais modernas e eficientes bombas de calor. Neste âmbito, temos vindo a reforçar as nossas capacidades de desenvolvimento de produtos e serviços, e decidimos agora estabelecer uma nova fábrica na Polónia. Esta fábrica terá a maior capacidade de produção e distribuição do Grupo Daikin Europe ao nível das bombas de calor. Com este investimento, pretendemos conquistar a maior quota de mercado em todos os maiores países”.

“Esta fábrica terá a maior capacidade de produção e distribuição do Grupo Daikin Europe ao nível das bombas de calor”...
“Esta fábrica terá a maior capacidade de produção e distribuição do Grupo Daikin Europe ao nível das bombas de calor”, diz o Presidente da Daikin Europe, Toshitaka Tsubouchi.
Hiromitsu Iwasaki, Vice-Presidente da Daikin Europe, disse: “estamos a expandir a nossa capacidade de produção através de investimentos de capital e aumento do emprego nas nossas fábricas de bombas de calor na Europa. A decisão de estabelecer esta fábrica inteiramente nova na Polónia demonstra que a Daikin está a responder com firmeza à crescente procura na Europa. A Polónia é um país que conta com um elevado número de trabalhadores qualificados, e a nova fábrica irá empregar 1.000 pessoas até 2025. Os nossos esforços vão permitir-nos produzir quatro vezes mais o atual volume até 2025, e criar um sistema de produção com um abastecimento estável a um mercado em rápido crescimento. Com esta nova fábrica, damos continuidade à nossa estratégia de proximidade, o que significa que todos os produtos de aquecimento vendidos na Europa são também fabricados na Europa”.
Ao longo da última década, o mercado europeu de bombas de calor para aquecimento cresceu a bom ritmo, com uma expansão para mais de 1 milhão de unidades vendidas por ano em 2021. Patrick Crombez, Diretor Geral da Daikin Europe Heating and Renewables, salienta: “com o Pacto Ecológico Europeu, os líderes europeus definiram um caminho claro para a Europa se tornar um continente neutro em termos climáticos até 2050. O resultante pacote Fit for 55 e o mais recente plano REPowerEU aumentam a velocidade de ação para reduzir as emissões e a dependência dos combustíveis fósseis na Europa. As bombas de calor desempenham um papel fundamental para a concretização destas ambições, pelo que esperamos que se verifique uma adoção generalizada das bombas de calor nos próximos anos. Até 2025, espera-se que sejam instaladas anualmente pelo menos 3 milhões de unidades de bombas de calor para aquecimento, o que representa uma taxa de crescimento anual de cerca de 30%. Obviamente, com a Daikin, pretendemos reafirmar a nossa liderança com um investimento a pensar no futuro”.
Imagen

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial