Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A automatização dos tomadas elétricas deve ser adaptada às necessidades de cada habitação.

As tomadas elétricas inteligentes aliadas no controlo do conforto da habitação

Redação Interempresas27/06/2022
As habitações do futuro tendem cada vez mais a converter-se em habitações inteligentes, ecológicas e que se adaptam ao estilo de vida das pessoas que as habitam. De facto, o mercado da Smart Home está a crescer exponencialmente e é expectável que em 2023 a despesa no setor duplique em relação aos valores que existiam em 2021.

As tomadas elétricas e as tomadas elétricas com interruptor são elementos que permitirão ao utilizador regular o conforto da habitação ou inclusivamente do quarto de hotel onde se encontre, com um único clique a partir do seu smartphone. Este controlo simples de todo o sistema elétrico, faz com que se torne fundamental para os utilizadores esta integração de tecnologia inteligente nos projetos de renovação e construção das suas habitações.

As tomadas e interruptores inteligentes colocam ao alcance do utilizador múltiplas vantagens

A tecnologia inteligente, Smart Home, é integrada nos interruptores e tomadas, oferecendo todos os benefícios da digitalização. Mas, do que se fala quando se faz referência a Smart Home? Trata-se de soluções de automatização que, baseadas na Internet das Coisas (IoT), proporcionam aos utilizadores a possibilidade de controlar de forma remota, os interruptores, eletrodomésticos, termóstatos, etc.

Ajudam os habitantes a melhorar o conforto de qualquer divisão e a eficiência energética da mesma, podendo chegar a conseguir-se uma poupança energética de até 20% devido aos sistemas de controlo que o utilizador tem e até 10% de poupança no consumo elétrico real, graças à supervisão que estes mecanismos elétricos proporcionam.

As novas tomadas e interruptores convertem-se em soluções tecnologicamente inovadoras, com um controlo elétrico doméstico através do smartphone, sem ser necessário recorrer a tecnologias mais complicadas como os sistemas KNX. Soluções que se adaptam às necessidades tradicionais em termos de funcionalidade e conetividade. Estas gamas de mecanismos eletrónicos integram também reguladores e diferentes tipos de sensores de movimento, que acionam, por exemplo, as lâmpadas LED de uma divisão, ou detetores de movimento que proporcionam mais conforto e eficiência, visto que a iluminação e a temperatura podem ser controladas automaticamente em função da presença das pessoas.

É de salientar que a tecnologia SmartHome da Schneider Electric, permite ao utilizador obter com uma ligação Zigbee as vantagens proporcionadas pela domótica, mas sem necessidade de realizar instalações complicadas em sua casa. Através da conetividade Zigbee podem controlar-se os sistemas de iluminação e estores. O sistema Wiser permite ter um controlo simples das luzes, modificar ou ativar o controlo dos estores, acionar funções como a simulação de presença ou criar cenários predefinidos que se adaptam aos gostos de cada habitante da casa.

As tomada com interruptor com tecnologia Wiser trazem automatização e conforto extra às casas
As tomada com interruptor com tecnologia Wiser trazem automatização e conforto extra às casas.

A personalização das tomadas elétricas, uma tendência que seduz os consumidores

A tendência para a combinação também está a chegar no caso dos interruptores e tomadas. São elementos que se tornam mais uma parte da decoração e, portanto, têm de estar bem integrados no espaço em que se encontram. A Schneider Electric conta com diferentes gamas de tomadas com diversos acabamentos, embora todas elas contem com um sistema que permite o controlo elétrico doméstico através de um smartphone ou tablet.

Os mecanismos elétricos como as tomadas e interruptores assumem protagonismo e deixam de se instalar apenas com acabamentos brancos, para se destacarem com materiais naturais, metálicos, vidro e múltiplas tonalidades.

Toda esta personalização também está a ser transferida para o tipo de tomadas estanques, pensadas para zonas exteriores e para resistirem a condições ambientais exigentes, tendo a capacidade de contar com um design em diferentes cores, sem perder minimamente a robustez necessária que as torna resistentes à água, aos dissolventes ou à poeira.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial