Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric e AVEVA digitalizam o abastecimento de água da Kunming CGE

23/06/2022

Objetivo? Melhorar a segurança e a sustentabilidade.

Imagen

A Schneider Electric e a AVEVA estão a reformular o núcleo digital do sistema de gestão de águas da Kunming CGE Water Supply (KMCGE).

A combinação do software da AVEVA e da Schneider Electric, de tecnologia e de experiência no domínio da água estão a oferecer à KMCGE uma melhor gestão operacional, uma visão melhorada sobre o consumo de energia e um processo de distribuição de água mais seguro, fiável, sustentável e eficiente.

Kunming é a capital e a maior cidade moderna da província de Yunnan, no sul da China. A sua empresa municipal de água, a KMCGE, serve uma população de quase quatro milhões de habitantes, com as suas 10 estações de tratamento com capacidade total de abastecimento de água de 1.58 milhões de metros cúbicos por dia e uma rede de distribuição de água que se estende por mais de 2.000 quilómetros. À medida que a cidade cresce, a KMCGE precisa de continuar a expandir a escala do seu abastecimento de água.

Embora implementada, sobretudo, para garantir um abastecimento de água municipal seguro, estável e mais eficiente, a digitalização é extremamente importante para reduzir os custos operacionais no geral e impulsionar a sustentabilidade nos sistemas de distribuição de água. Através desta parceria, a KMCGE reduziu as fugas e o desperdício de energia, ao mesmo tempo que melhorou a eficiência operacional e de manutenção, permitindo-lhe continuar a abastecer uma população urbana em crescimento com água potável de alta qualidade.

A KMCGE escolheu a Schneider Electric e a AVEVA pelo desempenho tecnológico e pela visibilidade demonstrada pelas suas soluções, assim como pela profunda confiança criada ao longo de uma relação de 10 anos. Quando chegou a altura de atualizar o sistema, a KMCGE pretendia um novo sistema de programação de produção que não incluísse apenas os dados acedidos pelo sistema existente, mas também integrasse toda uma série de dados adicionais nas suas fontes de água, instalações, redes de transmissão e de distribuição, consumo de energia e qualidade da água.

“A Schneider Electric é nossa parceira há muitos anos. Com base nos nossos requisitos específicos, ofereceram-nos uma solução digital completa, desde o controlo da produção até a programação da operação”, comentou Yu Cheng Huang, Assistant Manager, Water Supply and Distribution ControlCenter da KMCGE. “Vamos continuar a trabalhar com a Schneider Electric para que possamos usufruir totalmente deste precioso recurso natural e conseguir operações verdes e sustentáveis”, prosseguiu.
A Schneider Electric implementou a solução EcoStruxure for Water & Wastewater, que tira partido da base instalada da KMCGE, incluindo os PACs Modicon M340, os variadores de velocidade Altivar ATV1200 e ATV630 e sistemas de distribuição de energia de média e baixa tensão, integrados com o software AVEVA System Platform e EMS+, uma plataforma de serviços de gestão de energia, para oferecer visibilidade e unificar as operações da Kunming Water.
Com a sua capacidade de integrar o desempenho dos dispositivos conectados e produtos Edge, o AVEVA System Platform oferece à KMCGE um “núcleo digital” para a sua plataforma atualizada de gestão da distribuição de água, incorporando os gestão lean e capacidades de controlo centralizadas. O sistema EMS+ recolhe e centraliza dados essenciais sobre fontes de água, instalações de água, estações de bombeamento, redes de distribuição e qualidade da água. Esta riqueza de dados é, então, disponibilizada para análises e relatórios que ajudam a KMCGE a formular e definir planos eficazes de abastecimento de água e tornar a programação da produção mais transparente, flexível e eficiente, otimizando todo o processo, desde a produção à distribuição.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial