Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ventiladores para as energias renováveis: eficiência e robustez com soluções de ventilação Ziehl-Abegg

Ziehl-Abegg Ibérica14/06/2022
A escolha do ventilador adequado ao ponto de trabalho com a construção ideal para maximizar o tempo de serviço é um fator decisivo na conceção dos equipamentos. As capacidades de comunicação do motor ECblue são parte dos intricados sistemas de monitorização dos vários tipos de 'centrais energéticas' que formam a complexa rede de equipamentos simplificadamente designamos por energias renováveis.
Imagen

As energias renováveis fazem parte do nosso léxico há já vários anos e hoje são fundamentais para fazer face às crescentes necessidades energéticas e necessária descarbonização da economia. A energia eólica em particular tem sido particularmente importante no reforço da capacidade instalada, só em 2021 foram colocados à disposição novos 11 GW na UE27. Esta nova capacidade instalada representa um novo recorde anual e não atinge sequer metade da capacidade anual necessária para cumprir com o objetivo definido pela própria UE para cumprir o 2030 Climate and Energy Goals. A expectativa é conseguir instalar novos 116 GW de capacidade apenas no período 2022-2026. Para conseguir este reforço, o investimento a realizar é enorme e a preocupação em conseguir que os equipamentos instalados sejam eficientes e duráveis está presente desde a fase concetual de cada projeto.

Nos equipamentos que se destinam a gerar energia a partir de fontes renováveis, que são cada um como uma central energética descentralizada, a robustez de construção é essencial. Estes equipamentos devem ser passíveis de ser instalados em ambientes costeiros ou mesmo offshore, de elevada altitude, com grande amplitude térmica. Esta robustez representa um grande desafio aquando da selecção dos componentes destas centrais energéticas descentralizadas.

A gama de ventiladores Ziehl-Abegg tem sido capaz de responder aos desafios desta indústria tão exigente. A variedade de soluções de ventilação que pode ser incorporada numa torre eólica é muitas vezes surpreendente. Desde ventiladores MAXvent axiais de média pressão com motor IEC até ao pequeno e poderoso ZApilot, todos têm sido chamados a responder aos desafios. Para chegar ao produto ideal para cada necessidade, é necessário conhecer o ponto de trabalho ou zona de trabalho do ventilador – caudal e pressão estática, mas também a posição de montagem e espaço disponível. Conhecendo estes dados, a Ziehl-Abegg identifica a solução ideal dentro da sua ampla gama de soluções.

Imagen
Para cada produto, é possível escolher a classe de resistência à corrosão, alimentação elétrica e tecnologia de motor. Também aqui tem sido cada vez maior a procura por capacidades de comunicação e variação de velocidade integrada, para o qual o motor ECblue consegue oferecer todas as possibilidades. O motor de rotor externo ECblue tem integrado na sua versão standard o protocolo de comunicação MODBUS RTU e tem ainda versões com possibilidade de integração em redes PROFINET, CAN OPEN, LON, e outros. Oferece ainda a possibilidade de monitorização remota em nuvem, através da plataforma ZAbluegalaxy onde é possível verificar entre outros parâmetros, o tempo de vida estimado restante de cada motor ECblue.
Imagen

O motor ECblue vai na sua segunda geração, lançada em 2019, e está já preparado para a presente revolução industrial em que o IoT (Internet of Things) tem cada vez mais procura. A Zieh-Abegg desenvolve também os seus equipamentos de controlo, especialmente dedicados à variação de velocidade e gestão de sistemas de ventilação. Nesta família de produtos tem já vários equipamentos a pensar na IoT.

Os ventiladores com motor de comutação eletrónica são já comuns no AVAC há já vários anos, sendo conhecidos pela simples colocação em funcionamento e baixo consumo energético, sendo capazes de responder às necessidades de ventilação em cada momento, fruto da variação de velocidade integrada. Já é hábito ver estes ventiladores com roda de material compósito, sendo óbvio a sua alta resistência mecânica, baixo peso, ótimo comportamento acústico e claro que sendo livre de corrosão não tardou em ser procurado para aplicações de alta exigência como é o caso das energias renováveis. De facto, a resistência à corrosão é uma das principais preocupações nesta indústria, sendo que a criteriosa seleção de materiais e tratamentos de superfície é sempre assunto de extensas discussões neste tipo de projetos. A experiência da Ziehl-Abegg em aplicações de alta exigência e em ambientes agressivos culmina nos tratamentos de superfície que proporcionam até ao máximo de classe de resistência à corrosão exigida pela indústria das energias renováveis.

Imagen
A ventilação ajustada à necessidade de cada instante é um passo no sentido da eficiência energética também na produção de energia, algo já conhecido e com provas dadas noutras indústrias. Ajustar a ventilação de acordo com a necessidade é possível de série com as soluções ECblue. As capacidades de comunicação, seja por protocolo de comunicação ou mesmo por Bluetooth vem também agilizar a manutenção destes equipamentos, que é um fator preponderante para a longa vida útil que se pretende nestes equipamentos.

Tecnologias para o nosso ambiente: alta durabilidade e flexibilidade com ECblue

Também parte da instalação de energias renováveis, os transformadores são essenciais para a eficiência da produção de energia a partir das fontes renováveis. Também uma aplicação com exigências muito particulares, onde a alta durabilidade é um fator decisivo na seleção do ventilador. A Ziehl-Abegg oferece uma gama completa para todos os tipos e tamanhos de transformadores, respondendo aos critérios mais exigentes de proteção contra a corrosão, prestações e nível sonoro. Também aqui é necessário dar resposta a vários aspetos ambientais, com alta variação térmica e elevada resistência contra a corrosão. Tradicionalmente, uma indústria muito conservadora, também para transformadores se observa uma viragem na busca por mais eficiência e novas valências de comunicação e IoT.
Imagen
Atualmente, o verdadeiro desafio é conseguir uma solução adequada em tempo útil e também aqui, graças à grande variedade de soluções disponíveis, a Ziehl-Abegg tem sido capaz de dar resposta. O desenvolvimento de produtos não foi pausada e para a indústria das energias renováveis, estão disponíveis soluções de alto rendimento capazes de dar resposta às mais exigentes necessidades em tempo útil.
Imagen
Os muito conhecidos módulos de ventilação para instalação mural, tradicionalmente com ventiladores de motor ECblue têm já versões com motores IEC classe de eficiência IE3 e IE4 incluindo a roda ZAbluefin. Para reduzir o nível sonoro e conseguir a máxima eficiência são de inspiração biónica, resultando numa solução extremamente silenciosa com eficiência estática até 79%. Inspirado na baleia de bossas, o formato 3D das pás traz benefícios reais ao utilizador, reduzindo o consumo energético de maneira significativa.
foto

Empresas ou entidades relacionadas

Ziehl-Abegg Ibérica, S.L.U.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial