Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric escolhe Barcelona para o seu novo Hub Digital internacional

03/05/2022
O novo Hub Digital, em Barcelona, será um centro de expertise tecnológica com especialistas conceituados de diferentes áreas e vai liderar importantes transformações digitais para toda a empresa a nível global.
Imagen

Barcelona vai acolher o novo Hub Digital internacional da Schneider Electric o que vai contemplar a contratação de mais de 200 profissionais em 2022. Este novo centro de expertise tecnológica contará com especialistas de nas áreas de cibersegurança, analítica avançada, Inteligência Artificial, Cloudification e integração de plataformas, entre outras, e dará suporte a toda a empresa, liderando importantes transformações digitais para a Schneider Electric a nível global.

A partir de Barcelona, ​​​​o Hub Digital vai conduzir importantes projetos de transformação digital com um foco global, como a promoção do eCommerce, a Cloudification da empresa, o desenvolvimento de sistemas ERP e a gestão, análise e integração de dados e IA, além de soluções para clientes e parceiros com base nestes projetos.

“O Hub Digital da Schneider Electric em Barcelona está pensado para ser uma referência para todo o nosso ecossistema. Vai permitir-nos avançar ainda mais rápido na nossa própria digitalização, mas também na das empresas com quem trabalhamos”, comentou Josu Ugarte, Presidente da Schneider Electric Zona Ibérica.

“Somos uma empresa com uma forte base industrial que conseguiu convergir os mundos de TI e TO, integrando a conectividade em cada um dos nossos produtos, extraindo dados e garantindo a sua continuidade, e desenvolvendo software que nos permite explorar e extrair o máximo valor desses dados. Tudo isto com plataformas abertas e escaláveis”, adianta.

Barcelona: polo de atração de talento

A aposta da Schneider Electric em Barcelona baseia-se no significativo valor acrescentado da sua oferta enquanto cidade líder em inovação: com um ecossistema de startups e empresas de TI de referência; uma grande capacidade de atrair talento digital; e a presença marcante que a Schneider Electric já tem em Espanha, onde conta com mais de 4.000 colaboradores.

Para este novo Hub, a empresa prevê contratar cerca de 200 pessoas ao longo de 2022, apostando em talento internacional inovador e com diferentes perfis profissionais, destacando-se especialistas em infraestruturas de TI, aplicações, Data Analytics, CRM, Cibersegurança e Redes, entre outras áreas. Estes vão juntar-se aos mais de 3.100 profissionais que compõem a Schneider Digital, distribuídos por 64 países em todo o mundo.

“Barcelona já se tinha tornado, de forma natural, num dos centros nevrálgicos das nossas equipas digitais. É uma cidade que atrai talento, muitas das nossas pessoas já estavam a fixar residência aqui e já estávamos a recrutar talentos locais e internacionais. Nos últimos cinco anos, duplicámos este tipo de perfis para mais de 300 na Zona Ibérica, com mais de 150 novas contratações atraídas pela capacidade de inovação da nossa empresa, pelo nosso ecossistema interno de talento e aprendizagem, mas também sabendo que os nossos desenvolvimentos contribuem para criar soluções que impactam positivamente a sustentabilidade do planeta", explicou José Luis Cabezas, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Schneider Electric Zona Ibérica, acrescentando que "em 2022, com a criação deste Hub Digital, vamos contratar um mínimo de 200 pessoas”.
Este centro digital vai estar na sede da Schneider Electric em Barcelona, ​​​​no 22@, o que permitirá aproveitar sinergias com as áreas de negócio, desenvolver melhores práticas e incubar projetos de colaboração. O novo centro tecnológico vai integrar-se em programas já implementados na empresa, como o 'We mean tech', para dar visibilidade à comunidade de mulheres no ambiente STEM, e o 'Let's GoEngineering', cujo objetivo é promover e despertar o interesse em carreiras STEM nas escolas.
Imagen

Cloud, cibersegurança e dados: o core do novo Hub Digital

Cloud

Para aumentar a resiliência e agilidade operacional, a Schneider Electric dará início à Cloudification da empresa a nível global a partir de Barcelona.

“Este projeto é fundamental, tanto para nós como para os parceiros e clientes que estão a realizar processos de transformação digital e precisam de ter uma infraestrutura que lhes proporcione a flexibilidade, a agilidade e a escalabilidade necessárias para crescer, ao mesmo tempo que controlam custos”, destacou Laura Sancho, Head of IT Iberia & Project Management Officer Leader da Schneider Electric.

Cibersegurança

O Hub também funcionará como uma área de experiência e inovação em cibersegurança, com um grupo de analistas de segurança sempre a estudar novos paradigmas no mundo informático para implementar métodos de deteção inovadores. A empresa também possui um extenso programa de formação em novas tecnologias, tendências de ciberdefesa e leis de privacidade.

“Na Schneider Electric estamos comprometidos com a proteção dos nossos clientes e colaboradores em todo o mundo e, portanto, também com os sistemas e dados que eles têm. Devemos-lhes isso, e também pretendemos preservar a sua confiança, pelo que é fundamental aplicar constantemente ferramentas de gestão de risco”, acrescentou Laura Sancho.

Para tal, a empresa tem equipas em todo o mundo que trabalham como uma só. “Somos verdadeiramente globais e acreditamos que a colaboração é a chave para o nosso sucesso”, reforçou ainda Josu Ugarte.

Dados

Finalmente, um dos principais objetivos dos projetos do Hub é melhorar a maturidade dos dados na Europa, para que sejam acessíveis, fiáveis, documentados e bem geridos, que permitam às empresas ser completamente data-driven.

Neste sentido, a Schneider Electric conta com as melhores tecnologias de dados e análises do setor, o que, somado aos mais de 50 mil utilizadores internos de ferramentas de análise de dados em mais de 110 países, proporciona um enorme volume de informação de negócios a nível interno, oferecendo a cada divisão, função e região a possibilidade de entender e desenvolver os seus índices de maturidade de dados.

foto

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial