Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O impacto da iluminação nos estádios de futebol: soluções Lumosa

O Instalador20/04/2022

A Lumosa, enquanto grupo conta com mais de 3000 obras a nível mundial e a Lumosa Ibéria, responsável pelo mercado português e espanhol, soma mais de 20 obras em território nacional. Trabalha diariamente para satisfazer os clientes e a União Desportiva de Tábua é um exemplo do sucesso das soluções de iluminação desportiva da Lumosa.

Imagen
A União Desportiva de Tábua surge pela necessidade sentida de se organizar uma estrutura de futebol de formação no concelho de Tábua, no distrito de Coimbra. A missão da U.D.T. passa por desempenhar um papel social de destaque na comunidade. Este apresenta-se como sendo um clube organizado e dinâmico, com formação de qualidade alargada a toda a região, e visa o desenvolvimento desportivo dos atletas interligado com o percurso escolar e familiar.
De forma a manter a sua qualidade desportiva, a U.D.T. sentiu a necessidade de alterar a iluminação do Parque Desportivo Dr. António Oliveira e Costa Júnior. A solução de iluminação existente já se encontrava com cerca de 20 anos e o campo de jogos não estava devidamente iluminado e com condições atmosféricas mais adversas a visibilidade era quase nula.
Quando a U.D.T. decidiu avançar com a alteração da iluminação, iniciou uma pesquisa na internet sobre empresas especializadas em iluminação desportiva. Ao encontrarem a Lumosa decidiram pedir uma proposta que oferecesse as melhores condições para a prática do futebol e que permitisse o controlo de gastos de forma a reduzir o consumo energético.

Aquando do pedido de cotação o clube tinha a possibilidade de suportar os custos de uma alteração de iluminação simples, mas, entretanto, decidiram candidatar-se ao Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas de 2020, promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude – IPDJ. A candidatura a este programa permitiu à U.D.T. avançar com um pedido de cotação de uma solução mais elaborada.

A União Desportiva de Tábua foi contemplada com o apoio do programa do IPDJ e avançou com a instalação da solução de iluminação LED desportiva da Lumosa.

A solução de iluminação Lumosa contemplou a instalação de 8 luminárias CS860 Pro de 1720W que configura uma iluminação Classe III de acordo com a norma europeia EN12193:2018, alcançando os 150 lux no terreno de jogo com uma uniformidade superior a 0.7.

O clube tinha como requisito uma solução de iluminação que contemplasse o controlo da iluminação e a Lumosa dispõe de soluções preparadas para todos os tipos de requisitos de cada cliente.

André Costa, Presidente da U.D.T., afirma que a qualidade da nova solução de iluminação em nada se compara à anterior. A solução também contempla o sistema de controlo inteligente de iluminação LumosaTouch e o clube consegue controlar os gastos com a energia através dele. O clube faz um uso dinâmico da aplicação, escolhendo diferentes intensidades de iluminação consoante o tipo de utilização que o campo está a ter, aplicando, apenas, 100% de intensidade em situação de jogo.

Os jogadores da União Desportiva de Tábua encontram-se bastante satisfeitos com o investimento do clube, uma vez que lhes proporciona melhores condições para a prática do futebol, potenciando assim um maior desempenho na sua atividade.

A U.D. Tábua dispõe de uma solução de iluminação desportiva que é uma referência para os clubes da região e para aqueles que visitam o campo. Atualmente o clube encontra-se com as condições ideais de iluminação para a prática desportiva.

Empresas ou entidades relacionadas

Lumosa Iberia, Lda

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial