Informação profissional do setor das instalações em Portugal

NSG Group introduz eletricidade renovável na Polónia

22/02/2022
A NSG UK Enterprises, parte do NSG Group, assinou um contrato de aquisição de energia (PPA, na sua sigla em inglês) com a EDP Renováveis (EDPR), a quarta maior produtora de energia renovável do mundo, para a eletricidade renovável gerada por um parque eólico localizado na Polónia.
Imagen

“Estamos muito satisfeitos por assinaro primeiro PPA virtual com a nossa parceira EDPR para a maior parte da nossa procura por eletricidade na Polónia”, comenta John Wilgar, Head of Procurement do NSG Group.

“Este acordo ajuda-nos a garantir eletricidade renovável a custos previsíveis a longo prazo num mercado com uma rede muito intensiva em carbono. É um grande passo na direção dos nossos objetivos de sustentabilidade, e sustenta a nossa atuação em relação às alterações climáticas”.

Este é o primeiro PPA virtual do NSG Group, e o primeiro PPA assinado por um fabricante de vidro na Polónia. A NSG tirará partido de 51% da produção do parque eólico, que tem uma capacidade instalada total de 70 MW. O PPA terá duração de 10 anos, tendo tido início em janeiro de 2022.
O contrato fará com que aproximadamente 100 gigawatts-hora (GWh) da procura anual por eletricidade do NSG Group sejam disponibilizados a um preço fixo, reduzindo a exposição à volatilidade dos preços da eletricidade verificados atualmente no mercado grossista. Este volume de energia limpa equivale a evitar as emissões de carbono de quase 15.000 veículos de passageiros conduzidos durante um ano; ou a mais de 278 milhões de quilómetros percorridos, em média, por um automóvel de passageiros.

A Schneider Electric, que conta com serviços de consultoria de aquisições corporativas de energia renovável, apoiou o NSG Group na seleção e nas negociações do projeto.

“É empolgante estabelecer uma parceria com o primeiro fabricante de vidro a introduzir eletricidade renovável na Polónia”, afirmou Philippe Diez, Partner Sustainability Business Division Europe da Schneider Electric.

“Os fabricantes de vidro têm um papel fundamental a desempenhar na descarbonização global – sobretudo no que respeita ao setor automóvel –, e consideramos que o NSG Group está de parabéns pelo seu compromisso com a energia de fontes renováveis”, considerou.

O NSG Group pretende disponibilizar o equivalente a pelo menos 50% da sua eletricidade (por quilowatt-hora) a nível global a partir de fontes renováveis até ao ano fiscal de 2024. Este PPA contribuirá para esse objetivo, bem como para o Science Based Target (meta científica) do NSG Group para a redução das emissões de carbono, evitando aproximadamente 80.000 toneladas de carbono por ano.
O Grupo pretende obter uma redução anual de 2% nas suas emissões de carbono (Alcance 1 e 2) durante o período de três anos do seu plano de recuperação, o 'Revival Plan 24'. O objetivo é conseguir uma redução de 21% até 2030 em relação aos níveis de 2018; e detalhar o seu quadro de referência para alcançar a neutralidade carbónica através da inovação disruptiva.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial