Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-BEKOTEC (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen
Construção de pavimentos flutuantes de baixa espessura sem retrações.

Aplicação e função

Schlüter®-BEKOTEC é a técnica de construção segura de pavimentos, como sistema, para betonilhas flutuantes e betonilhas aquecidas sem fissuras e funcionais com revestimentos cerâmicos e em pedra natural, bem como em outros materiais.

Também podem ser aplicados outros materiais de revestimento na betonilha BEKOTEC. A base do sistema é a placa com nódulos para betonilha em poliestireno expandido Schlüter®-BEKOTEC-EN, que é aplicada diretamente sobre a superfície com capacidade de suporte ou por cima do isolamento térmico e/ou acústico convencional.

Da geometria da placa com nódulos Schlüter®-BEKOTEC-EN resulta uma espessura mínima da betonilha de 32 mm entre os nódulos e de 8 mm por cima dos nódulos.

As distâncias entre os nódulos permitem o encaixe dos tubos de aquecimento com um diâmetro de 16 mm do sistema correspondente num quadro com 75 mm, de modo a obter uma betonilha aquecida.

O pavimento radiante é fácil de regular e pode ser utilizado de forma ótima nas gamas mais baixas da temperatura, uma vez que apenas é necessário aquecer ou arrefecer uma camada de betonilha relativamente pequena (aprox. 57 kg/m2 ≙ 28,5 l/m2 com uma cobertura de 8 mm).

A retracção que ocorre na betonilha durante o endurecimento é reduzida de forma modular no quadro dos nós. Assim é prevenido que a deformação da retração afete toda a superfície. Por esse motivo, é possível prescindir de juntas de retracção e de dilatação. Assim que a betonilha de cimento estiver acessível, é possível colar a lâmina de desacoplamento Schlüter®-DITRA 25 (em alternativa: Schlüter®-DITRA-DRAIN 4 ou Schlüter®-DITRA-HEAT) (betonilha de gesso ≤ 2 CM-%). A cerâmica ou as placas de pedra natural são colocadas diretamente por cima desta lâmina, mediante o método de camada fina. As juntas de dilatação na camada do revestimento devem ser formadas com Schlüter®-DILEX, respeitando as distâncias necessárias exigidas em circunstâncias normais.

Quando a betonilha atingir a humidade residual necessária, será possível aplicar revestimentos resistentes a fissuras, como parquet ou alcatifa, diretamente sobre a betonilha.

Material

Schlüter®-BEKOTEC-EN 2520P é fabricado em poliestireno EPS 033 DEO (PS 30) e é particularmente adequado para a utilização Schlüter®-BEKOTEC-EN 2520 /-EN 1520 PF Construção de Pavimentos Construção de pavimentos flutuantes de baixa espessura sem retrações 9.1.

Ficha Técnica

9.1 Schlüter®-BEKOTEC sobre betonilha de cimento aplicada de forma convencional da classe de resistência CT-C25-F4 (ZE 20) ou sobre betonilha de gesso CA-C25-F4 (AE 20).

Schlüter®-BEKOTEC-EN 1520PF é fabricado em poliestireno EPS 033 DEO (PS 25) e revestido com uma película na parte superior. É especialmente indicado para betonilha fluidificada.

Instalação

1. Schlüter®-BEKOTEC-EN é aplicado em superfícies planas e com uma capacidade de suporte adequada. Os desnivelamentos devem ser compensados previamente com betonilha ou com um material de regularização aglutinante. Se necessário, devem ser colocados isolamentos adicionais adequados por baixo da superfície e cobertos com uma camada de separação em polietileno, observando sempre os requisitos sobre o isolamento acústico e/ou o isolamento térmico. Se existirem cabos ou tubos colocados por cima da superfície de suporte, o isolamento acústico exigido de acordo com a norma DIN 18560-2 deve ser efetuado, de forma contínua e cobrindo toda a superfície, por cima da camada de compensação. Na escolha do isolamento adequado deve ser respeitada a compressão máxima permitida CP4 (≤ 4 mm). Se a altura máxima de instalação não for suficiente para efetuar um isolamento acústico em poliestireno ou fibra mineral, será possível obter um melhoramento considerável do isolamento acústico através da utilização de Schlüter®-BEKOTEC-BTS, com uma espessura de apenas 5 mm.

2. Devem aplicar-se tiras laterais Schlüter®-BEKOTEC-BRS 810 com uma espessura de 8 mm nos bordos do pavimento junto a paredes verticais ou outras instalações. A base de membrana integrada na tira lateral tem de ficar entre a base (ou sobre a camada de isolamento superior) e a placa com nódulos. Em betonilhas fluidificadas deve-se utilizar a tira lateral Schlüter®-BEKOTECBRS 808KF com base adesiva. A tira lateral é fixada na parede com a fita adesiva do lado de trás. A colocação da placa com nódulos para betonilha sobre a espuma autocolante previne que a placa escorregue.

3. As placas com nódulos Schlüter®-BEKOTEC-EN têm de ser contadas para se ajustarem à zona lateral. O painel lateral especial Schlüter®-BEKOTECENR 1520P simplifica o corte e poupa também material. As placas BEKOTEC possuem uma ligação com pinos para efetuar a ligação entre si.

4. Para obter o piso radiante Schlüter®-BEKOTEC-THERM é possível encaixar os tubos de aquecimento pertencentes ao sistema com um diâmetro de 16 mm entre os nódulos recortados. As distâncias entre os tubos devem ser escolhidos de acordo com a potência de aquecimento necessária, com base nos gráficos da potência de aquecimento de Schlüter®-BEKOTEC.

5. No decorrer da aplicação da betonilha, é colocada betonilha de cimento da qualidade CT-C25-F4, máx. F5 ou betonilha de sulfato de cálcio CA-C25-F4, máx. F5 com uma cobertura mínima de 8 mm na placa com nódulos. Para compensar diferenças de altura, a espessura da camada pode ser parcialmente aumentada para, no máximo, 25 mm. Também podem ser utilizadas betonilhas fluidificadas CAF/CTF adequadas com a respetiva especificação. Neste caso, devem ser considerados os sistemas aprovados para esta aplicação.

Nota: quaisquer características divergentes da betonilha devem ser esclarecidas previamente em cada projeto junto do nosso departamento técnico/comercial. Caso pretenda evitar a transmissão de ruído de impacto entre duas divisões, a betonilha deve ser separada com o perfil de juntas de dilatação DILEX-DFP.

6. Assim que seja alcançada uma resistência inicial suficiente que permita andar sobre a betonilha de cimento, pode proceder-se à colagem da lâmina de desacoplamento Schlüter®-DITRA 25 (em alternativa: Schlüter®-DITRA-DRAIN 4 ou Schlüter®-DITRA-HEAT) respeitando as notas de aplicação constantes da folha de dados do produto 6.1 (em alternativa 6.2 ou 6.4). As betonilhas de gesso podem ser acedidas assim que seja alcançada uma humidade residual ≤ 2 CM-%.

7. Pode ser aplicado diretamente sobre a parte superior da lâmina de desacoplamento um revestimento em cerâmica, pedra natural ou artificial segundo no processo de camada fina. O revestimento por cima da lâmina de desacoplamento deve ser dividido em campos através de juntas de dilatação segundo as regras em vigor. Para formar as juntas de dilatação devem ser utilizados os perfis de juntas de dilatação Schlüter®-DILEX-BWB, BWS, KS ou AKWS (ver as informações sobre o produto 4.6 - 4.8 e 4.18).

8. O perfil para movimento angular Schlüter®-DILEX-EK ou RF deve ser montando como junta de bordo flexível na área da transição solo/parede (ver as informações sobre produtos 4.14). Primeiro deve ser separada a saliência da tira lateral Schlüter®-BEKOTEC-BRS.

9. Se se utilizar o piso de cerâmica climatizado Schlüter®-BEKOTEC-THERM como piso radiante, o pavimento poderá ser aquecido 7 dias após a conclusão da construção. Começando com 25 °C, a temperatura de entrada pode ser aumentada diariamente no máximo 5 °C até atingir a temperatura de utilização.

10.Os materiais de revestimento resistentes a fissuras (p. ex. parquê, alcatifa ou pavimentos sintéticos) são aplicados diretamente sobre a betonilha BEKOTEC, sem a lâmina de desacoplamento. A altura da betonilha deve ser ajustada à espessura do material em questão. Para além das diretivas de instalação em vigor, deve ser observada a humidade residual permitida da betonilha que corresponde ao revestimento escolhido.

Notas

Schlüter®-BEKOTEC-EN, -ENR, -BRS e -BTS não apodrecem e não necessitam de manutenção ou de cuidados especiais. A placa com nódulos em poliestireno expandido deve ser protegida antes e durante a colocação da betonilha devidamente contra danos causados por solicitações mecânicas, por exemplo através da colocação de tábuas.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial