Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-KERDI-COLL-L (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen
Cola vedante para ligações e juntas de topo.

Aplicação e função

Schlüter®-KERDI-COLL-L é uma cola vedante com dois componentes à base de uma dispersão de acrilato sem solventes e de um pó reactivo com cimento.

É adequada para colar e impermeabilizar as sobreposições de membranas Schlüter®-KERDI.

Adicionalmente, isto permite efetuar uma colagem impermeável de juntas e ligações das membranas de impermeabilização Schlüter®-KERDIKEBA sobre Schlüter®-KERDI, Schlüter®-DITRA 25, Schlüter®-DITRA-HEAT e Schlüter®-KERDI-BOARD, bem como sobre os perfis de bordo perimetral Schlüter®-BARA. Deste modo, em conjunto com os materiais Schlüter®-KERDI, Schlüter®-DITRA 25, Schlüter®-DITRA-HEAT ou Schlüter®-KERDI-BOARD e as membranas correspondentes Schlüter®-KERDI-KEBA é possível obter impermeabilizações conjuntas certificadas.

Schlüter®-KERDI-COLL-L é um componente do sistema de uma homologação exigida na Alemanha. Os produtos Schlüter acima mencionados certificados em conjunto com KERDI-COLL-L dispõem de uma licença de construção alemã (abP; allgemeines bauaufsichtliches Prüfzeugnis) e estão identificados com a marcação Ü.

As classes de impermeabilização de humidade conforme a abP devem ser consultadas nas respetivas folhas de dados. De acordo com a ETAG 022 (impermeabilização em conjunto), Schlüter®-KERDI-COLL-L é um componente de sistema com uma homologação europeia (ETA = European Technical Assessment). Os produtos Schlüter acima mencionados certificados em conjunto com KERDI-COLL-L estão identificados com a marcação CE de conformidade.

Material

Schlüter®-KERDI-COLL-L é constituído por uma dispersão de acrilato sem solventes (Schlüter®-KERDI-COLL-A) com uma densidade aparente de 1,0 kg/l e um pó reativo com cimento (Schlüter®-KERDI-COLL-RL) com uma densidade aparente de 1,2 kg/l, que são misturados para a aplicação.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Schlüter®-KERDI-COLL-L pode ser aplicada em conjunto com Schlüter®-KERDI, Schlüter®-DITRA 25, Schlüter®-DITRA-HEAT ou Schlüter®-KERDI-BOARD e as respetivas fitas de vedação Schlüter®-KERDI-KEBA na área da parede e do solo, tanto no interior como no exterior (exceto Schlüter®-KERDI-BOARD).

Em casos particulares especiais, a aplicabilidade dos materiais depende das agressões mecânicas, químicas ou outras agressões esperadas.

As embalagens estão estipuladas para obter uma consistência que pode ser aplicada com uma espátula com 1,75 kg (embalagem grande) ou 0,75 kg (embalagem pequena) de dispersão de acrilato Schlüter®-KERDI-COLL-A e com 2,5 kg (embalagem grande) ou 1,1 kg (embalagem pequena) de pó reactivo Schlüter®-KERDICOLL-RL. Isto corresponde a uma relação de mistura de 1:1,4.

Para obter uma consistência menos espessa é possível variar a relação de mistura até no máximo 1:1. Neste caso deve-se reduzir a dosagem do pó reativo (Schlüter®-KERDI-COLL-RL).

Instalação

A instalação ocorre sobre as membranas/lâminas Schlüter®-KERDI, Schlüter®-DITRA 25 ou Schlüter®-DITRA-HEAT, sobre Schlüter®-KERDI-BOARD, bem como sobre os perfis Schlüter®-BARA. Outras superfícies devem ser verificadas quanto à sua aptidão. Dependendo da utilização, a aplicação com uma consistência que pode ser aplicada com uma espátula, pode ser efectuada com o lado plano de uma talocha, passando de seguida com uma talocha dentada de 3 x 3, 3 x 4 ou 4 x 4. No caso de uma consistência menos espessa, será possível utilizar um pincel ou um rolo. Os materiais utilizados devem ser unidos o mais depressa possível (antes de formar uma camada), em toda a superfície e de forma estanque.

É recomendado utilizar ao colar Schlüter®-KERDI-KEBA o lado plano de uma talocha dentada ou um rolo compressor para aplicar a fita de vedação, passando diagonalmente sobre a mesma. Devem ser evitadas bolhas de ar.

Devem ser respeitadas as indicações de aplicação e utilização constantes das folhas de dados do produto 8.1 Schlüter®-KERDI, 6.1 Schlüter®-DITRA 25, 6.4 Schlüter®-DITRA-HEAT e 12.1 Schlüter®-KERDI-BOARD. As temperaturas mais elevadas encurtam os tempos de secagem e de instalação.

Estes tempos são mais prolongados com temperaturas mais baixas.

A temperatura de aplicação tem de ser > 5 °C até à secagem final. As embalagens abertas devem ser utilizadas num curto período de tempo. Deve-se proteger a selagem perante água da chuva até o endurecimento final.

Nota de segurança

Schlüter®-KERDI-COLL-L contêm cimento que produz uma reação fortemente alcalina na presença de humidade. Durante a aplicação devem ser utilizadas luvas de proteção e óculos de proteção para evitar o contacto com a pele e os olhos. Para este efeito devem ser utilizadas luvas e óculos de proteção adequados.

Se houver contacto acidental com os olhos, deve lavá-los imediatamente com água abundante e consultar um médico.

Schlüter®-KERDI-COLL-L deve ser mantido fora do alcance das crianças.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial