Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-KERDI (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Lâmina de impermeabilização. Para impermeabilizações em combinação.

Aplicação e função

Schlüter®-KERDI é uma lâmina de impermeabilização de polietileno flexível revestida em ambos os lados com um velo especial para garantir uma boa aderência da cola ao suporte e ao revestimento.

Schlüter®-KERDI possui uma retícula de corte de um lado para facilitar o corte. Adicionalmente à indicação da quantidade restante, é representada a largura de sobreposição mínima de 5 cm para a instalação das membranas entre si.

Schlüter®-KERDI foi desenvolvido como impermeabilização conjunta com revestimentos de cerâmica e pedra natural e dispõe de uma licença de construção alemã (abP; allgemeines bauaufsichtliches Prüfzeugnis) e está identificado com a marcação Ü. Classe de impermeabilização de humidade conforme abP: 0 - B0, bem como A, B e C.

De acordo com a ETAG 022 (impermeabilização em conjunto), Schlüter®-KERDI dispõe de uma homologação europeia (ETA = European Technical Assessment) e está identificado com a marcação CE de conformidade. Classe de impermeabilização de humidade conforme ETAG 022: A, B e C.

A cerâmica é aplicada segundo o método de camada fina diretamente sobre o Schlüter®-KERDI. Também podem ser aplicados outros materiais de pavimentação ou camadas de reboco adequadas que possam ser aplicadas com espátula.

Schlüter®-KERDI-DS é uma membrana de isolamento e uma barreira contra o vapor que forma um conjunto com um revestimento cerâmico. Pode ser utilizada p.ex. em piscinas e espaços de lazer, bem como em espaços industriais com elevada humidade do ar.

As barreiras contra o vapor também podem ser úteis quando existirem bases sensíveis à humidade, como madeira, pladur e reboco de gesso.

Para além da Schlüter®-KERDI também podem ser fornecidos cantos interiores ou exteriores, bem como guarnições para tubos. Para a impermeabilização de juntas ou junções angulares, a lâmina Schlüter®-KERDI-KEBA pode ser fornecida com larguras de 8,5/12,5/15/18,5/25 cm.

Schlüter®-KERDI-FLEX nas larguras de 12,5 cm ou de 25 cm serve para a impermeabilização de juntas de dilatação ou de juntas de bordo flexíveis.

Material

Schlüter®-KERDI 200 é uma membrana de polietileno que serve como impermeabilização conjunta com um valor de prevenção de vapor de água de sd =5,15 m.

Schlüter®-KERDI-DS é uma lâmina de polietileno, que funciona como impermeabilização conjunta e barreira contra o vapor, com um valor sd superior a 100 m, o qual é considerado segundo a física da estrutura como uma barreira contra o vapor. A membrana de isolamento tem uma espessura de 0,5 mm e está equipada com aditivos que funcionam como barreira contra o vapor. O material é fisiologicamente inofensivo. A eliminação de resíduos dos dois tipos de material não dá origem a lixo especial. A longo prazo, o polietileno não é resistente aos raios UV.

Por este motivo, deve ser evitada uma exposição intensiva e prolongada aos raios solares durante o armazenamento.

Nota

Uma vez que a utilização de Schlüter®-KERDI não cumpre, enquanto impermeabilização conjunta em áreas exteriores sujeitas a solicitações térmicas, qualquer tipo de função de desacoplamento entre a betonilha e o revestimento cerâmico, recomendamos que nesta área se utilize Schlüter®-KERDI em conjunto com Schlüter ®-DITRA-DRAIN (consultar a folha de dados do produto 6.2) ou Schlüter®-DITRA (consultar a folha de dados do produto 6.1) em que é combinada a função de impermeabilização conjunta e de desacoplamento.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Schlüter®-KERDI é impermeável e resistente às reações químicas que se costumam verificar normalmente nos pavimentos de cerâmicos. Schlüter®-KERDI é resistente ao envelhecimento, não apodrece e apresenta uma elevada capacidade de dilatação térmica.

Para além disso, tem uma elevada resistência a soluções aquosas, sais, ácidos e bases, muitos dissolventes orgânicos, álcoois e óleos. A resistência relativamente a determinadas exigências deve ser verificada em casos particulares através da indicação da concentração, temperatura e duração de exposição esperadas.

Os suportes onde se pretende colocar Schlüter®-KERDI devem ser planos e é necessário verificar a estabilidade e a humidade dos mesmos. Os elementos da superfície que impedem a aderência têm de ser retirados.

As áreas de aplicação para Schlüter®-KERDI são superfícies no pavimento e na parede que têm de ser protegidas contra a infiltração de humidade e de outras substâncias prejudiciais. Essas superfícies podem ser, por exemplo, áreas húmidas como casas de banho, chuveiros, rebordos de piscinas, ou também áreas industriais, como na indústria alimentar, em fábricas de cerveja ou em leitarias.

Nas áreas em que o trabalho deve ser efetuado segundo a conformidade CE ou a licença de construção alemã (abP; allgemeines bauaufsichtliches Prüfzeugnis), apenas devem ser utilizados cimentos cola verificados para esse sistema. O cimento cola e as respectivas licenças de construção podem ser consultadas através do endereço indicado nesta folha de dados.

Para piscinas ou instalações similares é necessário observar requisitos especiais. Por este motivo, solicitamos que nos contacte a respeito destas instalações.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial