Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-TROBA-LINE-TL (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Calha de drenagem. De baixa altura para varandas e terraços.

Aplicação e função

Nas impermeabilização de varandas e terraços falta frequentemente uma altura de ligação suficiente para peças de montagem, elementos de portas ou ligações às paredes.

Segundo a norma DIN 18531-5, 8.6, as elevações das impermeabilizações têm de ficar 15 cm acima da aresta superior do revestimento.

Segundo esta norma DIN, as soleiras junto a ligações de portas devem ter uma altura de 15 cm. No entanto, segunda as diretivas de coberturas planas é possível divergir desta norma, se a drenagem for assegurada através de medidas apropriadas. A montagem de Schlüter-TROBA-LINE assegura a drenagem em alturas de ligação baixas.

Para além disto, também é possível efetuar construções especiais para transições contínuas.

Schlüter-TROBA-LINE-TL é composta por uma parte inferior em forma de U e por uma parte superior perfurada também em forma de U e é montada por cima da drenagem de superfície Schlüter-TROBA ou Schlüter-TROBA-PLUS.

Schlüter-TROBA-LINE-TLR é uma variante com grelha na sua parte superior que se encaixa na zona inferior em aço inoxidável (-TLR-E).

A água passa pelas aberturas da calha de drenagem até chegar à área de impermeabilização e é evacuada aí através da drenagem de superfície, entre a impermeabilização e o pavimento, até chegar ao ponto de drenagem. Desta forma a água não se pode acumular nas zonas das portas ou em qualquer outro sítio onde não se verifique uma altura de ligação suficiente.

Schlüter-TROBA-LINE-TLG e -TLGR são uma variante, cuja parte inferior está fechada, e é utilizada para drenar a água acumulada até um ponto de escoamento situado lateralmente.

Material

Schlüter-TROBA-LINE-TL /-TLG são fabricadas em aço inoxidável (1.4301 = AISI 304) perfurado em ambas as secções.

TROBA-LINE-TLR /-TLGR é utilizado para zonas com menor agressividade química, sendo a zona superior em aço galvanizado. No TROBA-LINE-TLR-E/-TLGR-E, a grelha superior é igualmente de aço inoxidável V2A.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

A utilização e a compatibilidade dos elementos de drenagem previstos e a largura aconselhável (75 mm, 110 mm, 160 mm) devem ser escolhidos de acordo com o projeto e com a quantidade de água esperada. Também é necessário ter em consideração as solicitações mecânicas ou outras solicitações.

O aço inoxidável é especialmente indicado para aplicações, em que além de uma elevada resistência mecânica, é requerida uma elevada resistência quanto ao stress químico, como detergentes ácidos ou alcalinos.

O aço inoxidável não resiste a todos os ataques químicos, como ácido clorídrico ou hidrofluórico, ou certas concentrações de cloro de salmoura, sendo aplicável à salmoura em piscinas de água salgada.

Deverão por isso, ser consideradas as aplicações futuras.

Instalação

1. A superfície da varanda ou do terraço deve estar equipada com uma impermeabilização que funcione, que esteja instalada na inclinação.

2. TROBA-LINE é colocada sobre pontos de argamassa ou montada nas áreas de portas ou de ligações a paredes utilizando a regulação em altura TROBA-LINE-TL/H, de forma a prevenir a acumulação de água. Na montagem de TROBA-LINE é necessário observar que o número de pontos de argamassa ou de regulações em altura, sobre as quais irá assentar TROBA-LINE, seja adequado à solicitação esperada. Uma parte suficiente do canal não deverá ser preenchida com argamassa, de modo a assegurar a passagem da água.

3. Normalmente deve-se aplicar primeiro TROBA ou TROBA-PLUS como drenagem de superfície e camada de proteção sobre a impermeabilização. Independentemente do sistema construtivo de pavimentos, dever-se-á adequar o sistema de drenagem, de forma a que a água acumulada na TROBA-LINE seja escoada com segurança para o ponto de escoamento.

4. Se for necessário juntar vários elementos de canais, estes poderão ser unidos por meio das peças em U fornecidas (fig. 1). Estas peças em U também podem ser utilizadas como cobertura final.

5. A betonilha ou o pavimento escolhido é de seguida aplicado contra TROBA-LINE.

Reforço: consoante a solicitação esperada pode ser necessário montar o reforço Schlüter-TROBA-LINE-TL/V nas calhas de drenagem TROBA-LINE-TL e TLG com uma largura de 110 mm e 160 mm.

Notas

Schlüter-TROBA-LINE não necessita de cuidados ou manutenção especial. Se necessário, a calha de drenagem deve ser limpa e devem ser removidas as impurezas que causem entupimentos retirando a cobertura superior. Se necessário, recomendamos o produto de limpeza e polimento de aço inoxidável Schlüter-CLEAN-CP.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial