Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-DITRA 25 (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Lâmina de colocação. Desacoplamento, impermeabilização, compensação da pressão de vapor.

Aplicação e função

Schlüter®-DITRA 25 é uma lâmina de polietileno com cavidades quadradas cortadas em forma de cauda de andorinha que tem um geotêxtil no verso.

Em conjunto com pavimentos cerâmicos, Schlüter®-DITRA 25 é utilizada como impermeabilização, como camada de compensação da pressão de vapor em caso de humidade no suporte e como camada de desacoplamento em pavimentos problemáticos.

O pavimento tem de ser plano e ter capacidade de suporte. Para a colagem de Schlüter®-DITRA 25 é aplicado um cimento cola adequado para o pavimento com uma espátula dentada (recomendação 3 x 3 mm ou 4 x 4 mm). Schlüter®-DITRA 25 é colado inteiramente nesse cimento cola com o geotêxtil do verso, de modo a que este fique ancorado mecanicamente na substância adesiva. É necessário observar o tempo aberto da substância adesiva.

O pavimento cerâmico é colocado directamente sobre o Schlüter®-DITRA 25 de acordo com as regras aplicáveis e segundo o método de camada fina, de modo a que o cimento cola fique ancorado nas cavidades quadradas da lâmina Schlüter®-DITRA 25.

Resumo das funções:

a) Desacoplamento

Schlüter®-DITRA 25 desacopla o pavimento do suporte e, desse modo, neutraliza tensões entre o suporte e o pavimento cerâmico resultantes de diferentes deformações dos materiais. As fendas de tensão do suporte também são absorvidas e não são transmitidas para o pavimento de cerâmico.

b) Impermeabilização

Schlüter®-DITRA 25 é uma lâmina de polietileno impermeável com uma densidade de difusão de vapor de água relativamente elevada. No caso de uma instalação correta nas juntas, bem como nas ligações à parede e nas ligações a componentes fixos, Schlüter®-DITRA 25 permite obter uma impermeabilização conjunta com o revestimento de cerâmica. Em conformidade com uma homologação exigida na Alemanha, Schlüter®-DITRA 25 dispõe de uma licença de construção alemã (abP; allgemeines bauaufsichtliches Prüfzeugnis) e está identificado com a marcação Ü. Classe de impermeabilização de humidade conforme abP: 0 - B0, bem como A e C.

De acordo com a ETAG 022 (impermeabilização em conjunto), Schlüter®-DITRA 25 dispõe de uma homologação europeia (ETA = European Technical Assessment) e está identificado com a marcação CE de conformidade. Classe de impermeabilização de humidade conforme ETAG 022: A e C. Nas áreas em que o trabalho deve ser efectuado segundo a conformidade CE ou a licença de construção alemã (abP; allgemeines bauaufsichtliches Prüfzeugnis), apenas devem ser utilizados cimentos cola verificados para esse sistema. O cimento cola e as respetivas licenças de construção podem ser consultadas através do endereço indicado nesta folha de dados. Desta forma, Schlüter®-DITRA 25 protege a base contra danificação por humidade e substâncias agressivas.

c) Compensação da pressão de vapor

Devido aos canais de ar abertos que se encontram na parte inferior da lâmina, Schlüter®-DITRA 25 permite uma compensação da pressão do vapor em caso de humidade na base.

d) Distribuição de carga

(impacto de carga)

Através da base das cavidades quadradas preenchidas com cimento cola, Schlüter®-DITRA 25 transfere os impactos da carga sobre o pavimento cerâmico diretamente para o suporte. Deste modo, os pavimentos cerâmicos colocados sobre Schlüter®-DITRA 25 têm uma capacidade de carga elevada. Em caso de muito trânsito (p.ex. em zonas industriais) a cerâmica a utilizar deve ter a resistência e a estabilidade suficientes. Observar as recomendações e as resistências da cerâmica segundo o boletim informativo ZDB válido na Alemanha.

– Pavimentos cerâmicos com elevada capacidade de carga.

Em áreas com carga elevada, a cerâmica tem de ser completamente aplicada. A superfície de contacto da lâmina Schlüter®-DITRA 25 tem aproximadamente 50% da área total. Isto pode reduzir a resistência de pressão em zonas de elevadas cargas pontuais. Em pavimentos de cerâmica devem ser evitadas cargas provocadas por pancadas com objetos. Os formatos da cerâmica devem ter pelo menos 5 x 5 cm.

e) Aderência

Schlüter®-DITRA 25 fornece uma boa aderência entre o pavimento cerâmico e o suporte através da ancoragem do velo com a argamassa fina no solo e através da ancoragem mecânica da argamassa fina nas cavidades da parte inferior (valores de laboratório de aproximadamente 0,20 N/mm2). Deste modo, Schlüter®-DITRA 25 pode ser utilizado para piso e parede. Em revestimentos de parede é possível utilizar adicionalmente buchas de ancoragem, caso seja necessário.

Material

Schlüter®-DITRA 25 é uma lâmina de polietileno com cavidades quadradas cortadas em forma de cauda de andorinha. A parte de trás está coberta por um geotêxtil. A espessura da estrutura tem aproximadamente 3 mm. A longo prazo, o polietileno não é resistente aos raios UV. Por este motivo, deve ser evitada uma exposição intensiva prolongada aos raios solares durante o armazenamento.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Schlüter®-DITRA 25 não apodrece, tem elasticidade e cobre fendas. Para além disso, tem uma elevada resistência relativamente a soluções aquosas, sais, ácidos e bases, muitos dissolventes orgânicos, álcoois e óleos.

A resistência relativamente a determinadas exigências específicas deve ser verificada através da indicação da concentração, temperatura e duração de exposição esperadas.

A densidade de difusão de vapor de água é relativamente elevada. O material é fisiologicamente inofensivo. Schlüter®-DITRA 25 é utilizado em várias áreas de aplicação diferentes. A possibilidade de utilização em caso de determinadas condições químicas ou mecânicas deve ser verificada para cada caso individual. As notas que se seguem apenas fornecem informações gerais. Os pavimentos colocados sobre Schlüter®-DITRA 25 podem produzir um som oco quando se anda sobre os mesmos com solas duras ou quando se bate nos mesmos com um objeto duro.

Nota

O cimento cola utilizado em conjunto com Schlüter®-DITRA 25 e o material de pavimentação têm de ser apropriados para a respetiva área de aplicação e cumprir os requisitos necessários. Em zonas exteriores, esses materiais têm de ser resistentes à água, ao gelo e às diversas condições atmosféricas.

Se forem colocados materiais de pavimentação sensíveis à humidade (p.ex. pedra natural ou placas de resina sintética) e em caso de ocorrência de humidade na parte inferior (p.ex. betonilhas novas (com pouco tempo de cura), Schlüter®-DITRA 25 deve ser utilizado como impermeabilização.

Durante a aplicação de Schlüter®-DITRA 25, p.ex. em zonas exteriores, podem ser necessárias medidas de precaução especiais como a protecção contra raios solares diretos.

A utilização de cimentos cola de presa rápida pode ser vantajosa em determinadas aplicações. Schlüter®-DITRA 25 deve ser protegida com tábuas caso sejam necessários caminhos p.ex. para o transporte de material.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial